O que você precisa saber?

Teste da Urease detecta H. pylori no estômago

O teste da urease é utilizado para detectar a bactéria Helicobacter pylori no estômago, que é uma das principais causas de problemas como gastrite, esofagite, duodenite, úlcera e câncer no estômago.

O teste é pedido pelo gastroenterologista e é feito durante o exame de endoscopia, sem aumentar a dor ou desconforto do paciente, e seu resultado fica pronto dentro de poucos minutos. Em caso positivo do teste, é importante iniciar logo o tratamento de combate à bactéria nos casos de resultados positivos, o que ajuda a evitar a evolução do doença e aliviar os sintomas do paciente. Veja quais são os sintomas aqui.

Teste da Urease detecta H. pylori no estômago

Como é feito o teste

O é feito durante o exame de endoscopia digestiva alta, que avalia a saúde do esôfago e do estômago. Durante o exame, um pequeno pedaço da parede do estômago é retirado e colocado em um frasco contendo ureia e um indicador de acidez.

Então, o resultado do teste é feito de acordo com a mudança na acidez desta mistura, pois se houver a bactéria no estômago irá ocorrer a produção da substância urease, que deixa a mistura menos ácida, indicando um resultado positivo. Para ter resultados confiáveis, veja como se preparar para o exame de endoscopia.

Resultados do teste

O resultado do teste sai em cerca de 5 minutos, mas a clínica pode demorar mais a entregar o resultado oficial para o paciente se outros aspectos da saúde intestinal também tiverem sido avaliados durante a endoscopia.

Quando o resultado do teste é positivo, significa que existe a presença de H. pylori no estômago, sendo necessário iniciar o tratamento com de antibióticos para eliminá-la, ajudando a melhorar os sintomas e prevenir complicações como o desenvolvimento de câncer, por exemplo.

No entanto, se o resultado for negativo, significa que a bactéria não está presente no estômago e que não é a causa da gastrite ou de outros problemas que possam estar causando incômodo no paciente, sendo necessário continuar a investigação médica. Veja como é feito o tratamento da H. pylori.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...