Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para hemorroidas

Para curar as hemorroidas externas mais rápido pode ser feito um banho de assento com castanha da índia e depois usar a pomada de hamamélis, mas existem outras soluções como comer mais fibras e tomar cápsulas de alho, equinácea ou Psyllium.

As cápsulas de alho e de equinácea também são boas opções para combater as hemorroidas internas, mas estes tratamentos caseiros não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, que pode incluir o uso de analgésicos, pomadas ou bálsamos.

Veja exemplos de pomadas mais indicadas pelo médico para tratar a hemorroida.

Remédios caseiros para Hemorroidas externas

Assista o vídeo a seguir para saber como preparar 2 ótimos banhos de assento e uma excelente pomada caseira para dias difíceis:

1. Banho de assento com castanha da índia

O banho de assento com castanha da índia melhora a circulação e alivia a dor e o desconforto causados pelas hemorroidas.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e deixar descansar por dez minutos. Quando amornar, colocar numa bacia e sentar sem roupa íntima na água durante 20 minutos. Repetir este tratamento caseiro por 5 dias.

2. Banho de assento com cipreste

O cipreste possui propriedades calmantes que vão ajudar a controlar a dor e a regredir a hemorroida.

Ingredientes

  • 1.5 litro de água fervente
  • 8 gotas de óleo essencial de cipreste

Modo de preparo

Deve-se colocar as gotas do óleo essencial de cipreste na água quente e misturar bem. Quando a temperatura da água estiver agradável, o indivíduo deve sentar-se na bacia e permanecer ali por pelo menos 20 minutos, deixando o remédio atuar.

3. Pomada caseira de hamamélis

Um bom remédio caseiro para hemorroidas externas é usar uma pomada de hamamélis porque ela possui ação adstringente, anti-inflamatória e anti-hemorrágica.

Ingredientes

  • 60 ml de parafina líquida
  • 4 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis
  • 60 ml de glicerina

Modo de preparo

Colocar a parafina e a hamamélis numa panela e deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar e adicionar à mistura 30 ml de glicerina. Colocar em um recipiente com tampa e conservar na geladeira. Usar diariamente, sempre que for necessário, por cerca de 1 mês.

4. Compressa de glicerina e sais epsom

Essa opção alivia a coceira e a dor em poucos minutos. 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sais epsom
  • 2 colheres de sopa de glicerina

Modo de preparo

Misture os ingredientes e aplique na região dolorida deixando atuar com 20 minutos e lave a seguir com água morna.

Veja outras formas de tratar este tipo de hemorroidas em Tratamento para hemorroidas externas.

Remédios caseiros para hemorroidas

Remédios caseiros para Hemorroidas internas

1. Tomar cápsulas de alho

Um ótimo remédio caseiro para hemorroidas internas é tomar cápsulas de alho diariamente, pois ele ajuda a fortalecer a vascularização intestinal, trazendo alívio da dor e do desconforto, e diminui a incidência das hemorroidas.

2. Comer alimentos que soltam o intestino

Uma outra excelente estratégia para aliviar a dor causada pelas hemorroidas internas é amolecer as fezes comendo mais fibras e ingerindo mais água. 

Os alimentos que soltam o intestino são kiwi, ameixa preta seca, mamão e a semente de abóbora, por exemplo. É recomendado ingerir cerca de 25 gramas de fibras, para mulheres, e 38 gramas para homens, além de beber 8 copos de água por dia. 

Uma outra forma de consumir fibras é adicionar 1 colher de sopa de Psyllium às refeições. Esta é uma fibra altamente solúvel que pode ser comprada em farmácias e drogarias.

3. Tomar cápsulas de equinácea 

Em caso de hemorroidas inflamadas muito doloridas as cápsulas de equinácea, podem ser uma solução natural porque possui propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e imunoestimulantes, o que alivia a dor, ajuda a tratar a infecção e ainda fortalece o sistema imunológico.

As hemorroidas podem ser causadas por prisão de ventre crônica, gravidez, ficar muito tempo em pé ou sentado, obesidade, estresse e falta de exercício físico, por isso é recomendado evitar todos esses fatores para se sentir melhor.

Veja ainda outras dicas para completar o tratamento e aliviar os sintomas:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...