12 remédios caseiros para hemorroidas

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

Existem alguns remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas e curar as hemorroidas externas mais rápido, complementando o tratamento indicado pelo médico. Bons exemplos são o banho de assento com castanha da índia ou a pomada de hamamélis, mas existem outras soluções que também podem ajudar, como comer mais fibras e tomar cápsulas de alho, equinácea ou Psyllium.

As cápsulas de alho e de equinácea também são boas opções para combater as hemorroidas internas, mas estes tratamentos caseiros não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, que pode incluir o uso de analgésicos, pomadas ou bálsamos.

Veja exemplos de pomadas mais indicadas pelo médico para tratar a hemorroida.

Remédios para hemorroidas externas

As hemorroidas externas são caracterizadas pela presença de pequenos nódulos na região anal e podem causar dor, coceira e bastante desconforto. Assista o vídeo a seguir para saber como preparar 2 ótimos banhos de assento e uma excelente pomada caseira para aliviar este tipo de hemorroidas:

youtube image - Hemorroida | Remédios Caseiros

1. Banho de assento com castanha-da-índia

A castanha-da-índia é um dos ingredientes naturais com maior comprovação científica para o tratamento das hemorroidas externas, pois contém propriedades que melhoram a circulação. Além disso, a castanha-da-Índia também é rica em escina, um tipo de saponina, que tem forte efeito anti-inflamatório, aliviando rapidamente a dor e o desconforto.

Ingredientes

  • 60 gramas de casca do castanheiro da castanha-da-índia;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e deixar ferver por mais 12 minutos. Depois, deixar amornar, coar e colocar a mistura dentro de uma bacia. Por fim, deve-se sentar sem roupa íntima na água durante 20 minutos. Este tratamento caseiro deve ser repetido sempre que necessário por pelo menos 5 dias.

A castanha-da-índia também pode ser ingerida na forma de comprimidos ou cápsulas, sendo geralmente recomendado tomar cerca de 300 mg por dia. Veja como usar a castanha-da-índia.

2. Banho de assento com cipreste

O cipreste possui propriedades calmantes e antimicrobianas que vão ajudar a controlar a dor e a regredir a hemorroida.

Ingredientes

  • 1.5 litro de água fervente;
  • 8 gotas de óleo essencial de cipreste.

Modo de preparo

Deve-se colocar as gotas do óleo essencial de cipreste na água quente e misturar bem. Quando a temperatura da água estiver agradável, deve-se sentar na bacia e permanecer por pelo menos 20 minutos, deixando o remédio atuar.

Outra opção de usar este óleo essencial é aplicar 2 ou 3 gotas em outro óleo vegetal, como o óleo de amêndoas doces, por exemplo, e aplicar diretamente sobre a região. O óleo não deve ser aplicado diretamente na pele pois pode causar queimação.

3. Pomada caseira de hamamélis

A hamamélis é outra planta com excelentes propriedades anti-inflamatórias e calmantes que ajudam a aliviar bastante os sintomas da hemorroidas. Uma boa forma de utilizar a hamamélis é fazer uma pomada caseira:

Ingredientes

  • 60 ml de parafina líquida;
  • 4 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis;
  • 60 ml de glicerina.

Modo de preparo

Colocar a parafina e a hamamélis numa panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar e adicionar à mistura 30 ml de glicerina. Colocar em um recipiente com tampa e conservar na geladeira. Usar diariamente, sempre que for necessário, por cerca de 1 mês.

4. Banho de assento com sais de Epsom

Os sais de Epsom também podem ser usados no tratamento das hemorroidas, pois é ótimo para reduzir inflamações e pode ser facilmente adicionado na água. Assim, além da água morna, que estimula o funcionamento normal do intestino, este tratamento caseiro também possui uma forte componente anti-inflamatória que é liberada pelos sais.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres de sopa de sais Epsom;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo

Misturar os sais na água até que se dissolvam. Depois, deixar amornar e sentar em uma bacia com a mistura, sem utilizar roupa íntima por cerca de 15 a 20 minutos. Este banho de assento pode ser repetido 2 a 3 vezes por dia.

Leia também: 9 opções de tratamento para hemorroidas externas tuasaude.com/tratamento-para-hemorroidas-externas

5. Compressa com camomila

A camomila possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, de forma que aplicar compressas de camomila sobre a hemorroidas ajuda a aliviar o mal-estar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flores secas de camomila;
  • 100 mL de água.

Modo de preparo

Deixar a água ferver, apagar o fogo e acrescentar as flores de camomila. Deixar repousar por 5 minutos, coar, molhar um pano limpo e aplicar sobre a região afetada durante 15 minutos.

6. Gel de aloe vera

A aloe vera, também chamada de babosa, possui propriedades cicatrizantes que ajudam a curar as hemorroidas de maneira mais rápida, além de diminuir o desconforto no local.

Ingredientes

  • 3 folhas de aloe vera

Modo de preparo

Cortar 3 folhas de aloe vera, retirar as espinhas laterais e colocar em um recipiente com água por 24 horas e mudar a água a cada três ou quatro horas para que todas as folhas expulsem uma substância chamada aloína, que pode ser tóxica.

Após 24 horas, retirar água para poder extrair a polpa das folhas e depois armazenar em um recipiente hermético e deixar na geladeira. Colocar o gel na região afetada todos os dias, sempre que necessário.

7. Compressas frias 

As compressas frias ou bolsas de gelo colocadas na região afetada ajudam a aliviar a inflamação, principalmente nos casos de hemorroidas externas muito dolorosas. Para isso, deve-se umedecer uma toalha com água gelada ou colocar gelo envolvido em uma toalha, e colocar na região durante 15 minutos, repetindo o processo as vezes que sejam necessárias. Não é recomendado aplicar gelo diretamente sobre a pele.

Remédios para hemorroidas internas

Imagem ilustrativa número 1

As hemorroidas internas podem ser mais difíceis de tratar, pois existem poucos tratamento caseiros disponíveis. No entanto, algumas cápsulas e alimentos ajudam a melhorar os sintomas, através da otimização da circulação sanguínea ou do funcionamento do intestino:

1. Cápsulas de alho

Tomar cápsulas de alho diariamente ajuda a fortalecer a vascularização intestinal e facilitar o fluxo de sangue, trazendo alívio da dor e do desconforto e diminuindo a incidência de novas hemorroidas.

A dose recomendada de cápsulas de alho por dia é de 600 a 1200 mg por dia dividida em 2 a 3 tomar. No entanto, a dose deve ser sempre adaptada a cada pessoa por um naturopata.

Além das cápsulas, o aumento do consumo de alho também apresenta benefícios semelhantes, por isso outra boa opção natural é usar o alho sempre que possível.

2. Alimentos ricos em fibras

Uma outra excelente estratégia para aliviar a dor causada pelas hemorroidas internas é amolecer as fezes comendo mais fibras e ingerindo mais água.

Alguns alimentos que soltam o intestino são kiwi, ameixa preta seca, mamão e a semente de abóbora, por exemplo. É recomendado ingerir cerca de 25 gramas de fibras, para mulheres, e 38 gramas para homens, além de beber 8 copos de água por dia.

Uma outra forma de consumir fibras é adicionar 1 colher de sopa de Psyllium às refeições. Esta é uma fibra altamente solúvel que pode ser comprada em farmácias e drogarias.

Veja uma lista mais completa dos alimentos que ajudam a soltar o intestino.

3. Tomar cápsulas de equinácea

Em caso de hemorroidas inflamadas muito doloridas as cápsulas de equinácea podem ser uma solução natural porque possui propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e imunoestimulantes, o que alivia a dor, ajuda a tratar a infecção e ainda fortalece o sistema imunológico.

4. Chá de castanha da índia

A castanha da índia possui propriedades anti-inflamatórias, vasoconstritoras e antitrombóticas, aumentando a resistência das veias e diminuindo a permeabilidade e a fragilidade capilar, ativando a circulação sanguínea e favorecendo o retorno venoso, prevenindo não só o aparecimento de hemorroidas, mas também o AVC, varizes e tromboflebites.

Ingredientes

  • 10 a 20 gramas de sementes;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar em uma panela todos os ingredientes e deixar ferver durante 15 minutos. Em seguida, coar e beber morno 2 a 3 vezes por dia.

5. Chá de alecrim

O alecrim é uma planta medicinal que pode atuar sobre as paredes dos vasos sanguíneos melhorando a circulação sanguínea, ajudando a aliviar os sintomas da hemorroida.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de alecrim;
  • 1/2 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água e acrescentar as folhas de alecrim. Coar e beber 3 xícaras por dia.