Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a bombinha para Asma corretamente

As bombinhas da asma, tais como Aerolin, Berotec e Seretide, são indicadas para o tratamento e controle da asma e devem ser usadas segundo as orientações do pneumologista.

Existem dois tipos de bombinhas: as que possuem broncodilatador, para alívio dos sintomas, e as bombinhas com corticoide, que servem para tratar a inflamação dos brônquios, característica da asma. Veja quais os sintomas comuns da asma.

Para usar a bombinha da asma corretamente deve-se ficar sentado ou de pé e posicionar a cabeça ligeiramente inclinada para cima para que o pó inalado vá diretamente para as vias respiratórias e não fique acumulado no céu da boca, garganta ou na língua.

1. Como usar em adolescentes e adultos

Bombinha simples para adultos
Bombinha simples para adultos

O passo a passo para os adultos usarem a bombinha da asma corretamente é:

  1. Soltar todo o ar dos pulmões;
  2. Colocar a bombinha na boca, entre os dentes e fechar os lábios;
  3. Pressionar a bombinha enquanto respira profundamente pela boca, enchendo os pulmões de ar;
  4. Retirar o inalador da boca e parar a respiração por 10 segundos ou mais;
  5. Lavar a boca, sem engolir para que vestígios do medicamento não fiquem acumulados na boca ou no estômago.

Se for necessário usar a bombinha 2 vezes seguida, deve-se esperar cerca de 30 segundos e então repetir os passos começando pelo primeiro passo.

A quantidade de pó inalado geralmente não é perceptível, porque ele não tem gosto, nem aroma. Para verificar se a dose foi corretamente utilizada, deve-se observar o contador de doses presente no próprio aparelho.

Geralmente, o tratamento com bombinha também é acompanhado do uso de outros remédios, especialmente para reduzir as chances de ter uma crise. Veja quais os medicamentos mais utilizados no tratamento.

2. Como usar na criança

Bombinha com espaçador infantil
Bombinha com espaçador infantil

As crianças com mais de 2 anos de idade, e que usam bombinhas com spray, podem usar espaçadores, que são dispositivos que podem ser comprados nas farmácias ou pela internet. Esses espaçadores servem para garantir que a dose exata do medicamento chegue aos pulmões da criança.

Para usar a bombinha da asma com espaçador é recomendado:

  1. Colocar a válvula no espaçador;
  2. Agitar a bombinha da asma vigorosamente, com o bocal para baixo, por 6 a 8 vezes;
  3. Encaixar a bombinha no espaçador;
  4. Peça a criança para soltar o ar dos pulmões;
  5. Coloque o espaçador na boca, entre os dentes da criança e peça para fechar os lábios;
  6. Disparar a bombinha em spray e esperar que a criança respire pela boca (pelo espaçador) de 6 a 8 vezes de forma lenta e profunda. Tapar o nariz pode ajudar a criança a não respirar pelo nariz.
  7. Retire o espaçador da boca;
  8. Lavar a boca e os dentes e depois cuspir a água.

Se for necessário usar a bombinha 2 vezes seguida, deve-se esperar cerca de 30 segundos e então repetir os passos começando pelo passo 4.

Para manter o espaçador limpo deve-se lavar o interior somente com água e deixar secar, sem passar toalhas ou pano de prato, para que não fiquem resíduos em seu interior. Também é aconselhado evitar o uso de espaçadores de plástico porque o plástico atrai as moléculas do medicamento para ele, assim o medicamento pode ficar acoplado em suas paredes e não chegar aos pulmões.

3. Como usar no bebê

Bombinha da asma com espaçador para bebês
Bombinha da asma com espaçador para bebês

Para usar a bombinha da asma em bebê e crianças pequenas, de até 2 anos de idade, pode-se recorrer aos espaçadores que possuem forma de nebulizador, envolvendo o nariz e a boca.

Para usar a bombinha da asma em bebês deve-se:

  1. Colocar a máscara no bocal do espaçador;
  2. Agitar a bombinha com vigor, com o bucal para baixo, durante alguns segundos;
  3. Encaixar a bombinha da asma no espaçador;
  4. Sente-se e coloque o bebê numa de suas pernas;
  5. Coloque a máscara no rosto do bebê, cobrindo nariz e boca;
  6. Dispare o bombinha em spray 1 vez e espere o bebê inspirar por cerca de 5 a 10 vezes através da máscara;
  7. Retire a máscara do rosto do bebê;
  8. Limpar a boca do bebê com uma fralda limpa molhada somente com água;
  9. Lavar a máscara e o espaçador somente com água e sabão neutro, deixando secar naturalmente, sem passar toalha ou pano de prato.

Se for necessário usar a bombinha mais uma vez, deve-se esperar 30 segundos e começar novamente pelo passo 2.

Dúvidas frequentes sobre a bombinha

1. A bombinha da asma vicia?

A bombinha da asma não causa dependência, por isso não vicia. Ela deve ser usada diariamente, e em alguns períodos pode ser necessário usar várias vezes ao dia, para alcançar o alívio dos sintomas da asma. Isso acontece quando o asmático entra num período em que a asma está mais 'atacada' e seus sintomas se tornam mais fortes e mais frequentes e a única forma de manter a respiração correta é usando a bombinha. 

Todavia, se for necessário usar a bombinha da asma mais do que 4 vezes ao dia, deve-se marcar uma consulta com o pneumologista para avaliar a função respiratória. Por vezes pode ser necessário realizar exames, outros medicamentos para controlar a asma, ou ajustar a dose para diminuir o uso da bombinha.

2. A bombinha da asma faz mal ao coração?

Algumas bombinhas da asma podem causar arritmia cardíaca, imediatamente após o seu uso. No entanto esta não é uma situação perigosa e não diminui os anos de vida do asmático.

O uso correto da bombinha da asma é essencial para facilitar a chegada do ar aos pulmões, e a falta de uso e o seu uso inadequado pode causar asfixia, sendo esta uma situação grave, de emergência médica. Veja como agir em: Primeiros socorros para crise asmática.

3. Grávidas podem usar a bombinha da asma?

Sim, a gestante pode usar a mesma bombinha da asma que usava antes de engravidar mas além de ser acompanhada pelo obstetra é indicado que ela também chega acompanhada pelo pneumologista durante a gravidez. Veja mais detalhes do tratamento em: Como tratar a asma na gravidez.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar