Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 Benefícios e Receitas com Ginseng

O ginseng é uma planta medicinal com diversos benefícios para saúde, ele tem ação estimulante e revitalizante, sendo ótimo para quando se está muito cansado e estressado, precisando de um estímulo extra para continuar com suas atividades diárias.

Além disso, o ginseng é ótimo para regular a pressão sanguínea, baixar o colesterol e ainda é excelente para melhorar a circulação sanguínea, sendo especialmente indicado para melhorar a vida íntima, aumentando o prazer do casal. Assim, os principais benefícios do ginseng para a saúde incluem:

  1. Melhorar a circulação sanguínea (ginseng coreano: Panax ginseng,);
  2. Acalmar e reduzir o estresse (ginseng americano: Panax quinquefolius,);
  3. Prevenir a gripe, principalmente em idosos porque tem ação imunoestimulante;
  4. Prevenir o câncer porque é rico em antioxidantes;
  5. Reduzir os sintomas de impotência sexual porque melhora a circulação sanguínea;
  6. Diminuir o cansaço e a fadiga porque é um excelente tônico cerebral;
  7. Promove o bem-estar geral porque combate o cansaço e a sonolência;
  8. Melhorar a memória e a concentração nos estudos e no trabalho;
  9. Diminuir o cortisol e consequentemente o estresse; 
  10. Ajudar a regular a pressão arterial.

Para aproveitar todos estes benefícios é preciso consumir o ginseng sempre que for necessário. Ele é um bom complemento para quem está estudando, num período de provas, ou num momento mais cansativo no trabalho.

O consumo regular de até 8 gramas diárias de raiz de ginseng durante estes períodos pode contribuir para o bem-estar, fazendo com que a pessoa cumpra seus desafios, no entanto, doses maiores são desaconselhadas porque podem ter o efeito contrário.

Como usar o Ginseng

Aqui estão 3 ótimas receitas com ginseng para você aproveitar todas as suas propriedades e benefícios, mas elas devem ser evitadas por pessoas e não devem ser consumidas por mulheres grávidas.

Sopa de macarrão com ginseng

10 Benefícios e Receitas com Ginseng

Esta sopa é energizante e melhora a digestão, sendo uma boa opção para o jantar, num dia frio. 

Ingredientes

  • 1,5 litro de água
  • 15 g de raiz de ginseng fresca
  • 3 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 2,5 cm de gengibre
  • 150 g de cogumelos
  • 200 g de macarrão
  • 1 punhado de salsinha picada
  • sal e pimenta à gosto
  • 2 colheres de azeite para refogar

Modo de preparo

Refogue o alho e a cebola em azeite até que fiquem dourados, a seguir acrescente a água, o ginseng, a cenoura, gengibre e cogumelos de deixe em fogo médio até que a cenoura fique macia. Depois acrescente o macarrão e tempere à gosto, até que a sopa fique macia e saborosa. Retire o ginseng e o gengibre e sirva a sopa ainda quente.

Tintura de ginseng para o fígado

10 Benefícios e Receitas com Ginseng

Essa tintura é fácil de preparar e e aumenta os mecanismos de defesa do corpo e fornece uma sensação de bem-estar, equilibrando as energias do fígado. Também serve para combater a fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, astenias físicas e psíquica, bradicardia, impotência, problemas de fertilidade masculina, arteriosclerose e depressão.

Ingredientes

  • 25 g de goji
  • 25 g de ginseng
  • 25 g de aveia
  • 5 g de raiz de alcaçuz
  • 400 ml de vodka 

Modo de preparo

Pique todos os ingredientes e coloque num recipiente de vidro escuro, devidamente limpo e esterilizado. Cubra com a vodka e certifique que todos os ingredientes estão cobertos pela bebida. Deixe dentro de um armário, ao abrigo da luz e agite diariamente, durante 3 semanas. Depois desse tempo a tintura estará pronta para ser usada, basta coar e guardar sempre dentro de um armário, num recipiente com vidro escuro, como uma garrafa de cerveja, por exemplo.

O prazo de validade é de 6 meses. Para tomar basta diluir 1 colher de sopa dessa tintura num pouquinho de água e tomar diariamente.

Chá de ginseng para combater o cansaço

10 Benefícios e Receitas com Ginseng

Ingredientes

  • 100 ml de água
  • 2,5 g de ginseng

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e, quando esta estiver borbulhando, adicionar o ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.

Ginseng em cápsulas

Em cápsulas é comercializado por diversos laboratórios, podendo ser encontrado facilmente em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais como o Mundo Verde, por exemplo. Como a dose de cada cápsula varia de um laboratório para o outro, para consumir deve-se ficar atento as intruções do rótulo, mas geralmente a dose diária varia entre 1 a 3 cápsulas ou comprimidos, junto às refeições.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...