Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia de sinusite: o que é, como é feita e recuperação

Novembro 2020

A cirurgia para sinusite, também chamada de sinusectomia, é indicada nos casos de sinusite crônica, em que os sintomas duram mais de 3 meses, e que é causada por problemas anatômicos, como a alteração do septo nasal, pólipos nasais ou o estreitamento das cavidades orofaciais, por exemplo.

O objetivo da cirurgia é ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, evitando o acúmulo de secreções que acabam infeccionado e inflamando os seios, gerando uma sinusite.

Embora tenha bons resultados, na maioria dos casos, a cirurgia só é feita para permitir que os medicamentos de uso nasal sejam capazes de chegar até os seios nasais e aliviar a inflamação mais rapidamente. Dessa forma, a cirurgia pode não ser capaz de curar a sinusite, mas ajuda o tratamento médico a aliviar mais rápido os sintomas.

Cirurgia de sinusite: o que é, como é feita e recuperação

Quando é indicada

A cirurgia para sinusite é indicada quando a pessoa tem episódios de sinusite frequentes e quando o tratamento com remédios não é suficiente para aliviar os sintomas ou prevenir outros episódios.

Além disso, essa cirurgia é indicada quando a sinusite é consequência de alguma alteração anatômica, como presença de pólipos nasais, desvio de septo e estreitamento das cavidades orofaciais, por exemplo. Dessa forma, ao realizar a cirurgia, é possível drenar as secreções acumuladas e promover a ventilação adequada dos seios nasais.

Assim, o médico pode fazer uma avaliação do estado geral de saúde da pessoa e indicar a realização da sinusectomia, sendo na maioria dos casos indicada a cirurgia por videoendoscopia, já que está associada a um menor risco de complicações e o tempo de recuperação é menor.

Veja como é feito o tratamento da sinusite.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia para sinusite normalmente é feita com anestesia geral para diminuir o risco de complicações e evitar o desconforto da pessoa. O tipo de cirurgia normalmente indicada é a sinusectomia por videoendoscopia, em que não é necessário fazer cortes e, por isso, não há cicatriz relacionada com o procedimento e o tempo de recuperação é menor quando comparada à cirurgia tradicional.

A cirurgia de sinusite por videoendoscopia consiste na introdução pela narina de um instrumento com uma pequena câmera acoplada em sua extremidade, que é capaz de fornecer imagens do interior do nariz para que o médico consiga drenar a secreção acumulada, promover a aeração adequada dos seios da face e remover o tecido ou osso que possa estar causando obstrução.

Como o procedimento não necessita de cortes externos, após a cirurgia é indicado que a pessoa permaneça cerca de 24 horas no hospital para que seja monitorada e o efeito da anestesia passe. Além disso, como é um procedimento mais simples, o tempo de recuperação é de cerca de 2 a 4 semanas, sendo importante seguir todas as recomendações do médico.

Cirurgia com balão

Outro tipo de cirurgia para sinusite é aquela feita com um abalão inflável, chamada de sinuplastia com balão. Nela o médico introduz um fino instrumento que possui um balão inflável na ponta, na narina da pessoa. Quando o instrumento chega no local correto, o balão é inflado, quebrando algumas pequenas partes ósseas que estão apertando os canais, facilitando a retirada de secreções.

Cirurgia de sinusite: o que é, como é feita e recuperação

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia para sinusite é relativamente rápida, no entanto pode ser um pouco dolorosa e, por isso, é importante seguir as orientações do médico. Assim, durante esta fase recomenda-se:

  • Evitar tocar no nariz; 
  • Lavar o rosto apenas com água fria;
  • Tomar todos os medicamentos receitados pelo médico;
  • Fazer uma alimentação pastosa e fria na primeira semana;
  • Evitar comer alimentos quentes ou ingerir bebidas quentes durante 7 dias;
  • Fazer lavagens nasais diariamente ou de acordo com as orientações do médico.

É normal que após a cirurgia para sinusite a pessoa tenha obstrução nasal, inchaço no rosto e sangramentos, no entanto esses sintomas passam ao longo do tempo à medida que a inflamação vai passando. Para promover a recuperação e aliviar o desconforto, o médico pode indicar a aplicação de gelo na região do nariz ou no rosto ou o uso de medicamentos anti-inflamatórios.

Dor de cabeça, pressão nos ouvidos e sensação de peso na face também são comuns nos primeiros 3 a 4 dias e podem ser tratados com analgésicos receitados pelo médico. A partir do 8º dia é possível voltar às suas atividades normais e a atividade física pode ocorrer após o 1º mês, no entanto é importante primeiro consultar o médico para saber se há algum risco.

Possíveis riscos

As complicações da cirurgia para sinusite são raras, especialmente quando a cirurgia é feita em uma clínica certificada. No entanto, como os seios nasais estão muito próximos dos olhos e da base do cérebro, em alguns casos, podem surgir sangramentos, lesões nos olhos e visão ou infecção dos olhos e cérebro.

Bibliografia >

  • ABDO, Tatiana Regina T. Impacto da sinusectomia funcional na qualidade de vida de pacientes com imunodeficiência comum variável e rinossinusite crônica. Tese de Doutorado, 2011. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SETOR DE OTORRINOLARINGOLOGIA. Cirurgia endoscópica dos seios paranasais. Disponível em: <http://www.otorrinousp.org.br/imageBank/seminarios/seminario_76.pdf>. Acesso em 04 Nov 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem