Pantoprazol: para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

O pantoprazol é um remédio indicado para o tratamento de alguns problemas de estômago que dependem da produção de ácido, como gastrite, inflamações no intestino ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, pois age diminuindo a produção de ácido que irrita o revestimento do estômago ou do intestino.

Esse remédio pode ser encontrado em em farmácias ou drogarias, na sua forma genérica sob a designação “pantoprazol sódico sesqui-hidratado”, ou com os nomes comerciais Pantozol, Pantocal, Gázia ou Adipept, por exemplo. Além disso, esse remédio também pode ser encontrado como “pantoprazol magnésico diidratado”, com os nomes comerciais Divena, Restitue ou Tecta, tendo um tempo de ação maior do que o pantoprazol sódico sesqui-hidratado.

O pantoprazol deve ser usado com indicação médica, de acordo com a condição a ser tratada e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 5 anos, por até 8 semanas de tratamento.

Para que serve

O pantoprazol age reduzindo a produção de ácido no estômago, através da inibição da bomba de prótons presente nas células da parede do estômago. Desta forma, esse remédio permite a cicatrização do estômago e do intestino, e por isso, normalmente indicado para:

  • Gastrite;
  • Gastroduodenites;
  • Refluxo gastroesofágico sem esofagite;
  • Dor ou desconforto no estômago causados por úlceras;
  • Esofagite leve;
  • Úlcera de estômago ou intestino;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison.

O pantoprazol também pode ser usado na prevenção de lesões no revestimento do estômago e do início do intestino causadas pelo uso de anti-inflamatórios não esteróides.

Além disso, quando associado a antibióticos, como claritromicina, amoxicilina ou metronidazol, o pantoprazol pode ser indicado para erradicação da bactéria H. pylori e úlcera no estômago.

O pantoprazol deve ser usado somente com indicação médica, sendo que geralmente o tratamento é feito por até 8 semanas.

O pantoprazol é o mesmo que omeprazol?

O pantoprazol é um remédio semelhante ao omeprazol, pois age da mesma forma reduzindo a acidez do estômago. No entanto, as doses são diferentes e podem ter eficácia diferente, dependendo da condição a ser tratada.

Por isso, esses remédios só devem ser usados com indicação e orientação médica, de acordo com as características de cada pessoa e doença a ser tratada.

Como usar

O pantoprazol deve ser usado por via oral, com um copo de água. O comprimido deve ser ingerido inteiro, sem partir e sem mastigar.

A forma de uso do pantoprazol depende da apresentação e inclui:

1. Pantoprazol 20 mg

A dose normalmente recomendada do pantoprazol 20 mg para adultos é de 1 comprimido revestido, uma vez ao dia, antes, durante ou após o café da manhã, por 4 a 8 semanas de tratamento, conforme orientação médica. 

Para crianças com mais de 5 anos de idade, as doses do pantoprazol devem ser calculadas pelo pediatra de acordo com o peso corporal.

2. Pantoprazol 40 mg

A dose normalmente recomendada do pantoprazol 40 mg para adultos é de 1 comprimido revestido, uma vez por dia, antes, durante ou após o café da manhã, por até 8 semanas de tratamento conforme orientação médica. 

Para o tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison, a dose recomendada é de 80 mg por dia, podendo ser aumentada ou diminuída pelo médico de acordo com a resposta ao tratamento. 

No caso de tratamento da úlcera de estômago ou de intestino causada pelo H. pylori, o do pantoprazol associado à antibióticos deve ser ingerido pela manhã em jejum, sendo que a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg, 2 vezes por dia e o tempo de tratamento geralmente é de 7 dias, podendo ser prolongado por até 14 dias.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o pantoprazol são dor de cabeça, dificuldade para dormir, boca seca, diarreia, náuseas, vômitos, inchaço da barriga, dor abdominal, prisão de ventre, vertigem, reações alérgicas na pele, fraqueza ou mal-estar geral.

Além disso, podem ocorrer aumento da sensibilidade à luz, hepatite, inchaço generalizado, depressão, coceira, dor nas articulações, dor muscular ou visão turva.

Quem não deve usar

O pantoprazol não deve ser usado por crianças com menos de 5 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas em tratamento para HIV ou que tenham alergia ao pantoprazol ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, quando associado a antibióticos, o pantoprazol não deve ser usado por pessoas que tenham doenças no fígado ou nos rins.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Pantoprazole. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/pantoprazole.html>. Acesso em 31 jan 2022
  • BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Pantoprazol comprimidos revestidos 40 mg. 2015. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/45689.pdf>. Acesso em 31 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • TAKEDA PHARMA LTDA. Pantozol comprimido revestido de liberação retardada 20 mg e 40 mg. 2018. Disponível em: <https://www.farmaciaipam.com.br/_uploads/ProdutoDownload/produto_685.pdf>. Acesso em 31 jan 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Remédio caseiro para acabar com AZIA e QUEIMAÇÃO rápido

    12:46 | 754295 visualizações
  • Pare de sofrer com esofagite AGORA!

    07:47 | 376795 visualizações
  • Como não ter GASES PODRES e Como TRATAR REFLUXO!

    04:58 | 249424 visualizações
  • REFLUXO GASTROESOFÁGICO - tratamento natural

    05:19 | 2644090 visualizações
  • O que comer para aliviar os sintomas de Gastrite

    03:11 | 2199966 visualizações