Alguns dos remédios caseiros que são ótimos para dor de estômago são suco de batata crua, chá de boldo ou chá de artemísia, porque eles possuem propriedades que acalmam o estômago e inibem a produção de ácidos gástricos, promovendo o alívio da dor rapidamente.
A dor de estômago pode ser causada por vários problemas, como ansiedade, alimentação inadequada ou pela ingestão de algum medicamento por dias seguidos como no casos dos anti-inflamatórios ou antibióticos, por exemplo. Conheça outras causas de dor no estômago.
Portanto, se os se a dor de estômago persistir após o uso destes remédios caseiros, é importante passar por uma consulta com um gastroenterologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado.

1. Suco de batata crua
O suco de batata crua é uma ótima opção natural para neutralizar a acidez do estômago, aliviando os sintomas de azia e dor no estômago.
Ingredientes:
- 1 batata crua.
Modo de preparo:
Colocar uma batata crua no processador e espremer a batata em um pano limpo para retirar o seu suco. Outra opção é bater a batata no liquidificador, coar e beber o suco. Para aliviar a dor no estômago, pode-se tomar o suco de batata crua todos os dias antes do café da manhã, em jejum. Este sudo não tem contra-indicações.
2. Chá de boldo
O chá de boldo tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que protegem o estômago, aliviando a dor. Além disso, o boldo também tem propriedades antiespasmódicas e digestivas, ajudando a combater a dor de estômago.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de boldo picado;
- 150 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de boldo na água fervente, tampar a panela ou xícara e deixar descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber o chá 2 a 3 x ao dia 4 ou antes das refeições.
O chá de boldo não deve ser consumido por crianças, por gestantes e mulheres que amamentam. Da mesma forma que não é indicado para quem tem pressão alta, para quem sofre com pedras na vesícula, doença renal ou hepatites.
3. Chá de artemísia
Um ótimo tratamento caseiro para dor no estômago é o chá de artemísia, devido às suas propriedade digestiva, antibacteriana e calmante.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas de artemísia;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Colocar 2 colheres das folhas em 1 litro de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.
A artemísia não pode ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. A planta também não deve ser ingerida por pessoas menores de 18 anos.
4. Chá de dente-de-leão
O chá de dente de leão é uma boa opção para combater a dor de estômago porque é anti-inflamatório, melhorar a digestão, prevenindo gases e distensão abdominal.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas secas e raiz de dente- de leão;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes numa xícara com a água fervente, deixar descansar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 3 vezes ao dia antes das refeições.
Tratamento para dor de estômago
Para o tratamento da dor de estômago é aconselhado:
- Tomar remédios como antiácidos ou anti inflamatórios, sob indicação médica;
- Evitar consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes;
- Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
- Fazer algum tipo de atividade física com regularidade.
Como algumas causas da dor de estômago são a gastrite, alimentação inadequada, estresse, ansiedade, presença da bactéria H. pylori no estômago ou bulimia, todas estas situações devem ser avaliadas pelo médico e tratadas, para ajudar no combate às dores de estômago.
Assista o vídeo seguinte e saiba com a nossa nutricionista o que comer para evitar a dor de estômago: