Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer lavagem nasal para sinusite

A lavagem nasal para sinusite é um excelente remédio caseiro para ajudar no tratamento e alívio dos sintomas de congestionamento facial próprios da sinusite.

Isso acontece porque esta lavagem nasal dilata os canais nasais, ajudando as secreções a saírem com maior facilidade, deixando as vias aéreas livres, diminuindo a dor e o desconforto. Se a lavagem nasal for feita após a nebulização para sinusite os resultados serão ainda melhores.

Como fazer lavagem nasal para sinusite

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de chá de sal marinho;
  • 250 ml de água fervida morna.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até que fique uma solução homogênea e mantenha guardado num recipiente de vidro, bem tampado.

Com auxílio de um cota-gotas, pingue de 2 a 3 gotas desta solução salina em cada narina e vire um pouquinho a cabeça para trás, deixando o líquido penetrar no nariz, chegando até a garganta.

Esta lavagem nasal deve ser feita entre 2 e 3 vezes por dia enquanto durar a crise da doença e, idealmente após uma nebulização. Veja como realizar nebulizações com plantas medicinais vendo o vídeo: 

Lavagem nasal com soro e seringa

A lavagem nasal com seringa ajuda a remover o excesso de secreções no interior dos seios nasais e também permite eliminar possíveis sujeiras que estejam no interior do nariz, agravando os sintomas.

Esta lavagem idealmente deve ser feita como soro fisiológico esterilizado, mas também pode ser feita com uma mistura de 1 copo de água mineral morna com 3 colheres de sopa de sal diluídas. A água da torneira não deve ser usada, pois pode conter bactérias que podem provocar uma infecção.

Ingredientes

  • 100 ml de soro ou água mineral com sal;
  • 1 seringa limpa.

Como fazer

Puxe o soro ou a mistura de água mineral para o interior da seringa. Depois, incline a cabeça ligeiramente para um dos lados e insira a ponta da seringa no interior da narina que está por cima. Por exemplo, se a cabeça estiver inclinada para o lado esquerdo, deve colocar a ponta da seringa no interior da narina direita.

Aperte o êmbolo da seringa até que a água comece a entrar na narina. Ajuste a inclinação da cabeça até que o soro comece a sair pela outra narina. Em alguns casos, o soro pode ir acumulando no interior dos seios nasais antes de sair, o que pode provocar um ligeiro desconforto no rosto.

Após fazer a lavagem, assoe o nariz para remover o excesso de secreções e repita para a outra narina.

Veja receitas de algumas opções caseiras de remédios para a sinusite ou de nebulizações para fazer em casa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...