Opções caseiras para tratar hemorroidas na gravidez

abril 2020

Um excelente remédio caseiro para hemorroidas na gravidez é o banho de assento com cebola, pois a cebola possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor, o inchaço e o desconforto das hemorroidas.

As hemorroidas na gravidez são comuns devido ao aumento da pressão na região pélvica e ao aumento do peso da grávida durante a gestação. Geralmente, ela causa sintomas como dor ao evacuar e ao sentar, coceira e dor no ânus e um papo na região próxima do ânus. Saiba mais sobre as hemorroidas durante a gravidez.

Este remédio caseiro para hemorroidas na gravidez ajuda a aliviar os sintomas, no entanto, se a hemorroida não passar, a gestante deve consultar o obstetra para avaliar a hemorroida e indicar o melhor tratamento, que pode ser feito com medicamentos ou pomadas próprias para uso na gravidez, pois a maior parte das pomadas ou medicamentos não podem ser usados na gestação. Saiba quais são as melhores pomadas para hemorroida.

Chá de cebola para banho de assento

Ingredientes

  • Água fervente
  • 1 cebola grande com casca

Modo de preparo

Encher uma bacia grande com a água fervente, cortar a cebola aos pedaços mantendo a casca e depois colocá-la dentro da bacia com casca. Quando a água amornar, sentar sem roupa íntima na bacia durante 15 minutos. Fazer o banho de assento até o alívio dos sintomas.

Outras opções caseiras

Além do banho de assento com chá de cebola, outras opções caseiras para tratar as hemorroidas na gravidez são:

  • Banho de assento com água morna e sal marinho, que deve ser feito por mais ou menos 10 minutos;
  • Pomada ou chá de álamo-negro-europeu, que é uma planta medicinal com propriedade anti-inflamatórias e antibacterianas capaz de aliviar a dor, coceira e irritação causada pelas hemorroidas. Veja quais são as propriedades do álamo-negro-europeu e como é feito o chá e a pomada;
  • Bolsa de gelo, sendo recomendado sentar por um tempo na bolsa para aliviar os sintomas;
  • Pomada de Gilbardeira, que é uma planta com propriedade drenante, levemente diurética e laxante, sendo capaz de contrair e reduzir o inchaço dos vasos sanguíneos, tratando, assim, as hemorroidas. Saiba quais são as propriedades da Gilbardeira.

Além dos remédios caseiros, é importante que a grávida use roupa íntima de algodão, evite coçar a região do ânus, beba cerca de 2 litros de água por dia, aumente o consumo de alimentos ricos em fibras e evite limpar a região anal com papel higiênico após evacuar, lavando-a com água morna e sabão neutro ou com lenço umedecido.

Confira no vídeo a seguir mais algumas opções naturais:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2020.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Hemorroida | Remédios Caseiros

    01:20 | 1284787 visualizações