Sinusite aguda: o que é, sintomas, tratamento e diferenças da crônica

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
agosto 2022

A sinusite aguda é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face e que ficam ao redor do nariz. Na maioria das vezes, a sinusite aguda acontece por uma infecção viral ou reação alérgica, sendo poucos os casos e que há infecção por bactérias.

Os sintomas de sinusite aguda incluem tosse, dor no rosto e secreção nasal, não sendo possível distinguir a causa sem realizar exames mais específicos. Saiba como identificar os sintomas e diferenciar os tipos de sinusite.

Para ser considerada aguda, a sinusite deve durar no máximo 4 semanas, e seus sintomas devem melhorar naturalmente ou com o tratamento prescrito pelo clínico geral ou otorrino. Quando não é tratada, ou quando acontece por micro-organismos resistentes, a sinusite pode evoluir para uma sinusite subaguda, que dura até 3 meses, ou sinusite crônica, que dura mais de 3 meses.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns de sinusite aguda são:

  • Dor nasal ou facial, geralmente na região do seio da face inflamado, que é pior durante a manhã;
  • Dor de cabeça, que piora ao deitar ou abaixar a cabeça;
  • Obstrução e secreção nasal, geralmente amarelada ou esverdeada;
  • Tosse que piora ao deitar;
  • Febre de cerca de 38ºC, está presente em metade dos casos;
  • Mau hálito.

Muitas vezes, pode ser difícil diferenciar, somente pelos sintomas, a causa da sinusite aguda, mas, na maioria das vezes, é provocada por um resfriado ou um surto de rinite alérgica, que também podem provocar sintomas como dor de garganta, conjuntivite e espirros.

Diferença entre sinusite aguda e crônica

As principais diferenças entre a sinusite aguda e a sinusite crônica são:

 Sinusite AgudaSinusite Crônica
DuraçãoAté 4 semanasMais que 3 meses
CausaInfecções por vírus, crise de rinite alérgica ou bactérias como S. pneumoniae, H. influenzae e M catarrhalis.

Normalmente, surge de uma sinusite aguda que não foi tratada corretamente.

SintomasSão sintomas mais intensos e que surgem rapidamente. Pode haver febre e dor em vários pontos do rosto.Pode haver dor localizada em 1 seio nasal, ou apenas sensação de pressão no rosto, ao invés de dor.

A sinusite pode, ainda, ser recorrente, ou seja, existem quadros de sinusite aguda que se repetem 3 vezes num período de 6 meses ou 4 vezes ao longo de 1 ano, o que, geralmente, acontece em pessoas com a imunidade enfraquecida ou que têm crises recorrentes de rinite alérgica.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de sinusite é clínico, ou seja, feito apenas com a avaliação médica e exame físico. Somente em alguns casos de dúvida, ou em casos de sinusite crônica, para determinar melhor a causa, o médico pode solicitar alguns exames como raio x, tomografia computadorizada da face ou endoscopia nasal.

Como é feito o tratamento

O tratamento da sinusite aguda deve ser orientado por um otorrinolaringologista e, geralmente, é feito com anti-inflamatórios, descongestionantes nasais e medidas gerais como manter-se bem hidratado ao longo do dia, nebulização e lavagem nasal com solução salina.

O uso de antibióticos está recomendado apenas quando há suspeita de infecção bacteriana. Em casos mais graves e crônicos, pode ser necessária a drenagem da secreção acumulada. Saiba mais detalhes sobre como é feito o tratamento da sinusite.

Veja também os remédios caseiros que podem ajudar, no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • 3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

    05:50 | 1212068 visualizações