Omalizumabe (Xolair): para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

O omalizumabe é um remédio injetável indicado para o tratamento da urticária crônica ou asma alérgica persistente, moderada a grave, quando o uso de corticóides ou antialérgicos não foram suficientes para melhorar os sintomas dessas doenças.

Esse remédio age diminuindo a ação do sistema imunológico, ajudando a aliviar os sintomas da asma ou da urticária e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com o nome comercial Xolair, na forma de seringa preenchida ou como pó para ser diluído antes do uso. Além disso, o omalizumabe é fornecido gratuitamente pelo SUS para o tratamento da asma alérgica.

O omalizumabe pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos, e deve ser usado somente com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Para que serve

O omalizumabe é indicado para o tratamento de algumas condições alérgicas que incluem:

  • Asma alérgica persistente, moderada a grave, em adultos ou crianças com mais de 6 anos;
  • Urticária crônica espontânea, em adultos ou crianças com mais de 12 anos;
  • Rinossinusite crônica com pólipo nasal, em adultos acima de 18 anos.

Nesses casos, o omalizumabe é indicado pelo médico quando os sintomas não melhoraram com o uso de corticóides ou antialérgicos.

O uso do omalizumabe deve ser feito somente com indicação do médico que deve orientar a forma de uso.

Como usar

O omalizumabe deve ser usado através da aplicação subcutânea, ou seja, sobre a pele, conforme orientação médica. As doses do omalizumabe devem ser calculadas pelo médico de acordo com a idade, o peso corporal, e da condição a ser tratada. Além disso, a frequência da administração do omalizumabe deve ser determinada pelo médico, em função do nível sérico basal de imunoglobulina E, que deve ser medida antes do início do tratamento, em função do peso corporal.

A seringa preenchida de omalizumabe já é pronta para uso, não necessitando ser diluída antes do uso. No entanto, o omalizumabe em pó deve ser diluído com a solução da ampola diluente fornecida na embalagem.

É importante sempre seguir as orientações do médico sobre a forma correta de uso do omalizumabe.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com o omalizumabe são dor de cabeça, dor na parte superior do abdômen e reações no local de injeção, como dor, vermelhidão, coceira ou inchaço.

Além disso, embora seja mais raro, pode ainda ocorrer faringite, vertigem, sonolência, formigamento, desmaio, hipotensão postural, rubor, tosse, broncoespasmo alérgico, náusea, diarreia, má digestão, urticária, aumento da sensibilidade à luz ou claridade, aumento de peso, cansaço, inchaço nos braços e sintomas de gripe.

Quem não deve usar

O omalizumabe não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao omalizumabe ou qualquer outro componente da fórmula.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Xolair seringa preenchida. 2021. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-XOLAIR-solucao-injetavel-Medico.pdf>. Acesso em 28 jan 2022
  • NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Xolair pó para diluição. 2021. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-XOLAIR-Po-Liofilizado-para-Solucao-Injetavel-Medico.pdf>. Acesso em 28 jan 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • O que comer para asma

    02:48 | 291913 visualizações