Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer lavagem nasal para sinusite

A lavagem nasal para sinusite é um excelente remédio caseiro para ajudar no tratamento e alívio dos sintomas de congestionamento facial próprios da sinusite.

Isso acontece porque esta lavagem nasal dilata os canais nasais, ajudando as secreções a saírem com maior facilidade, deixando as vias aéreas livres, diminuindo a dor e o desconforto. Se a lavagem nasal for feita após a nebulização para sinusite os resultados serão ainda melhores.

Como fazer lavagem nasal para sinusite

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de chá de sal marinho;
  • 250 ml de água fervida morna.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até que fique uma solução homogênea e mantenha guardado num recipiente de vidro, bem tampado.

Com auxílio de um conta-gotas, pingue de 2 a 3 gotas desta solução salina em cada narina e vire um pouquinho a cabeça para trás, deixando o líquido penetrar no nariz, chegando até a garganta.

Esta lavagem nasal deve ser feita entre 2 a 3 vezes por dia enquanto durar a crise da doença e, idealmente após uma nebulização. Veja como realizar nebulizações com plantas medicinais vendo o vídeo: 

Remédios Caseiros para Sinusite

381 mil visualizações

Lavagem nasal com soro e seringa

A lavagem nasal com seringa ajuda a remover o excesso de secreções no interior dos seios nasais e também permite eliminar possíveis sujeiras que estejam no interior do nariz, agravando os sintomas.

Esta lavagem pode ser feita várias vezes ao dia e idealmente deve ser com soro fisiológico esterilizado, mas também pode ser feita com uma mistura de 1 copo de água mineral morna com 3 colheres de sopa de sal diluídas. A água da torneira não deve ser usada, pois pode conter bactérias que podem provocar uma infecção.

Ingredientes

  • 100 ml de soro ou água mineral com sal;
  • 1 seringa limpa (3 ml).

Como fazer

Puxe o soro ou a mistura de água mineral para o interior da seringa. Depois, incline a cabeça ligeiramente para um dos lados e insira a ponta da seringa no interior da narina que está por cima. Por exemplo, se a cabeça estiver inclinada para o lado esquerdo, deve colocar a ponta da seringa no interior da narina direita.

Aperte o êmbolo da seringa até que a água comece a entrar na narina. Ajuste a inclinação da cabeça até que o soro comece a sair pela outra narina. Em alguns casos, o soro pode ir acumulando no interior dos seios nasais antes de sair, o que pode provocar um ligeiro desconforto no rosto.

Após fazer a lavagem, assoe o nariz para remover o excesso de secreções e repita para a outra narina.

Veja receitas de algumas opções caseiras de remédios para a sinusite ou de nebulizações para fazer em casa.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem