7 remédios caseiros para dor no estômago

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros que são ótimos para aliviar a dor no estômago são suco de batata, suco de pera ou suco de babosa, porque têm ação anti-inflamatória e ajudam a neutralizar os ácidos gástricos, aliviando a dor.

Além disso, outros remédios caseiros e naturais que também ajudam a combater a dor no estômago incluem o chá de boldo, o de artemísia e o dente-de-leão. Confira mais chás indicados para dor no estômago.

A dor no estômago pode ser causada por vários problemas, como ansiedade, gastrite, alimentação inadequada ou uso de algum medicamento, como no casos dos anti-inflamatórios ou antibióticos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

7 remédios caseiros para dor no estômago

Os principais remédios caseiros para dor no estômago são:

1. Suco de batata

O suco de batata é uma ótima opção natural para neutralizar a acidez do estômago, aliviando a dor no estômago causada por situações como refluxo ou gastrite, por exemplo. Conheça mais sobre o suco de batata.

Ingredientes

  • 1 batata inglesa, ou comum, crua.

Modo de preparo

Lavar bem e descascar a batata. Colocar a batata crua no processador e bater. Outra forma de fazer esse suco é colocando a batata com 100 ml de água no liquidificador e bater. Em seguida, coar o suco e beber sem adoçar. Pode-se tomar o suco de batata todos os dias de preferência 30 minutos antes de qualquer refeição.

Esse suco deve ser consumido com moderação por pessoas com diabetes, porque pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue e causar um desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Chá de boldo

O chá de boldo tem boas quantidades de boldina e ácido rosmarínico, que são compostos bioativos com ação anti-inflamatória, diminuindo a acidez gástrica e aliviando a dor de estômago.

Além disso, esse chá também tem propriedades antiespasmódicas e digestivas, aliviando a má digestão e combatendo a dor no estômago.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de boldo picado;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo

Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, adicionar as folhas de boldo. Tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber de 2 a 3 xícaras desse chá por dia após as refeições.

O chá de boldo não é indicado para crianças, pessoas com pressão alta, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, doenças no fígado ou rins, câncer na vesícula ou no pâncreas. Da mesma forma que também não é indicado para gestantes ou mulheres que amamentam.

3. Suco de babosa (Aloe vera)

Por ter ação digestiva e anti-inflamatória, o suco de babosa estimula a digestão e neutraliza os ácidos gástricos, ajudando a aliviar a dor de estômago. Veja todas as propriedades do suco de babosa.

Ingredientes

  • 100g de gel de babosa;
  • 1 litro de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Para preparar o suco de babosa em casa, deve-se lavar e secar bem a folha e cortar os espinhos. Em seguida, deve-se cortar a base da folha e deixar a planta repousar na posição vertical para que o látex (a parte amarela presente na folha) escorra, devendo-se retirar o gel da planta com muito cuidado, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes no gel, pois têm efeito tóxico.

Este suco não é indicado para idosos e mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Além disso, pessoas que usam medicamentos regularmente só devem consumir o suco de babosa sob orientação de um médico, já que essa bebida pode alterar a ação de alguns remédios.

4. Chá de artemísia

Um ótimo tratamento caseiro para aliviar a dor no estômago é o chá de artemísia, devido às suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas  e calmantes. Confira mais sobre a artemísia.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de artemísia;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Em uma chaleira ou panela, ferver a água. Após apagar o fogo, colocar as folhas de artemísia na panela, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de artemísia não pode ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Esse chá também não deve ser usado por crianças com menos de 18 anos.

5. Água com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio diluído em água tem ação alcalinizante, neutralizando rapidamente os ácidos gástricos e reduzindo a dor no estômago causada pela gastrite ou refluxo, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio em pó;
  • 250 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Dissolver bem o bicarbonato de sódio na água, com a ajuda de uma colher, e beber em seguida. Pode-se beber até 3 copos dessa mistura por dia e por até 2 semanas.

A água com bicarbonato de sódio não é recomendada para pessoas com alcalose ou hipocalcemia, crianças com menos de 2 anos de idade, pessoas alérgicas a essa substância, mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação.

6. Suco de pera

O suco de pera é rico em flavonoides, compostos bioativos que possuem ação anti-inflamatória, ajudando a combater a inflamação e a dor no estômago.

Além disso, esse suco também é rico em fibras e água que melhoram a saúde digestiva, ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto gástrico.

Ingredientes

  • 1 pera madura;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Lavar bem a pera e cortar em cubos médios. Colocar a pera cortada e a água no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber esse suco até 2 vezes por dia, ou quando surgir a dor no estômago.

7. Chá de dente-de-leão

O chá de dente-de-leão é uma boa opção para aliviar a dor no estômago porque tem ação  anti-inflamatória, digestiva e antiespasmódica, melhorando sintomas gástricos leves como má digestão, estufamento e excesso de gases.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas e raiz de dente-de-leão;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar as folhas de dente-de-leão. Tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia antes das refeições.

O chá de dente-de-leão não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim como esse chá também não é indicado para pessoas que possuem problemas na vesícula biliar, úlceras ou obstrução intestinal.

Outras dicas para aliviar a dor no estômago

Algumas dicas simples que também podem aliviar a dor no estômago são:

  • Evitar bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, licor e whisky;
  • Priorizar proteínas magras, como frango, peixes, ovos e tofu;
  • Evitar alimentos ricos em gordura, como batata frita, salgadinhos de pacote, pizza, hambúrguer e cachorro quente;
  • Comer frutas frescas, como mamão, maçã, pera, melão, banana e goiaba, de preferência sem casca e cozidas, ou amassadas;
  • Evitar alimentos e bebidas com cafeína, como café, chocolate e chá preto;
  • Fazer atividades físicas regularmente, que ajuda a aliviar a dor no estômago associada ao estresse ou a doenças causadas por uma alimentação inadequada.

Caso a dor no estômago persista mesmo após a adoção das dicas e o uso destes remédios caseiros, é importante consultar um gastroenterologista ou clínico geral para identificar a causa da dor e indicar o tratamento mais adequado.