A crise de rinite alérgica é causada pelo contato com agentes alérgenos como ácaros, fungos, pelos de animais e cheiros fortes, por exemplo. O contato com estes agentes, gera um processo inflamatório na mucosa do nariz, causando os sintomas clássicos da rinite alérgica.
Por se tratar de um distúrbio hereditário em que a pessoa já nasce mais sensível aos agentes alérgenos, a rinite alérgica não tem cura, mas pode ser evitada. Entenda melhor o que é a rinite alérgica e como é feito o tratamento.

As causas da rinite alérgica podem variar de acordo com o local onde a pessoa vive, estação do ano e até mesmo produtos utilizados para perfumar a casa. Entretanto, determinados tipos de alérgenos são responsáveis por aumentar a irritação da mucosa nasal, dentre os mais comuns pode-se destacar:
1. Ácaros
O ácaro é o principal causador da rinite alérgica e embora exista durante todo o ano, no inverno, quando está mais úmido e os ambientes passam muito tempo fechados, acabam se multiplicando mais e isso pode piorar a irritação da mucosa do nariz.
2. Poeira
Existe poeira em todos os lugares e, na maioria dos casos, não causa nenhum problema á saúde. No entanto quando está em grande quantidade pode desencadear a rinite alérgica, além de coceira nos olhos e na pele, em pessoas mais sensíveis.
3. Pólen das plantas
O pólen é outro fator alérgeno que irrita a mucosa nasal de pessoas mais sensíveis, causando os sintomas da rinite alérgica, e que tende a ser mais forte no início da manhã ou em dias com muito vento.
4. Fungos
Os fungos são microrganismos que se desenvolvem normalmente nos cantos das paredes e no teto, quando os ambientes estão muito úmidos, principalmente no outono, e que também podem ser responsáveis pelos sintomas da rinite alérgica.
5. Pelos e penas de animais domésticos
Os pelos e pequenas penas de animais domésticos, por serem muito finos e conter micro pedaços de pele dos animais e poeira, podem irritar a mucosa do nariz, dando início a uma crise de rinite alérgica.
6. Produtos químicos
Produtos químicos como, perfumes doces ou amadeirados, desinfetantes de limpeza e até cloro de piscina, são altamente alérgenos para todas as pessoas, mas no caso de histórico de rinite alérgica, o simples fato de um cheiro ser mais forte pode desencadear a crise.
Como evitar a rinite alérgica
Para que as crises de rinite alérgica sejam evitadas é necessário atenção a pequenos detalhes, além da mudança de hábitos simples, como:
- Remover poeira de móveis ou chão apenas com pano úmido, evitando usar espanador ou vassoura;
- Evitar cortinas, carpetes, tapetes, almofadas e outras decorações que acumulem poeira;
- Manter o ambiente arejado para diminuir a proliferação de ácaros e fungos;
- Usar máscaras durante a limpeza de armários, estantes e guarda roupas;
- Usar produtos com perfume neutro, para limpeza e higiene pessoal com perfume neutro;
- Trocar as roupas de cama uma vez por semana, e deixar o colchão no arejar no sol;
- Evitar estar ao ar livre em dias com muito vento, principalmente na primavera e outono.
Para as pessoas que convivem com animais de estimação é indicado manter o pelo do animal sempre aparado e limpo, e aos que possuem animais com penas, é também recomendado limpar a gaiola duas vezes por semana.