Teste da urease: o que é, como é feito e resultado positivo

Revisão clínica: Marcela Lemos
Biomédica
agosto 2022

O teste de urease é um exame laboratorial utilizado para identificar alguns tipos de bactérias através da detecção de uma enzima, a urease, que as bactérias podem ou não possuir. A urease é a enzima responsável pela degradação da ureia em amônia e bicarbonato, o que aumenta o pH do local em que está presente.

O teste de urease é utilizado principalmente para diagnosticar a infecção por H. pylori, que é responsável por vários problemas gástricos, como gastrite, esofagite, duodenite, úlcera e até câncer no estômago. Entenda melhor o que é o H. Pylori.

Caso haja suspeita de infecção por H. pylori, o gastroenterologista pode realizar o teste da urease durante a endoscopia. Em caso positivo, o tratamento é iniciado rapidamente com o objetivo de evitar a evolução da doença e aliviar os sintomas da pessoa.

Imagem ilustrativa número 2

Como é feito o teste

Quando o teste da urease é feito como rotina laboratorial, não é necessário qualquer preparo para o exame. No entanto, caso seja realizado durante a endoscopia, é importante que a pessoa siga todas as regras do exame, como evitar usar remédios antiácidos e ficar de jejum por pelo menos 8 horas. O teste da urease é feito em laboratório através da análise do material coletado, sendo realizado o isolamento do microrganismo e provas bioquímicas de identificação, dentre elas a prova da urease. 

No caso do teste da urease para detectar a infecção por H. pylori, o teste é realizado durante o exame de endoscopia alta, que é um exame que avalia a saúde do esôfago e do estômago, sem causar dor ou desconforto no paciente e o resultado pode ver avaliado em poucos minutos.

Durante o exame, um pequeno pedaço da parede do estômago é retirado e colocado em um frasco contendo ureia e um indicador de pH. Se após alguns minutos o meio mudar da cor amarela para rosa/ vermelho é dito que o teste é urease positiva, confirmando a infecção pela H. pylori. Veja quais os sintomas que podem indicar uma infecção por H. pylori.

Como entender o resultado

O resultado do teste de urease pode ser:

  • Urease positivo: significa que a pessoa possui uma infecção por um bactéria que possui a enzima urease, como H. pyloriStaphylococcus saprophyticus, Staphylococcus epidermidis, Proteus spp. e Klebsiella pneumoniae;
  • Urease negativo: não há infecção por bactéria que possui a enzima. No caso da pesquisa por H. pylori, o resultado negativo indica que a pessoa não é portadora dessa bactéria.

É importante que os resultados sejam interpretados em até 24 horas para que não haja chance de resultados falsos-positivos, que são aqueles que devido ao envelhecimento do meio, a ureia passa a ser degradada, o que pode alterar a cor.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcela Lemos - Biomédica. Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022. Revisão clínica por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • LOURENÇO, Catarina Isabel F. Diagnóstico laboratorial em microbiologia clínica: Um estudo no centro hospitalar. Tese de mestrado, 2012. Universidade Nova de Lisboa.
  • ANVISA. Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 2013. Disponível em: <http://www.saude.mt.gov.br/upload/controle-infeccoes/pasta13/modulo5.pdf>. Acesso em 25 jul 2019
Mostrar bibliografia completa
  • ANVISA. Detecção e Identificação de Bactérias de Importância Médica. 2004. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/microbiologia/mod_5_2004.pdf>. Acesso em 25 jul 2019
Revisão clínica:
Marcela Lemos
Biomédica
Mestre em Microbiologia Aplicada, com habilitação em Análises Clínicas e formada pela UFPE em 2017 com registro profissional no CRBM/ PE 08598.