Formoterol: para que serve e como usar

Atualizado em março 2024

Formoterol é um broncodilatador indicado para o tratamento a longo prazo da asma, bronquite crônica, enfisema ou DPOC, e para prevenir crises de broncoespasmos dessas doenças, causadas por substâncias alergênicas, ar frio ou exercício.

Esse remédio pode ser fornecido gratuitamente pelo SUS ou comprado em farmácias na forma de cápsulas duras de 12 mcg para inalação, com os nomes comerciais Fluir ou Formocaps.

Leia também: Bombinha de asma: tipos, como usar e dúvidas comuns tuasaude.com/como-usar-a-bombinha-da-asma-corretamente

O formoterol deve ser usado com indicação do pneumologista, com doses individualizadas, de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas, podendo em alguns casos der indicadas formulações em que o formoterol está associado a corticoides, como budesonida, fluticasona ou beclometasona.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O formoterol é indicado para o tratamento a longo prazo de:

  • Asma;
  • Bronquite crônica;
  • Enfisema pulmonar;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Além disso, esse remédio pode ser indicado para prevenir crises de broncoespasmos dessas doenças ou para prevenir crises induzidas pelo exercício, ar frio ou substâncias alergênicas.

No entanto, o formoterol não deve ser usado para o tratamento de crises agudas de asma ou broncoespasmo, mas somente para sua prevenção. Veja os principais remédios para o controle e crises de asma.

O uso do formoterol deve ser feito somente com indicação do pneumologista que pode recomendar doses de forma individualizada, de acordo com a condição a ser tratada ou prevenida.

Como funciona

O formoterol é um broncodilatador inalatório de ação longa, que age abrindo os brônquios dos pulmões, facilitando a entrada de ar e a respiração. Entenda para que serve o principais tipos de broncodilatadores.

Esse remédio exerce seu efeito cerca de 1 a 3 minutos após a inalação e com duração de até 12 horas.

Como usar

O formoterol cápsulas duras 12 mcg deve ser usado por inalação oral utilizando o inalador fornecido na embalagem.

As doses normalmente recomendadas do formoterol cápsula inalatória, variam de acordo com a idade e condição a ser tratada e incluem:

Indicação Posologia
Tratamento de controle da asma, bronquite crônica, enfisema ou DPOC
  • Adultos: 1 a 2 cápsulas inalatórias, 2 vezes por dia;
  • Crianças com mais de 5 anos: 1 cápsula inalatória, 2 vezes por dia.

O uso do formoterol nesses casos deve ser feito junto com um corticoide inalatório receitado pelo médico.

Prevenção de broncoespasmo induzido por exercício ou substâncias alergênicas 
  • Adultos: 1 ou 2 cápsulas inalatória, conforme orientação médica;
  • Crianças com mais de 5 anos: 1 cápsula inalatória, de acordo com a recomendação do médico.

Nesses casos, o formoterol deve ser usado 15 minutos antes do exercício ou exposição a substâncias alergênicas.

O uso do formoterol cápsulas inalatórias em crianças deve sempre ser feito com a supervisão de um adulto, para garantir que o conteúdo do inalador seja utilizado corretamente e garantir a eficácia do tratamento.

Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de associações do formoterol com corticoide na mesma cápsula inalatória, como formoterol + budesonida, formoterol + fluticasona ou formoterol + beclometasona. Saiba como usar o formoterol + budesonida.

Leia também: Fluticasona: para que serve e como usar tuasaude.com/fluticasona

Como utilizar a cápsula inalatória

Para usar a cápsula inalatória de formoterol, deve-se:

  1. Retirar a cápsula de formoterol da embalagem, no momento em que for usar;
  2. Abrir a tampa do inalador;
  3. Colocar a cápsula no compartimento interno do inalador;
  4. Fechar a tampa do inalador e pressionar o botão para que a cápsula seja perfurada;
  5. Soltar o ar dos pulmões o máximo que conseguir;
  6. Colocar o inalador na boca com os lábios fechados ao redor do inalador ;
  7. Inspirar o pó contido na cápsula;
  8. Segurar o ar nos pulmões por 10 segundos antes de soltar novamente, para que o remédio exerça seu efeito.

Após a utilização, deve-se descartar a cápsula utilizada e limpar o inalador com uma escovinha ou pincel macio limpo e seco, que deve ser reservado somente para essa finalidade.

Caso se utilize o formoterol associado a um corticoide, deve-se enxaguar a boca ou escovar os dentes imediatamente após a inalação.

As cápsulas duras de formoterol, devem ser usadas somente para inalação, e não devem ser ingeridas por via oral.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do formoterol são tremor, dor de cabeça, palpitações cardíacas, boca seca, irritação na garganta ou tontura.

Além disso, o formoterol pode causar piora do problema respiratório ou exacerbação grave da asma, devendo nesses casos, procurar ajuda médica imediatamente.

Embora seja mais raro, o formoterol também pode causar reações alérgicas graves, com sintomas como sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de alergia grave.

Quem não deve usar

O formoterol não deve ser usado por crianças com menos de 5 anos ou por pessoas que tenham alergia ao fumarato de formoterol di-hidratado.

Durante a gravidez ou amamentação, o formoterol só deve ser usado com indicação médica, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e os potenciais riscos para o bebê.

Além disso, para o tratamento a longo prazo da asma, o formoterol deve ser usado quando o uso de corticoides sozinhos não foram suficientes para controlar a asma.

O formoterol não deve ser usado para aliviar as crises agudas de asma.

Leia também: Crise de asma: sintomas, o que fazer e como evitar que aconteça tuasaude.com/primeiros-socorros-na-crise-de-asma