Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento com remédios caseiros para Hemorroidas externas e internas

Existem alguns remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas e curar as hemorroidas externas mais rápido, complementando o tratamento indicado pelo médico. Bons exemplos são o banho de assento com castanha da índia ou a pomada de hamamélis, mas existem outras soluções que também podem ajudar, como comer mais fibras e tomar cápsulas de alho, equinácea ou Psyllium.

As cápsulas de alho e de equinácea também são boas opções para combater as hemorroidas internas, mas estes tratamentos caseiros não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, que pode incluir o uso de analgésicos, pomadas ou bálsamos.

Veja exemplos de pomadas mais indicadas pelo médico para tratar a hemorroida.

Tratamento caseiro para Hemorroidas externas

Assista o vídeo a seguir para saber como preparar 2 ótimos banhos de assento e uma excelente pomada caseira para dias difíceis:

Hemorroida | Remédios Caseiros

433 mil visualizações

1. Banho de assento com castanha da índia

A castanha da índia é um dos ingredientes naturais com maior comprovação científica para o tratamento das hemorroidas externas, pois contém propriedades que melhoram a circulação. Além disso, a castanha da Índia também é rica em escina, um tipo de saponina, que tem forte efeito anti-inflamatório, que alivia rapidamente a dor e o desconforto.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e deixar ferver por mais 12 minutos. Depois, deixar amornar, coar e colocar a mistura dentro de uma bacia. Por fim, deve-se sentar sem roupa íntima na água durante 20 minutos. Este tratamento caseiro deve ser repetido sempre que necessário por pelo menos 5 dias.

A castanha da índia também pode ser ingerida sobre a forma de cápsulas. Para os melhores resultados deve-se tomar cerca de 300 mg duas vezes por dia, mas o tratamento também pode ser feito com 40 mg, 3 vezes por dia.

2. Banho de assento com cipreste

O cipreste possui propriedades calmantes e antimicrobianas que vão ajudar a controlar a dor e a regredir a hemorroida.

Ingredientes

  • 1.5 litro de água fervente;
  • 8 gotas de óleo essencial de cipreste.

Modo de preparo

Deve-se colocar as gotas do óleo essencial de cipreste na água quente e misturar bem. Quando a temperatura da água estiver agradável, deve-se sentar na bacia e permanecer por pelo menos 20 minutos, deixando o remédio atuar.

Outra opção de usar este óleo essencial é aplicar 2 ou 3 gotas em outro óleo vegetal, como o óleo de amêndoas doces, por exemplo, e aplicar diretamente sobre a região. O óleo não deve ser aplicado diretamente na pele pois pode causar queimação.

3. Pomada caseira de hamamélis

A hamamélis é outra planta com excelentes propriedades anti-inflamatórias e calmantes que ajudam a aliviar bastante os sintomas da hemorroidas. Uma boa forma de utilizar a hamamélis é fazer uma pomada caseira:

Ingredientes

  • 60 ml de parafina líquida;
  • 4 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis;
  • 60 ml de glicerina.

Modo de preparo

Colocar a parafina e a hamamélis numa panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar e adicionar à mistura 30 ml de glicerina. Colocar em um recipiente com tampa e conservar na geladeira. Usar diariamente, sempre que for necessário, por cerca de 1 mês.

4. Banho de assento com sais de Epsom

Os sais de Epsom também podem ser usados no tratamento das hemorroidas, pois é ótimo para reduzir inflamações e pode ser facilmente adicionado na água. Assim, além da água morna, que estimula o funcionamento normal do intestino, este tratamento caseiro também possui uma forte componente anti-inflamatória que é liberada pelos sais.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres de sopa de sais Epsom;
  • 2 litros de água fervente.

Modo de preparo

Misturar os sais na água até que se dissolvam. Depois, deixar amornar e sentar em uma bacia com a mistura, sem utilizar roupa íntima por cerca de 15 a 20 minutos. Este banho de assento pode ser repetido 2 a 3 vezes por dia.

Veja outras formas de tratar este tipo de hemorroidas em Tratamento para hemorroidas externas.

Tratamento com remédios caseiros para Hemorroidas externas e internas

Tratamento caseiro para Hemorroidas internas

As hemorroidas internas podem ser mais difíceis de tratar, pois existem poucos tratamento caseiros disponíveis. No entanto, algumas cápsulas e alimentos ajudam a melhorar os sintomas, através da otimização da circulação sanguínea ou do funcionamento do intestino:

1. Cápsulas de alho

Tomar cápsulas de alho diariamente ajuda a fortalecer a vascularização intestinal e facilitar o fluxo de sangue, trazendo alívio da dor e do desconforto e diminuindo a incidência de novas hemorroidas.

A dose recomendada de cápsulas de alho por dia é de 600 a 1200 mg por dia dividida em 2 a 3 tomar. No entanto, a dose deve ser sempre adaptada a cada pessoa por um naturopata.

Além das cápsulas, o aumento do consumo de alho também apresenta benefícios semelhantes, por isso outra boa opção natural é usar o alho sempre que possível.

2. Alimentos ricos em fibras

Uma outra excelente estratégia para aliviar a dor causada pelas hemorroidas internas é amolecer as fezes comendo mais fibras e ingerindo mais água.

Alguns alimentos que soltam o intestino são kiwi, ameixa preta seca, mamão e a semente de abóbora, por exemplo. É recomendado ingerir cerca de 25 gramas de fibras, para mulheres, e 38 gramas para homens, além de beber 8 copos de água por dia.

Uma outra forma de consumir fibras é adicionar 1 colher de sopa de Psyllium às refeições. Esta é uma fibra altamente solúvel que pode ser comprada em farmácias e drogarias.

Veja uma lista mais completa dos alimentos que ajudam a soltar o intestino.

3. Tomar cápsulas de equinácea

Em caso de hemorroidas inflamadas muito doloridas as cápsulas de equinácea podem ser uma solução natural porque possui propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e imunoestimulantes, o que alivia a dor, ajuda a tratar a infecção e ainda fortalece o sistema imunológico.


Bibliografia

  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem