Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Soro caseiro com bicarbonato para sinusite

Uma boa forma natural de tratar a sinusite é com uma solução salina com bicarbonato de sódio, pois ajuda a deixar as secreções mais líquidas, favorecendo a sua eliminação e combatendo a obstrução nasal comum na sinusite. Além disso, outra opção para desentupir o nariz e aliviar os sintomas da sinusite é descansar, comer alimentos mornos e beber suco de abacaxi, que possui propriedades anti-inflamatórias.

A sinusite é a inflamação dos seios nasais, o que leva à sensação de peso na cabeça, nariz entupido e dor de cabeça, podendo ser causada por alergia ou infecção por vírus ou bactérias, por exemplo. Saiba mais sobre a sinusite.

Soro caseiro com bicarbonato para sinusite

Como funciona

Para combater os sintomas da sinusite, é importante adotar medidas que ajudem a fluidificar as secreções e promover a sua eliminação e, por isso, o uso de soluções salinas pode ser eficaz. O remédio caseiro com bicarbonato pode ser feito facilmente em casa e ajuda a eliminar as secreções acumuladas, promove a hidratação da mucosa nasal e ajuda a combater o microrganismo responsável pela sinusite, sendo eficaz para aliviar os sintomas.

Além do bicarbonato, pode ser acrescentado ao remédio caseiro, o sal, o que deixa a solução mais hipertônica e pode aumentar a frequência dos batimentos dos cílios presentes na mucosa nasal, o que leva à eliminação mais fácil e rápida da secreção, promovendo a desobstrução nasal.

Solução salina para desentupir o nariz

A solução salina para sinusite é uma receita caseira para lavar e desentupir o nariz durante a sinusite, ajudando a aliviar os sintomas e o desconforto da congestão nasal e facial.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de sal marinho;
  • 250 ml de água fervida.

Modo de preparo

Para preparar o soro, basta adicionar o bicarbonato de sódio e o sal marinho em 250 ml de água fervida. Introduzir nas narinas a solução preparada de preferência ligeiramente amornada com a ajuda de um conta-gotas, uma seringa ou uma caneca para lavar narinas, 2 a 3 vezes por dia ou quando julgar necessário.

Se for necessário guardar a solução para desentupir o nariz, colocar a solução salina num recipiente de vidro fechado e guardar em ambiente seco à temperatura ambiente e nunca por um período superior a 5 dias. 

Após a lavagem nasal com bicarbonato e sal, algumas pessoas podem sentir desconforto e sensação de irritação no nariz e, por isso, nesses casos é recomendado que as próximas lavagens sejam feitas apenas com bicarbonato e água para evitar o desconforto.

Conheça outras receitas caseiras para desentupir o nariz e aliviar os sintomas de sinusite no vídeo a seguir: 

Bibliografia >

  • Sociredade Brasileira de Otorrinolaringologia. Diretrizes Brasileiras de Rinossinusites. Rev. Bras. Otorrinolaringol. Vol 74. 2 ed; 2008
  • PRINCIPI, Nicola; ESPOSITO, Susanna. Nasal Irrigation: An Imprecisely Defined Medical Procedure. Int. J. Environ. Res. Public Health. 14 ed; 2017
  • NHS. Nasal Douching - Information for patients. 2014. Disponível em: <https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/110811nasaldouching.pdf>. Acesso em 27 Out 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem