Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chás para garganta inflamada

Um ótimo chá para acalmar a garganta inflamada e a dor de garganta é o chá de abacaxi, que é rico em vitamina C e ajuda a fortalecer o sistema imune, podendo ser consumido até 3 vezes por dia. O chá de tanchagem e de gengibre com mel também são opções de chás que podem ser tomados para melhorar os sintomas de garganta inflamada.

Além de tomar chá, durante o período em que a garganta estiver irritada, com a sensação de que está arranhando é importante manter a garganta sempre bem hidratada e por isso deve-se beber pequenos golinhos de água ao longo do dia, pois isto também auxilia na recuperação do corpo e ajuda a combater esse desconforto e diminui a tosse seca e irritativa. Veja como preparar chás de plantas medicinais para garganta inflamada.

1. Chá de abacaxi com mel

Chás para garganta inflamada

O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C que fortalece o sistema imune, combatendo diversas doenças, especialmente as doenças virais, sendo ótimo para tratar a garganta inflamada que é causada por gripes, resfriados ou por ter forçado a voz em uma apresentação, show ou aula, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi (com casca);
  • ½ litro de água;
  • Mel à gosto.

Modo de preparo

Coloque 500 ml de água numa panela e acrescente 2 fatias de abacaxi (com casca) deixando ferver por 5 minutos. A seguir, tirar o chá do fogo, tampar a panela, deixar amornar e coar. Este chá de abacaxi deve ser bebido várias vezes ao dia, ainda morno e deve ser adoçado com um pouquinho de mel, para tornar o chá mais viscoso e ajudar a lubrificar a garganta.

2. Chá de sálvia com sal

Chás para garganta inflamada

​Uma outra excelente solução caseira para dor de garganta é o gargarejo com o chá morno de sálvia com sal marinho.

A dor de garganta diminui rapidamente pois a sálvia possui propriedades adstringentes que aliviam temporariamente a dor e o sal marinho possui propriedades anti-sépticas que ajudam na recuperação do tecido inflamado.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de sálvia seca;
  • ½ colher (chá) de sal marinho;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Basta derramar a água fervente sobre a sálvia e tampar o recipiente, deixando a mistura em infusão por 10 minutos. Após o tempo estabelecido o chá deve ser coado e o sal marinho deve ser adicionado. A pessoa com dor de garganta deve fazer gargarejos com a solução morna, pelo menos 2 vezes por dia.

3. Chá de tanchagem com própolis

Chás para garganta inflamada

A tanchagem possui ação antibiótica e anti-inflamatória sendo útil para ajudar a combater os sinais e sintomas de inflamação na garganta e quando tomado morno seus efeitos são ainda melhores porque acalmam a irritação da garganta.

Ingredientes:

  • 30 g de folhas de tanchagem;
  • 1 litro de água;
  • 10 gotas de própolis.

Modo de preparo:

Para preparar o chá deve-se ferver a água, adicionar as folhas de tanchagem e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e acrescentar as 10 gotas de própolis, depois, é necessário fazer gargarejos de 3 a 5 vezes ao dia. Conheça outros benefícios do chá de tanchagem.

4. Chá de eucalipto

Chás para garganta inflamada

O eucalipto é anti-séptico natural e auxilia o corpo a combater os microrganismos que podem estar causando a dor de garganta.

Ingredientes:

  • 10 folhas de eucalipto;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e depois adicionar as folhas do eucalipto. Deixar esfriar um pouco e inalar o vapor que sai deste chá no mínimo 2 vezes ao dia por 15 minutos.

5. Chá de gengibre com mel

Chás para garganta inflamada

O gengibre é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e analgésica, por isso é muito usada para aliviar a garganta inflamada. Da mesma forma, o mel é um produto anti-inflamatório que ajuda a combater os microrganismos que podem provocar inflamação na garganta.

Ingredientes

  • 1cm de gengibre;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Colocar o gengibre em uma panela com a água e ferver por 3 minutos. Depois de ferver, tampar a panela e deixar o chá esfriar. Depois de morno, coar a água, adoçar com o mel e beber de 3 a 4 vezes por dia. Veja como preparar outras receitas de chá de gengibre.

Outras dicas para combater garganta inflamada

Outra opção para melhorar a garganta inflamada é comer um quadradinho de chocolate meio amargo ao mesmo tempo que 1 folhinha de hortelã, pois esta mistura ajuda a lubrificar a garganta, eliminando o desconforto.

O chocolate deve ter mais de 70% de cacau porque esse contém maior quantidade de flavonoides que contribuem para combater a garganta inflamada. Também pode-se preparar uma vitamina de fruta, batendo 1 quadradinho do mesmo chocolate a 70%, com 1/4 de copo de leite e 1 banana, porque essa vitamina alivia a dor de garganta.

Assista no vídeo a seguir mais estratégias naturais para quando estiver com dor de garganta:

CURAR A DOR DE GARGANTA com remédios naturais incríveis

525 mil visualizações

Bibliografia >

  • MEO, Sultan A. et al. Role of honey in modern medicine. Saudi Journal of Biological Sciences. Vol.24, n.5. 975-978, 2017
  • CHANG, Jung S. et al. Fresh ginger (Zingiber officinale) has anti-viral activity against human respiratory syncytial virus in human respiratory tract cell lines. Journal of Ethnopharmacology. Vol.145, n.1. 146-151, 2013
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Monografia da espécie Eucalyptus globulus Labill (EUCALIPTO). 2015. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/05/Monografia-Eucalyptus.pdf>. Acesso em 20 Jan 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Monografia da espécie Plantago major L. (TANCHAGEM). 2014. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/25/Vers--o-cp-Plantago-major.pdf>. Acesso em 15 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem