A sinusite bacteriana corresponde à inflamação dos seios nasais provocada por bactérias, causando sintomas como excesso de secreção nasal e coriza frequente. Geralmente esse tipo de sinusite é precedido por gripes, resfriados ou crises alérgicas, que deixam as mucosas nasais mais sensíveis à entrada e proliferação de bactérias.
O tratamento desse tipo de sinusite, que normalmente é feito com antibióticos, deve ser realizado de acordo com a recomendação médica para evitar complicações. Os sintomas da sinusite bacteriana duram mais de 10 dias e são semelhantes ao da sinusite viral, alérgica ou fúngica. Veja quais são os sintomas de sinusite e como diferenciar os principais tipos.

Principais sintomas
Os sintomas da sinusite bacteriana duram mais de 10 dias, sendo os principais:
- Dor de cabeça;
- Dor nos ossos da face;
- Febre;
- Coriza frequente;
- Espirros;
- Tosse seca;
- Olhos lacrimejantes e avermelhados;
- Coceira nos olhos;
- Dificuldade para respirar;
- Congestionamento nasal;
- Tontura;
- Dor de dente ou do maxilar superior;
- Cansaço;
- Rinite;
- Mau cheiro proveniente do nariz;
- Mau hálito;
A sinusite bacteriana acontece pela proliferação de bactérias nos seios nasais, o que leva à produção de secreções e, consequentemente, inflamação das fossas respiratórias. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de imagem que identifica a inflamação dos seios nasais e exame microbiológico, que é feito com uma amostra de secreção nasal, que tem como objetivo identificar a bactéria responsável pela sinusite. Entenda mais sobre o que é sinusite e como é feito o diagnóstico.
Como é feito o tratamento
O tratamento da sinusite bacteriana é feito com o uso de antibióticos de acordo com o microrganismo identificado no exame microbiológico. Os antibióticos são utilizados para diminuir a inflamação, no entanto, algumas bactérias se mostram resistentes ao medicamento, dificultando o tratamento. Por isso, é importante tomar o antibiótico de acordo com a orientação médica, mesmo se os sintomas diminuírem, pois se o tratamento for interrompido, corre risco da sinusite reaparecer e a bactéria causadora da inflamação se tornar resistente ao antibiótico utilizado. Saiba como tratar os diferentes tipos de sinusite.
O uso de descongestionantes nasais e soro fisiológico podem ser úteis para a lavagem das narinas. Além disso, podem ser realizadas inalações de vapor d’água, já que é capaz de descongestionar e diminuir as secreções formadas na mucosa nasal. Veja como fazer a lavagem nasal para sinusite.
Veja outros remédios caseiros assistindo a esse vídeo: