Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

7 remédios caseiros para Chikungunya

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
dezembro 2022

Os chás de equinácea, matricária e o ginseng são bons exemplos de remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico da chikungunya, pois ajudam a fortalecer o sistema imune, além de aliviarem alguns sintomas típicos da infecção, como dor de cabeça, cansaço ou dores musculares.

O tratamento caseiro da febre chikungunya consegue aliviar os sintomas e diminuir a frequência do uso dos analgésicos, combatendo de forma natural, sem prejudicar o fígado, mas devem ser usados com conhecimento médico.

Assim, é importante lembrar que estes remédios não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, servindo apenas como um complemento para acelerar a recuperação e aliviar mais rápido os sintomas. Veja quais os remédios indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 2

1. Fortalecer o sistema imune

O chá de equinácea (Echinacea purpurea) é excelente para fortalecer o sistema de defesa da pessoa, pois é anti-inflamatória e imunomoduladora e pode ser feito adicionando 1 colher (de sopa) em 150 ml de água fervente. Deixar repousar por 3 a 5 minutos, coar e tomar morno, 3 vezes ao dia.

2. Baixar a febre

Tomar um chá morno preparado com folhas de salgueiro (Salix alba) ajuda a baixar a febre porque esta planta medicinal promove o suor, o que baixa naturalmente a temperatura do corpo.

Para preparar este chá corretamente deve-se usar 1 colher (de chá) das folhas secas em 150 ml de água fervente, deixar repousar por 5 minutos, coar e tomar a cada 6 horas.

3. Combater a dor muscular e articular

Uma excelente estratégia natural de combater as dores causadas pela Chikungunya é usar as compressa de pimenta caiena ou canforeiro (Cinnamomum camphora), ou esfregar óleo essencial de hipericão nas partes mais doloridas, já que possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Para as compressas deve-se preparar um chá forte e deixar esfriar. Quando estiver frio, molhar uma gaze limpa e aplicar na região dolorida deixando atuar por 15 minutos.

4. Aliviar a dor de cabeça

Os remédios caseiros para aliviar a dor de cabeça que pode acontecer na Chikungunya devem ter propriedade analgésica e anti-inflamatória. Assim, pode-se esfregar 2 gotas de óleo essencial de hortelã na testa ou na nuca ou consumir o chá de salgueiro (Salix alba), por exemplo, para promover o alívio da dor de cabeça.

O chá de matricária (Tanacetum vulgare) é também muito indicado para diminuir a dor de cabeça e basta preparar com 1 colher (de chá) para cada 150 ml de água quente. Deixar amornar, coar e tomar 2 vezes ao dia. Outra possibilidade é tomar 1 cápsula de tanaceto por dia.

5. Combater o cansaço e exaustão

Excelentes opções naturais para melhorar a disposição, combater o cansaço e reduzir a exaustão típica da doença, é usar o ginseng, o guaraná em pó ou o mate, já que possuem propriedades estimulantes.

Pode-se comprar o guaraná em farmácias e lojas de produtos naturais e tomar misturando 1 colher (de sopa) em meio copo de água fria. O ginseng e o mate podem ser preparados adicionando 1 colher (de chá) de cada planta em 150 ml de água fervente. Tomar morno 3 vezes ao dia.

6. Aliviar náuseas e vômitos

O chá de gengibre com camomila possui propriedade antiemética, anti-inflamatória e anti-espasmódica, ajudando a aliviar a náusea e os vômitos que podem acontecer devido à Chikungunya, possuindo efeito prolongado. Para preparar esse chá, basta ferver 150 ml de água com 1 cm de raiz de gengibre e depois adicionar 1 colher (de chá) de flores de camomila. Em seguida, coar e tomar 3 vezes ao dia.

7. Parar a diarreia

Para parar a diarreia, pode-se tomar a água de arroz, que é capaz de regular o funcionamento do intestino, diminuindo a quantidade de evacuações e tornando as fezes mais volumosas. A água de arroz pode ser preparada facilmente em casa e é recomendado tomar 1 litro por dia até parar a diarreia. Veja mais sobre como preparar e usar a água de arroz para parar a diarreia.

Além de tomar a água do arroz, pode-se tomar o chá de pau de canela, já que possui propriedades que ajudam a "prender" o intestino. Para isso, basta ferver durante 10 minutos 1 pau de canela em 200 ml de água e tomar o chá ainda morno 2 vezes ao dia.

Veja ainda como deve ser a alimentação em casos de diarreia:

Como usar os remédios caseiros corretamente

Para combater mais de um sintoma é possível misturar os chás, usando as proporções indicadas e tomar a seguir. No entanto, se houver piora da febre ou surgirem outros sintomas que não existiam, como formigamentos, dor no tórax ou vômitos frequentes deve-se voltar ao médico, já que esses sintomas podem ser indicativos de gravidade, sendo necessário internamento hospitalar.

Grávidas e crianças só devem usar estes remédios caseiros com conhecimento médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • O que comer para a diarreia

    03:24 | 1382624 visualizações