Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feita a cirurgia para sinusite

A cirurgia para sinusite é chamada de sinusectomia e é muitas vezes o melhor tratamento para a sinusite crônica, que dura mais de 3 meses, e é causada por problemas anatômicos, como a alteração do septo nasal, pólipos nasais ou o estreitamento das cavidades orofaciais, por exemplo.

O objetivo da cirurgia é ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, evitando o acúmulo de secreções que acabam infeccionado e inflamando os seios, gerando uma sinusite.

Embora tenha bons resultados, na maioria dos casos, a cirurgia só é feita para permitir que os medicamentos de uso nasal sejam capazes de chegar até os seios nasais e aliviar a inflamação mais rapidamente. Dessa forma, a cirurgia pode não ser capaz de curar a sinusite, mas ajuda o tratamento médico a aliviar mais rápido os sintomas.

Como é feita a cirurgia para sinusite

Preço da cirurgia

O preço da cirurgia ara sinusite pode variar entre os 300 e os 2000 reais, aproximadamente, variando de acordo com o problema a tratar no nariz, o tipo de anestesia e a clínica selecionada, por exemplo. Em alguns casos, este tipo de cirurgia pode ser feita gratuitamente pelo SUS, especialmente em pessoas com complicações graves ou desconforto intenso devido à sinusite.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia para sinusite normalmente é feita com anestesia geral e, durante o procedimento, o cirurgião não precisa fazer qualquer corte na parte externa do nariz, pois são utilizados instrumentos especiais, com uma câmera na ponta, que entram pelas narinas e permitem que o médico observe o interior do nariz e remova o tecido ou osso que os está obstruindo os canais dos seios nasais.

Dessa forma, não existem cicatrizes associadas a este tipo de cirurgia e a recuperação é mais rápida que uma cirurgia tradicional, acontecendo entre 2 a 4 semanas.

Cirurgia com balão

Outro tipo de cirurgia para sinusite é aquela feita com um abalão inflável, chamada de sinuplastia com balão. Nela o médico introduz um fino instrumento que possui um balão inflável na ponta, na narina do indivíduo. Quando o instrumento chega no local correto, o balão é inflado, quebrando algumas pequenas partes ósseas que estão apertando os canais, facilitando a retirada de secreções.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia para sinusite é relativamente rápida mas um pouco dolorosa. Durante esta fase recomenda-se:

  • Evitar tocar no nariz; 
  • Lavar o rosto apenas com água fria;
  • Tomar todos os medicamentos receitados pelo médico;
  • Fazer uma alimentação pastosa e fria na primeira semana;
  • Evitar comer alimentos quentes ou ingerir bebidas quentes durante 7 dias;
  • Fazer lavagens nasais diariamente ou de acordo com as orientações do médico.

Pode haver pequenos sangramentos e é normal que o rosto fique um pouco inchado. Nestes casos, pode aplicar um pouco de gelo na região do nariz ou no rosto, para aliviar o desconforto.

Dor de cabeça, pressão nos ouvidos e sensação de peso na face também são comuns nos primeiros 3 a 4 dias e podem ser tratados com a toma dos analgésicos receitados pelo médico. A partir do 8º dia é possível voltar às suas atividades normais e a atividade física pode ocorrer após o 1º mês.

Possíveis riscos

As complicações da cirurgia para sinusite são raras, especialmente quando a cirurgia é feita em uma clínica certificada. No entanto, como os seios nasais estão muito próximos dos olhos e da base do cérebro, em alguns casos, podem surgir sangramentos, lesões nos olhos e visão ou infecção dos olhos e cérebro.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...