Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Banho de assento para hemorroidas

O banho de assento preparado com água quente é ótimo como remédio caseiro para hemorroidas porque promove a vasodilatação e acalma os tecidos, contribuindo para o alívio da dor causada pelas hemorroidas.

Para que o banho de assento seja realizado da forma correta é importante que a temperatura da água seja adequada. A água deve ser de morna para quente, mas tendo o cuidado para não se queimar.

O banho de assento tem ótimos benefícios para saúde e pode ser indicado em caso de dor anal, hemorroidas ou fissuras anais, trazendo alívio dos sintomas rapidamente, mas somente ele não é suficiente para curar as hemorroidas, e por isso também é recomendado consumir mais alimentos ricos em fibras e ingerir bastante água para amolecer e mobilizar as fezes. Confira todos os passos do tratamento para hemorroidas.

A adição de plantas medicinais na água do banho de assento também é uma possibilidade de tratamento caseiro, veja como preparar.

1. Banho de assento com hamamélis

Banho de assento para hemorroidas

Ingredientes

  • cerca de 3 litros de água quente
  • 1 colher de sopa de hamamélis
  • 1 colher de sopa de cipreste
  • 3 gotas de óleo essencial de limão
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa bacia e sentar-se dentro desta bacia, permanecendo sentado por, aproximadamente, 20 minutos ou até a água esfriar. Este banho de assento deve ser feito cerca de 3 a 4 vezes por dia para reduzir a dor e o desconforto sentido por causa das hemorroidas.

2. Banho de assento com camomila

A camomila tem ação calmante e cicatrizante, e pode ser usada como banho de assento promovendo a vasodilatação e aliviando a dor e o desconforto em poucos minutos.

Ingredientes

  • cerca de 3 litros de água quente
  • 3-5 saquetas de chá de camomila

Modo de preparo

Colocar o chá de camomila na água e sentar nu dentro da bacia, e permanecer por 20-30 minutos.

3. Banho de assento com arnica

A arnica também é indicada no tratamento das hemorroidas externas porque tem ação calmante e cicatrizante.

Ingredientes

  • cerca de 3 litros de água quente
  • 20 g chá de arnica

Modo de preparo

Basta colocar a arnica na água quente e sentar sobre a água quente, durante cerca de 15 minutos.

4. Banho de assento com cascas de carvalho

As cascas de carvalho também são muito indicadas para o banho de assento.

ingredientes

  • cerca de 3 litros de água quente
  • 20 g cascas de carvalho

Modo de preparo

Colocar o chá as cascas na água e sentar nu dentro da bacia, e permanecer por cerca de 20 minutos.

Cuidados importantes

Alguns cuidados importantes são não adicionar sabonete à água, não usar água fria, se durante o banho a água esfriar, pode-se adicionar mais água quente sem a necessidade de ter que trocar toda água. Além disso, não é preciso colocar uma grande quantidade de água, somente o suficiente para que a água quente cubra a região genital.

Depois do banho de assento deve-se secar muito bem a região com uma toalha macia ou secador de cabelo. A bacia deve estar devidamente limpa e por isso antes do banho deve lavar com água e sabão, e se desejar pode adicionar um pouco de álcool e secar com um papel toalha. As bacias grandes e banheiras de bebês são indicadas para esse tipo de banho de assento porque não gastam água desnecessária e são confortáveis e fáceis de colocar em baixo do chuveiro.

Uma boa forma de complementar o tratamento é aplicar uma pomada caseira preparada com hamamélis a seguir o banho de assento. Confira os ingredientes e como preparar no nosso vídeo a seguir:


Bibliografia

  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Hemorrhoids and what to do about them. 2019. Link: <www.health.harvard.edu>. Acesso em 11 Abr 2019
  • MAYO CLINIC. Anal pain. 2018. Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 11 Abr 2019
  • MAYO CLINIC. Hemorrhoids. 2018. Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 11 Abr 2019
  • ABASCAL, kathy; YARNELL, Eric. Botanical Treatments for Hemorrhoids. Alternative and complementary therapies. 285-289, 2005
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem