Budesonida: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2022

A budesonida é um remédio anti-inflamatório corticóide potente indicado para o tratamento de doenças respiratórias como rinite alérgica, asma brônquica ou pólipo nasal, pois age diminuindo a inflamação e o inchaço da mucosa nasal ou dos brônquios, aliviando os sintomas como coceira no nariz, espirros, nariz entupido ou dificuldade respiratória.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de spray nasal ou cápsulas para inalação, com os nomes comerciais Busonid, Noex ou Budecort, por exemplo, ou na forma de genérico sob a designação “budesonida”.

A budesonida pode ser usada por adultos ou crianças, e seu uso deve ser feito com indicação e orientação médica, de acordo com a apresentação do remédio e a condição a ser tratada. 

Para que serve

A budesonida é indicada para o tratamento de algumas condições inflamatórias das vias respiratórias como:

  • Rinite alérgica;
  • Rinite não alérgica;
  • Rinite sazonal;
  • Asma brônquica;
  • Bronquite crônica.

Além disso, a budesonida pode ser indicada para o tratamento ou prevenção de pólipo nasal após cirurgia.

A budesonida possui um efeito sobre a mucosa nasal ou dos brônquios, reduzindo a inflamação nesses locais, provocando o alívio inicial dos sintomas alérgicos cerca de 7 a 12 horas após o seu uso.

Esse remédio deve ser usado somente com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento de acordo com a condição a ser tratada.

Como usar

A forma de usar a budesonida varia de acordo com sua apresentação e inclui:

1. Budesonida inalatória

A budesonida inalatória pode ser encontrada na forma de cápsula de 200 mcg ou 400 mcg para ser usada por inalação oral utilizando o inalador fornecido na embalagem.

A cápsula de budesonida deve ser inserida no inalador, e usada colocando o inalador na boca com os lábios fechados ao redor do inalador, para inspirar o pó contido na cápsula. É importante inclinar a cabeça levemente para baixo e soltar o ar dos pulmões antes de inspirar o conteúdo do inalador.

As doses normalmente recomendadas da budesonida cápsula inalatória, para o tratamento da asma brônquica ou bronquite crônica, variam de acordo com a idade e incluem:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose normalmente recomendada é de 200 a 400 mcg, 2 vezes por dia, conforme orientação médica;
  • Crianças a partir de 6 anos: a dose normalmente recomendada é de 200 mcg, 2 vezes por dia, conforme orientação do pediatra.

Ao inspirar o inalador contendo a cápsula de budesonida, deve-se segurar o ar nos pulmões por 10 segundos antes de soltar novamente, para que o remédio exerça seu efeito.

A budesonida cápsula inalatória também pode ser indicada pelo pediatra para crianças com asma brônquica a partir de 1 ano de idade, e a dose recomendada deve ser orientada pelo médico.

O uso da budesonida cápsulas inalatórias em crianças deve sempre ser feito com a supervisão de um adulto, para garantir que o conteúdo do inalador seja utilizado corretamente e garantir a eficácia do tratamento.

É importante enxaguar a boca ou escovar os dentes imediatamente após a inalação da cápsula de budesonida. Além disso, deve-se limpar o inalador com uma escova ou pincel macio para retirar os resíduos da cápsula.

2. Budesonida spray nasal

A budesonida spray é uma suspensão aquosa que pode ser encontrada nas doses de 32 mcg ou 64 mcg e deve ser usada por via nasal, sendo importante assoar o nariz suavemente antes de fazer a aplicação.

O frasco de budesonida deve ser agitado antes do seu uso para misturar os componentes da fórmula e a ponta do aplicador deve ser inserido na narina para fazer a aplicação nasal.

As doses normalmente recomendadas da budesonida spray nasal, para o tratamento de rinites ou pólipos nasais em adultos ou crianças com mais de 6 anos, são de 256 mcg por dia, o que equivale a 2 aplicações de 64 mcg em cada narina ou 4 aplicações de 32 mcg em cada narina por dia. 

A dose máxima por dia não deve ultrapassar 256 mcg de budesonida, e pode ser aplicada uma vez ao dia ou dividida em 2 administrações de 126 mcg pela manhã e à noite, conforme orientação médica.

Após usar o spray nasal de budesonida, deve-se lavar o aplicador e a tampa protetora em água morna e deixar secar ao ar livre, antes de colocar no frasco novamente.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a budesonida na forma de spray nasal são irritação ou sangramento nasal, rinite, sinusite, dor de cabeça ou tosse.

Já a budesonida cápsulas inalatórias pode causar náusea, vômito, inflamação da garganta, infecção respiratória, dor de cabeça, aumento do peso, sinusite, palpitação cardíaca, dor abdominal, candidíase oral, má digestão, alteração da voz, dificuldade na fala ou boca seca.

Embora seja raro, a budesonida tanto na forma de spray nasal ou cápsula inalatória pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, formação de bolhas na pele, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave

Quem não deve usar

A budesonida não deve ser usada por mulheres grávidas, lactantes ou por pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula ou a outros corticóides. 

Além disso, o spray nasal de budesonida não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos de idade. Já a budesonida em cápsulas inalatórias, não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Budesonide nasal. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/budesonide-nasal.html>. Acesso em 07 fev 2022
  • EMS S/A. Budesonida suspensão spray 32 mcg/dose e 64 mcg/dose. 2017. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/BudesonidaEMS.pdf>. Acesso em 07 fev 2022
Mostrar bibliografia completa
  • DRUGS.COM. Budesonide Inhalation Powder. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/cdi/budesonide-inhalation-powder.html>. Acesso em 07 fev 2022
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Busonid Caps (budesonida) cápsulas inalatórias 200 cmg e 400 mcg. 2019. Disponível em: <https://www.ache.com.br/wp-content/uploads/application/pdf/bula-paciente-busonid-capsula-inalacao.pdf>. Acesso em 07 fev 2022
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Busonid (budesonida) suspensão aquosa 32 mcg/dose e 64 mcg/dose. 2019. Disponível em: <https://www.ache.com.br/wp-content/uploads/application/pdf/bula-paciente-busonid-suspensao-aquosa-nasal-32-e-64.pdf>. Acesso em 07 fev 2022
  • EUROFARMA LABORATÓRIOS S. A. Noex (budesonida) Suspensão em spray nasal 32 e 64 mcg/dose. 2014. Disponível em: <https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7891317464004.pdf>. Acesso em 07 fev 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.