Pimenta caiena: 10 benefícios e como consumir

Atualizado em junho 2023
Evidência científica

A pimenta caiena é um fruto que promove muitos benefícios para a saúde, como favorecer o emagrecimento, ajudar no tratamento da psoríase, aumentar a libido, melhorar a circulação e aliviar as dores.

Esses benefícios são possíveis, porque a pimenta caiena é um condimento rico em capsaicina, flavonoides e betacaroteno, que são compostos alcalóides e carotenos com propriedades antioxidantes, analgésicas, termogênicas e anti-inflamatórias.

A pimenta caiena, conhecida também pelo nome científico Capsicum annuum L, é comercializada na forma fresca, desidratada ou em pó, sendo usada para temperar alimentos, como carnes, sopas e massas. Além disso, a pimenta caiena também é encontrada na forma de cremes ou suplementos em cápsulas, sendo usada para fins medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

O consumo da pimenta caiena fornece os seguintes benefícios para a saúde:

1. Ajudar no emagrecimento

Por ter ótimas quantidades de capsaicina, um composto alcaloide com efeito termogênico, a pimenta caiena estimula a queima de gordura corporal, ajudando no emagrecimento. Veja mais alimentos com efeito termogênico.

Além disso, a pimenta caiena também reduz a velocidade de digestão dos alimentos, diminuindo a fome ao longo do dia e favorecendo, assim, na perda de peso.

No entanto, para ajudar a emagrecer, a pimenta caiena deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à práticas regulares de atividades físicas.

2. Promover a libido

Por aumentar a frequência cardíaca, melhorando a circulação de sangue, além de promover a sensação de bem-estar e prazer, a pimenta caiena ajuda a promover a libido. Confira uma lista de alimentos que promovem a libido.

3. Aliviar a dor

A pimenta caiena alivia a dor, porque a capsaicina possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Assim, a pimenta caiena pode ser usada para complementar o tratamento de situações como dor muscular, artrite reumatoide e fibromialgia, por exemplo.

4. Melhorar a circulação

A pimenta caiena melhora a circulação sanguínea, porque é rica em capsaicina, um composto bioativo que promove a liberação de óxido nítrico, um composto que relaxa a musculatura das veias e artérias, facilitando a circulação de sangue. Conheça outros alimentos que melhoram a circulação.

5. Prevenir o envelhecimento precoce

Por conter luteína, zeaxantina e betacaroteno, que são carotenoides com ação antioxidante, a pimenta caiena protege as células da pele contra os danos provocados pelos radicais livres, prevenindo a formação de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.

6. Manter a saúde dos olhos

A pimenta caiena mantém a saúde dos olhos, porque é rica em luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem a retina dos olhos contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, ajudando a prevenir situações como catarata e degeneração macular, uma doença que diminui a nitidez e a capacidade da visão.

7. Evitar doenças cardíacas

Por ser uma boa fonte de compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios, como capsaicina, betacaroteno e flavonoides, a pimenta caiena melhora a saúde das artérias e ajuda a controlar os níveis de colesterol "ruim"; LDL, no sangue, evitando doenças cardíacas, como pressão alta, infarto e aterosclerose.

8. Ajudar no tratamento da psoríase

A pimenta caiena, na forma de creme, ajuda no tratamento da psoríase, aliviando a coceira e a vermelhidão. Isso porque a capsaicina inibe a ação da substância P, um neurotransmissor presente nas placas de psoríase que é responsável pela sensação de coceira. Confira outros remédios caseiros para psoríase.

9. Melhorar a digestão

Por aumentar a produção de enzimas digestivas e ácidos gástricos, a pimenta caiena melhora a digestão. Além disso, essa pimenta também pode estimular as bactérias benéficas do intestino, mantendo a flora intestinal saudável.

10. Diminuir o risco de câncer

A pimenta caiena pode ajudar a diminuir o risco de câncer, por conter flavonoides, betacaroteno e capsaicina, que são compostos bioativos com potente ação antioxidante, combatendo o excesso de radicais livres no organismo e impedindo o crescimento e a multiplicação de células cancerígenas.

A pimenta caiena é ardida?

A pimenta caiena é ardida, tendo cerca de 30 a 50 mil SHU, que é uma escala internacional para avaliar de ardência das pimentas. Assim, a pimenta caiena tem um grau de ardência médio, sendo bem tolerado por pessoas sensíveis a pimentas mais fortes como a malagueta e a habanero, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 1 g, o que equivale a cerca de 1 colher de café rasa, de pimenta caiena fresca:

Componente 1 colher de café (1g) de pimenta caiena fresca
Energia 3 calorias
Proteínas 0,1 g
Gorduras 0,1 g
Carboidratos 0,5 g
Fibras 0,2 g
Vitamina A 20,7 mcg
Betacaroteno 217,7 mcg
Luteína + zeaxantina 132,2 mcg

Para se obter todos os benefícios desse condimento, a pimenta caiena deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e variada, associada à prática regular de atividades físicas.

Como consumir

A pimenta caiena pode ser usada na forma fresca, desidratada ou em pó, para temperar carnes, aves, saladas, molhos, massas, frutos do mar, pizzas e sopas.

Além disso, a pimenta caiena também é usada para fins medicinais, sendo encontrada na forma de cremes ou suplementos em cápsulas.

1. Creme de pimenta caiena

O creme de pimenta caiena é comercializado em lojas de produtos naturais ou farmácias e normalmente contém uma concentração de 0,025% ou 0,075% de capsaicina.

Esse creme pode ser indicado pelo médico para ajudar no tratamento de situações como psoríase, dores musculares, artrite reumatoide, por exemplo, sendo geralmente indicado aplicar de 3 a 4 vezes por dia sobre a região a ser tratada.

2. Cápsulas de pimenta caiena

A pimenta caiena também é encontrada na forma de cápsulas, na dosagem de 30 a 500 mg. A dosagem geralmente indicada desse suplemento é de 1 a 4 cápsulas por dia, por até 3 semanas.

No entanto, o uso desse suplemento só deve ser feito sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

Em quantidades moderadas, a pimenta caiena não provoca efeitos colaterais. No entanto, a ingestão da pimenta caiena pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como queimação, irritação no estômago, intestino ou garganta, náusea, vômito, tosse e dor de cabeça.

Já o creme de pimenta caiena pode causar vermelhidão, sensação de calor extremo, ressecamento, inchaço e coceira na pele.

Quem não deve usar

Pessoas com gastrite, úlcera, pancreatite, hemorroidas, refluxo, diverticulite, síndrome do intestino irritável ou pressão alta, devem evitar a pimenta caiena.

O consumo de pimenta caiena não é indicada para crianças menores de 2 anos. Na forma de suplementos ou cremes, a pimenta caiena também não deve ser usada por mulheres grávidas ou em período de amamentação, por crianças e adolescentes.

Além disso, o creme de pimenta caiena não deve ser aplicado sobre a pele com feridas, queimaduras ou com eczema.

Pessoas que estejam usando remédios para tratar diabetes, asma ou pressão alta, analgésicos e anticoagulantes, devem consultar um médico antes de usar a pimenta caiena, pois esse condimento pode alterar o efeitos desses medicamentos.

Vídeos relacionados