Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer o exame para detectar alergia

O teste de alergia é um tipo de exame de diagnóstico que serve para saber se a pessoa tem ou não algum tipo de alergia como a alergia de pele, alergia a desodorante, alimentar, medicamentosa ou até respiratória.

Geralmente, o teste de alergia é feito no consultório do alergologista ou dermatologista, e é recomendado quando a pessoa apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele. Esses testes também podem ser feitos através de exames de sangue, que determinam quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior risco de provocar alergia.

O teste de alergia costuma ser feito em consultório médico, como Dermatologista ou Alergologista, e pode variar entre 200 e 300 reais, dependendo do tipo de alergia que se está tentando diagnosticar.

Como fazer o exame para detectar alergia

Como é feito

Para fazer o teste de alergia, deve-se consultar um alergologista ou dermatologista que, dependendo do tipo de alergia, irá recomendar um dos seguintes testes de alergia na pele:

  • Teste de alergia no antebraço: deixa-se pingar, no antebraço do paciente, algumas gotas da substância que se pensa causar alergia, ou faz-se algumas picadas, com uma agulha com a substância, e aguarda-se 20 minutos para verificar se o paciente faz reação;
  • Teste de alergia nas costas: também conhecida por teste de alergia de contato, consiste em colar uma fita adesiva nas costas do paciente com uma pequena quantidade da substância que se julga causar alergia ao paciente, depois deve-se esperar até 48 horas e observar se surge alguma reação na pele.

Os testes de alergia cutâneos podem ser feitos para detectar uma alergia em qualquer pessoa, incluindo em bebês, e a reação positiva consiste na formação de uma bolha vermelha, como uma picada de mosquito, que leva ao inchaço e coceira no local.

Como fazer o exame para detectar alergia
Como fazer o exame para detectar alergia

Além destes testes, o paciente pode fazer um exame de sangue para avaliar se existem substâncias no sangue que indicam se o indivíduo tem algum tipo de alergia.

No caso de alergia alimentar, como alergia ao leite, glúten ou ao camarão, por exemplo, o médico pode recomendar ainda a realização de um teste de provocação oral, que consiste em ingerir uma pequena quantidade do alimento que causa alergia e verificar a reação. Entenda quais são os alimentos que mais causam alergia.

Como se preparar para o teste

O preparo para o teste de alergia deve incluir:

  • Eliminar o uso de anti-histamínicos, como Hidroxizina ou Clemastina, por exemplo, duas semanas antes de realizar qualquer teste de alergia, pois pode interferir com os resultados, impedindo a reação à substância a que é alérgico;
  • Evitar a aplicação de cremes na pele, já que pode levar a um resultado errado, quando realiza teste de alergia cutâneo.

Além destas orientações, o paciente deve cumprir todas as indicações especificas que o médico indicou, para que o teste de alergias informe corretamente a causa da alergia.

Veja como pode ser feito o tratamento que pode curar definitivamente algumas alergias. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...