Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com corticoides são frequentes e podem ser leves e reversíveis, desaparecendo quando se para de usar o medicamento, ou irreversíveis, sendo que estes efeitos vão ser proporcionais à duração do tratamento e frequência de administração.

Alguns dos efeitos adversos mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são:

1. Aumento de peso

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

Durante o tratamento com corticoides, algumas pessoas podem sofrer aumento de peso, porque este medicamento pode levar à redistribuição da gordura corporal, como ocorre na Síndrome de Cushing, juntamente com uma perda de tecido adiposo nos braços e nas pernas. Além disso, pode ocorrer aumento do apetite e retenção de líquidos, o que também pode contribuir para o aumento de peso. Veja como tratar o Síndrome de Cushing.

2. Alterações na pele

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

O uso de corticoides em excesso inibe os fibroblastos e reduz a formação de colágeno, o que pode levar à formação de estrias vermelhas na pele, muito marcadas e largas no abdômen, coxas, seios e braços. Além disso, a pele fica mais fina e frágil, podendo também surgir telangiectasias, equimoses, estrias e má cicatrização das feridas. 

3. Diabetes e pressão alta

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

O uso do corticoide aumenta as chances de diabetes, em pessoas pré dispostas a este acontecimento, porque leva a uma diminuição da captação da glicose. A diabetes normalmente desaparece ao parar de usar o remédio e só permanece quando os indivíduos têm predisposição genética para a doença.

Além disso, também pode ocorrer o aumento da pressão sanguínea pois é comum a retenção de sódio no organismo e também aumento do colesterol total.

4. Fragilidade dos ossos

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

O uso prolongado de corticoides pode provocar a diminuição do número e atividade dos osteoblastos e aumento dos osteoclastos, diminuição da absorção do cálcio e aumento da sua excreção urinária, tornando os ossos mais fracos e mais suscetíveis a sofrer de osteoporose e fraturas recorrentes.

5. Alterações no estômago e intestino

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

O uso de corticoides pode levar ao surgimento de sintomas como azia, refluxo e dor abdominal e pode surgir quando se usam estes remédios por alguns dias ou em simultâneo com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, por exemplo. Além disso, pode surgir o desenvolvimento de úlceras no estômago.

6. Infecções mais frequentes 

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

Pessoas que tomam pelo menos 20mg/dia de prednisona têm maior risco de desenvolver infecções, já que o tratamento com estes medicamentos deixa o sistema imunológico mais enfraquecido, tornando o organismo mais suscetível a infecções por microrganismos atípicos e infecções oportunistas causadas por fungos, bactérias, vírus e parasitas, podendo gerar infecções disseminadas graves.

7. Problemas de visão

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

O uso de corticoides pode levar a alterações nos olhos, como ao desenvolvimento de cataratas e glaucoma, aumentando a dificuldade em enxergar, especialmente em idosos. Assim, quem tem ou tem alguma história de glaucoma na família deve realizar o exame para avaliar a pressão ocular regularmente enquanto estiver tomando corticoide. 

8. Irritabilidade e insônia

Principais efeitos colaterais dos Corticoides

Pode ocorrer momentos de euforia, incluindo momentos de irritabilidade, nervosismo, vontade de chorar, dificuldade para dormir e, em alguns casos pode provocar depressão, além de perda de memória e diminuição da concentração.

Efeitos dos corticoides na gravidez

Os corticoides podem ser usados na gravidez desde que recomendados pelo obstetra, uma vez que o risco de provocar alterações no desenvolvimento do bebê são reduzidas.

Porém, nos primeiros 3 meses de gestação existem maiores chances de desenvolver alterações na boca do bebê, como fenda palatina, ocorrer nascimento prematuro ou bebê com baixo peso. Altas doses podem levar a uma diminuição do crescimento do bebê ainda no útero e aumenta as chances de nascer prematuro.

Efeitos dos corticoides em bebês e crianças

O uso de corticoides por bebês e crianças pode levar a atraso no crescimento, devido à diminuição da absorção de cálcio pelo intestino e efeito anti anabólico e catabólico nas proteínas dos tecidos periféricos.


Bibliografia

  • PEREIRA, Ana Líbia Cardozo et. al.. Uso sistêmico de corticosteróides: revisão da literatura. Med Cutan Iber Lat Am. 35. 1; 35-50, 2007
  • MANTECORP FARMASA. PREDSIM® (prednisolona). 2015. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 26 Jun 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem