Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Remédios Naturais para Garganta Inflamada

Um ótimo remédio natural para acalmar a garganta inflamada e a dor de garganta é o abacaxi, que pode ser consumido naturalmente, ou em forma de suco ou chá. Mas o chocolate e a hortelã também são excelentes.

Durante o período em que a garganta estiver irritada, com a sensação de que está arranhando e há tosse seca é importante manter a garganta sempre bem hidratada e por isso deve-se beber pequenos golinhos de água ao longo do dia, mas tomar um chá morno adoçado com mel também é uma ótima solução natural para combater esse desconforto e diminuir a tosse seca e irritativa. Veja como preparar algumas ótimas soluções caseiras contra dor de garganta.

5 Remédios Naturais para Garganta Inflamada

1. Chá de abacaxi para garganta inflamada

O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C que fortalece o sistema imune, combatendo diversas doenças, especialmente as doenças virais, sendo ótimo para tratar a garganta inflamada que é causada por gripes, resfriados ou por ter forçado a voz num show ou manifestação, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi (com casca)
  • 1/2 litro de água
  • mel à gosto

Modo de preparo

Coloque 500 ml de água numa panela e acrescente as 2 fatias de abacaxi (com casca) deixando ferver por 5 minutos. A seguir tire o chá do fogo, tape a panela e deixe amornar e coe. Este chá de abacaxi deve ser bebido várias vezes ao dia, ainda morno e deve ser adoçado com um pouquinho de mel, para tornar o chá mais viscoso e ajudar a lubrificar a garganta.

2. Chocolate com hortelã para garganta irritada

Comer um quadradinho de chocolate meio amargo ao mesmo tempo que 1 folhinha de hortelã é uma ótima forma de lubrificar a garganta, eliminando o desconforto. O chocolate deve ter mais de 70% de cacau porque esse contém maior quantidade de flavonoides que contribuem para combater a laringite.

Preparar uma vitamina de fruta batendo 1 quadradinho de chocolate com 1/4 de copo de leite e 1 banana também é uma boa opção de remédio caseiro para dor de garganta.

3. Chá de sálvia para garganta arranhando 

5 Remédios Naturais para Garganta Inflamada

​Uma outra excelente solução caseira para dor de garganta é o gargarejo com o chá morno de sálvia com sal marinho. 

A dor de garganta diminui rapidamente pois a salva possui propriedades adstringentes que aliviam temporariamente a dor e o sal marinho possui propriedades anti-sépticas que ajudam na recuperação do tecido inflamado.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de sálvia seca
  • ½ colher (chá) de sal marinho
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo

Basta derramar a água fervente sobre a salva e tampar o recipiente, deixando a mistura em infusão por 10 minutos. Após o tempo estabelecido o chá deve ser coado e o sal marinho deve ser adicionado. O indivíduo com dor de garganta deve fazer gargarejos com a solução morna, pelo menos 2 vezes por dia.

4. Chá de tanchagem para garganta coçando

A tanchagem possui ação antibiótica e anti-inflamatória sendo útil para ajudar a combater os sinais e sintomas de inflamação na garganta e quando tomado morno seus efeitos são ainda melhores porque acalmam a irritação da garganta.

Ingredientes:

  • 30g de folhas de tanchagem (Plantago Major L.)
  • 1 litro de água
  • 10 gotas de própolis

Modo de preparo:

Para preparar o chá ferva a água, apague o fogo, adicione as folhas de tanchagem e deixe repousar por 10 minutos. Espere amornar, coe e acrescente as 10 gotas de própolis e faça gargarejos de 3 a 5 vezes ao dia com este chá.

5. Chá de eucalipto para garganta irritada e vermelha

5 Remédios Naturais para Garganta Inflamada

O eucalipto é anti-séptico e em conjunto auxiliam o organismo no combate aos micro-organismos causadores da dor de garganta.

Ingredientes:

  • 10 folhas de eucalipto (Eucalypitus globulus)
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água e depois adicione as folhas do eucalipto. Deixe esfriar um pouco e inale o vapor que sai deste chá no mínimo 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos.

Outras formas caseiras de combater a dor de garganta 

Assista no vídeo a seguir mais estratégias naturais para quando estiver com dor de garganta:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...