Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são os Remédios para Asma

Os remédios para asma como Budesonida e Salbutamol podem ser encontrados na farmácia popular e adquiridos gratuitamente para o controle da doença, aliviando os sintomas como falta de ar, tosse e chiado ao respirar.

Estes remédios devem ser prescritos pelo pneumologista, de acordo com a gravidade dos sintomas e o número de vezes em que surgem, levando em consideração também a intensidade das crises de asma que a pessoa apresenta e por isso o tratamento da asma pode não ser exatamente igual para todos.

Saiba quais são os Remédios para Asma

Remédios mais comuns para Asma

Os principais remédios para controle da asma são os broncodilatadores que facilitam a entrada do ar e os corticoides anti-inflamatórios que diminuem a inflamação crônica. Alguns exemplos são:

1. Broncodilatadores para asma

Os broncodilatadores são remédios que dilatam os brônquios dos pulmões facilitando a entrada de ar mas podem ser classificados como:

De ação curta, com efeito entre 4 e 6 horas:

  • Exemplos: Salbutamol ou Fenoterol
  • Indicação: devem ser usados durante a crise de asma porque dilatam os brônquios, facilitando a entrada de ar nos pulmões rapidamente
  • Efeitos colaterais: tremor nas mãos, agitação, nervosismo, palpitações cardíacas, dor de cabeça e arritmia

De ação longa, com efeito durante 12 horas:

  • Exemplos: Salmeterol ou Formoterol
  • Indicação: devem ser usados diariamente para tratar e controlar a asma mas nunca em crises de asma. Estes remédios dilatam os brônquios, facilitando a entrada de ar nos pulmões, de forma prolongada
  • Efeitos colaterais: tremor nas mãos, agitação, nervosismo, palpitações cardíacas, dor de cabeça e arritmia

2. Corticoides e anti-inflamatórios para asma

Os corticoides são usados em caso de asma porque combatem a inflamação crônica presente nos pulmões do asmático. Estes devem ser usados diariamente para o controle da asma e prevenção da crise asmática.

  • Exemplos de inalatórios: Beclometasona, Fluticasona, Budesonida, Mometasona, Ciclesonida
  • Exemplos de comprimidos: Prednisona, Prednisolona, Deflazacort
  • Exemplos de em forma de injeção: Metilprednisolona e Hidrocortisona

Geralmente o médico indica o uso de um remédio inalatório, conhecido popularmente como 'bombinha' da asma, que contém um broncodilatador e um corticoide inalatório, o que facilita o tratamento e o controle da doença. Assim a pessoa só precisa ter por perto apenas 1 medicamento que pode ser usado todos os dias antes de dormir e sempre que sentir falta de ar, durante o dia. Veja o passo a passo de como usar a bombinha da asma corretamente.

Outros remédios que também podem ser usados no controle da asma são os Anticolinérgicos como Brometo de Ipatrópio (Atrovent) ou Brometo de Tiotrópio (Spiriva) que relaxam os músculos dos pulmões para aliviar a sensação de falta de ar, e também as Xantinas que devem ser utilizadas em forma de comprimido ou injeção, como Teofilina, aminofilina ou Bamifilina.

Remédios para Asma na Gravidez

Os remédios para controlar a asma na gravidez podem ser exatamente os mesmos que a mulher já usava antes de engravidar. No entanto, o mais comum é que os sintomas da asma se tornem mais fracos durante a gravidez e por isso o médico pode substituir o remédio ou indicar uma dose menor, mas isso não indica que os remédios não possam ser usados na gravidez ou possam prejudicar a gravidez. Indica apenas que não há necessidade da mulher usar uma dose maior do que seu corpo realmente precisa.

Quais são os Remédios grátis para Asma

A farmácia popular disponibiliza a maioria dos remédios para asma de graça. Alguns exemplos são: Budesonida, Bromidrato de fenoterol, Formoterol, Salmeterol, Brometo de ipratrópio, Dipropionato de beclometasona e Sulfato de salbutamol. Para adquirir estes remédios gratuitos ou com preço muito baixo basta ir a uma consulta pelo SUS e ir à farmácia popular com documentos de identificação como identidade e CPF e a receita prescrita pelo médico do SUS.

Remédios naturais para Asma

Os remédios naturais, preparados com plantas medicinais, podem ajudar a combater os sintomas da asma, diminuindo a inflamação dos brônquios e melhorando a respiração. Algumas plantas medicinais que podem ser usadas para complementar o tratamento clínico da asma são:

Vassourinha-doceTíliaGingko-bilobaAlcaçuzVara-de-ouro
Rábano silvestreHipericãoCanforeiroTomilhoAlfazema
Uxi-amareloOnagraCelidôniaSalgueiroRorela

Para o chá: Ferver 1 xícara de água e adicionar 1 colher de (chá) da planta medicinal, tapar e deixar repousar por 3 minutos. Coar e beber a seguir, quando estiver morno.

Para utilizar estas plantas medicinais deve-se preparar um chá com uma delas e tomar diariamente para complementar o uso dos remédios receitados pelo médico. Veja outros exemplos de Remédios caseiros para asma.

A alimentação pode ser uma grande ajuda para o controle da Asma. Confira o que comer no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...