Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 remédios caseiros para coceira nas partes íntimas

Alguns produtos preparados em casa podem ser usados para aliviar a coceira nas partes íntimas como banhos de assento preparados à base de camomila ou uva-ursina, misturas feitas com óleo de coco ou óleo de malaleuca e solução de limpeza feita por algumas ervas medicinais, como alecrim, sálvia e tomilho.

Os benefícios do uso dessas substâncias não são comprovados, pois não existem estudos suficientes que avaliam os resultados, no entanto, são produtos muito utilizados popularmente e isto pode ser explicado pelas propriedades antialérgicas e calmantes destes remédios caseiros.

Ao surgir a coceira nas partes íntimas é importante consultar um médico ginecologista ou urologista para descobrir a causa deste sintoma, que pode ser candidíase, balanite ou infecções sexualmente transmissíveis, como vulvovaginites e HPV. Saiba mais quais são os sintomas de HPV e como tratar.

4 remédios caseiros para coceira nas partes íntimas

1. Solução de limpeza feita de ervas medicinais

Ingredientes

  • 375 ml de água;
  • 2 colheres (de chá) de tomilho seco;
  • 1 colher (de chá) de alecrim seco;
  • 1 colher (de chá) de sálvia seca.

Modo de preparo

Ferver a água, adicionar as ervas e deixar tampado, descansando por, aproximadamente, 20 minutos. Em seguida, é necessário coar esta infusão e utilizar como solução de limpeza da região íntima 2 vezes por dia.

2. Banho de assento de camomila

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de extrato seco de camomila;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a camomila na água fervendo, esperar 10 minutos, coar e depois misturar essa solução em uma bacia com água morna e ficar sentado com a parte íntima em contato com a água, por aproximadamente por 15 minutos. Não é necessário enxaguar depois, pois este processo vai aliviar a coceira.

3. Óleo de coco ou malaleuca

O óleo de coco e o óleo de malaleuca podem ser utilizados para aliviar os sintomas de coceira na parte externa da região genital, pois ajuda a diminuir a irritação, para isso é necessário passar produtos próprios para a pele que tenham esses óleos em sua composição. Veja mais outras formas de usar a malaleuca.

4. Banho de assento de uva-ursina

Outro remédio caseiro usado para coceira nas partes íntimas é a solução de uva-ursina que pode ser utilizada para fazer banho de assento. Esta planta tem propriedades propriedades antimicrobianas e diminui a proliferação da Candida albicans, por exemplo.

Ingredientes

  • 4 colheres (de chá) de folhas secas de uva-ursina;
  • 1 litro de água.

​​Modo de preparo

Adicionar a erva medicinal de uva-ursina à água fervente e deixar em repouso, devidamente tampado, por cerca de 10 minutos. Depois de esfriar, deve-se coar e colocar o líquido em uma bacia e sentar por cerca de 20 minutos.

Outras formas de aliviar a coceira nas partes íntimas

Além destes remédios caseiros, também podem ser usados probióticos como os lactobacilos que ajudam a repor a flora vaginal e tratar a infecção. Saiba mais como usar lactobacilos para infecção vaginal.

Bibliografia >

  • PAULIELLO, Kassandra E. Ação anti-histamínica da pomada de Melaleuca Sp. Trabalho Final do Mestrado Profissional, 2016. Universidade do Vale do Sapucaí.
  • VUJIC, Goran et al. Efficacy of orally applied probiotic capsules for bacterial vaginosis and other vaginal infections: a double-blind, randomized, placebo-controlled study. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. Vol, 168, n.1. 75-79, 2013
  • SHINO, Beena et al. Comparison of Antimicrobial Activity of Chlorhexidine, Coconut Oil, Probiotics, and Ketoconazole on Candida albicans Isolated in Children with Early Childhood Caries: An In Vitro Study. Scientifica. Vol.2016. 1-5, 2016
  • COLETIVO FEMINISTA SEXUALIDADE E SAÚDE. Protocolo de cuidado na candidíase vaginal. Disponível em: <https://www.mulheres.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Candid%c3%adase.pdf>. Acesso em 12 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem