Cimetidina: para que serve, como usar e posologia

novembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

A cimetidina é um remédio indicado para o tratamento de úlceras no estômago ou no intestino, e outros problemas relacionados com o excesso de ácido no estômago, como azia, refluxo gastroesofágico ou esofagite péptica, pois age reduzindo a produção de ácido pelo estômago

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 200 mg ou 400 mg, como genérico ou com o nome comercial Tagamet. Além disso, a cimetidina pode ser encontrada em hospitais, na forma de ampola para injeção, para aplicação diretamente no músculo ou na veia, feita pelo enfermeiro, sob supervisão médica.

A cimetidina deve ser usada somente com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico.

Para que serve

A cimetidina é indicada para o tratamento de:

  • Úlceras no estômago ou no intestino;
  • Prevenção do sangramento das úlceras;
  • Esofagite péptica;
  • Excesso de acidez no estômago, que pode causar sangramentos;
  • Azia, causada pelo excesso de ácido no estômago;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison;
  • Mastocitose sistêmica;
  • Síndrome do intestino curto em que existe perda de líquidos ou na dificuldade na sua absorção.

Além disso, a cimetidina pode ser indicada antes de cirurgias, para reduzir a acidez do estômago e evitar pneumonia por aspiração do conteúdo gástrico, conhecida como síndrome de Mendelson.

Como usar e posologia

A forma de usar a cimetidina varia de acordo com sua apresentação e inclui:

1. Cimetidina comprimidos

Os comprimidos de cimetidina podem ser encontrados em doses diferentes, de 200 mg ou 400 mg, e devem ser tomados por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, nos horários estabelecidos pelo médico.

A posologia da cimetidina comprimidos para adultos varia de acordo com a condição a ser tratada e inclui:

  • Úlcera no estômago ou intestino: a dose normalmente recomendada é de 800 mg, em dose única, à noite, antes de deitar, conforme orientação médica. Além disso, também pode ser recomendado pelo médico dividir a dose total em duas, tomando 1 comprimido de 400 mg, duas vezes ao dia, no café da manhã e ao deitar;
  • Refluxo gastroesofágico: as doses normalmente recomendadas são de 1 comprimido de 400 mg, 4 vezes ao dia, às refeições e ao deitar, por cerca de 4 a 8 semanas de tratamento, conforme orientação médica;
  • Esofagite péptica: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 400 mg, 2 vezes ao dia, por cerca de 2 semanas de tratamento, conforme orientação médica.

As doses da cimetidina podem ser alteradas pelo médico de acordo com a resposta ao tratamento. Além disso, o tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico, de acordo com a condição a ser tratada e a gravidade dos sintomas.

2. Cimetidina injetável

A cimetidina injetável de 150 mg/mL deve ser aplicada diretamente na veia ou no músculo glúteo, pelo enfermeiro em hospitais, sob supervisão médica.

A posologia da cimetidina injetável deve ser orientada pelo médico e varia de acordo com a condição a ser tratada.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da cimetidina são dor de cabeça, tonturas, diarreia, dor muscular, cansaço, ou reações alérgicas na pele, como formação de bolhas na pele.

Além disso, embora seja menos comum, a cimetidina pode causar aumento ou sensibilidade das mamas,  produção de leite pelas mamas ou impotência sexual.

A cimetidina também pode causar efeitos colaterais graves que devem ser comunicados imediatamente ao médico, como dificuldade para engolir, sangue nas fezes ou fezes com aspecto de borra de café, tosse ou vômito com sangue, tristeza, depressão, alucinações, confusão mental, aumento dos batimentos cardíacos ou inflamação do fígado.

Quem não deve usar

A cimetidina não deve ser usada mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm crises de asma, doença cardíaca, úlcera gástrica maligna, ou pessoas que tenham com alergia aos componentes da fórmula ou que esteja em tratamento com o remédio dofetilida, indicado para tratar a arritmia cardíaca.

Além disso, esse remédio deve ser usado com cautela por pessoas que tenham problemas nos rins ou no fígado.

A cimetidina na forma de comprimidos não deve ser usada por crianças com menos de 1 anos de idade.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • GLAXOSMITHKLINE BRASIL LTDA. Tagamet (cimetidina) comprimido 200 mg e 400 mg. 2017. Disponível em: <https://buladeremedio.net/pdfs/tagamet_20504932017_9758030-repaired.pdf>. Acesso em 08 nov 2022
  • LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A. Cimetidina solução injetável 150mg/mL. 2022. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Cimetidina-Injetavel-Teuto-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1664384724&embedded=true>. Acesso em 08 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • PINO, M. A.; AZER, S. A. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Cimetidine. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK544255/>. Acesso em 08 nov 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Remédio caseiro para acabar com AZIA e QUEIMAÇÃO rápido

    12:46 | 817665 visualizações
  • Pare de sofrer com esofagite AGORA!

    07:47 | 393604 visualizações
  • REFLUXO GASTROESOFÁGICO - tratamento natural

    05:19 | 2669647 visualizações