9 remédios caseiros para pneumonia (comprovados!)

Evidência científica

Alguns remédios remédios caseiros, como chá de salgueiro branco, xarope de guaco e poejo e chá de tomilho, são boas opções para ajudar a aliviar os sintomas da pneumonia, como tosse, febre, dor de cabeça e dor muscular.

Esses remédios caseiros ajudam a aliviar os sintomas da pneumonia, porque possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, expectorantes, antitussígenas e relaxantes.

No entanto, os remédios caseiros devem ser usados apenas para ajudar a aliviar os sintomas da pneumonia. Assim, é importante sempre consultar o pneumologista para que seja feita uma avaliação completa e indicar o uso de remédios específicos, como antivirais ou antibióticos.

Leia também: 8 tratamentos para pneumonia tuasaude.com/tratamento-da-pneumonia
Imagem ilustrativa número 1

Para baixar a febre

Alguns remédios caseiros comprovados para baixar a febre na pneumonia são:

1. Compressas com chá de hortelã-pimenta

A compressa com chá de hortelã-pimenta é uma opção bastante simples e eficaz para tratar a febre e trazer alívio rápido, pois permite baixar a temperatura corporal em poucos minutos.

Para isso deve-se mergulhar 2 compressas, ou um pano limpo, num recipiente com chá de hortelã-pimenta morno. Em seguida, espremer o excesso de água e aplicar sobre a testa, podendo-se repetir este processo várias vezes ao dia, tanto em crianças como adultos. Além da temperatura da água, a hortelã-pimenta também contém mentol, que ajuda a resfriar a pele.

2. Chá de salgueiro-branco

O salgueiro-branco é um bom remédio caseiro para baixar a febre na pneumonia, já que possui uma substância muito semelhante com o princípio ativo da aspirina, a salicina, com ação anti-inflamatória e analgésica que ajuda no alívio da febre.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de casca de salgueiro-branco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar, aguardar amornar, coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência depois das refeições.

Contraindicações: Este chá não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com alergia à aspirina, com úlcera do estômago ou intestino, gastrite, refluxo, colite, diverticulite, diverticulose, insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave.

Para aliviar a tosse

Para o alívio da tosse na pneumonia, alguns remédios mais eficazes incluem:

3. Chá de tomilho

O chá de tomilho é um remédio caseiro usado para ajudar no tratamento da tosse, porque o tomilho possui compostos orgânicos com ação anti-inflamatória, expectorante e antitussígena, que ajudam a eliminar o excesso de catarro e combater a tosse.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de tomilho seco ou desidratado;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver e, após apagar o fogo, adicionar as folhas de tomilho. Tampar a panela, deixar descansar por 5 minutos, coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.

Contraindicações: O chá de tomilho não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 12 anos, pessoas com histórico de doenças dependentes de estrogênio, como câncer de mama ou ovário e endometriose, por exemplo.

O chá de tomilho também não deve ser usado por pessoas com falta de ar, feridas abertas, infecções na pele, febre e infecções graves.

4. Xarope de guaco e poejo

Um bom remédio caseiro para ajudar a aliviar a tosse na pneumonia é o xarope de guaco e poejo, pois estas plantas medicinais têm ação expectorante, anti-inflamatória e broncodilatadora.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de folhas de poejo;
  • 4 folhas de guaco lavadas e secas;
  • 500 mL de água;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar o açúcar e levar ao fogo médio, mexendo até caramelizar bem. Acrescentar a água, as folhas de guaco e de poejo, mexendo bem, até dissolver o açúcar. Deixar ferver por 10 minutos, aguardar amornar e coar. Transferir esta mistura para um pote de vidro com tampa. Tomar de 1 a 2 colheres desse xarope por dia.

Contraindicações: Esse xarope não é indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação e crianças com menos de 2 anos. Pessoas com doenças renais, doenças respiratórias crônicas, tuberculose ou câncer, não devem consumir esse xarope.

Esse xarope também não deve ser usado por pessoas que estejam usando a planta medicinal Ipê roxo (Tabebuia avellanedae) ou remédios anticoagulantes.

5. Suco de abacaxi

Por conter bromelaína, o suco de abacaxi parece ser uma ótima opção de remédio caseiro para aliviar a tosse na pneumonia, já que essa substância parece ser capaz de inibir esse sintoma.

Além disso, por conter vitamina C, o suco de abacaxi também fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação do sistema respiratório, sendo uma boa opção para utilizar durante o tratamento da pneumonia.

Ingredientes:

  • 1 fatia de abacaxi sem casca;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e beber 2 a 3 vezes por dia ou sempre que surgirem crises mais intensas de tosse.

Por ser um suco completamente natural, este remédio caseiro pode ser usado em adultos e crianças, assim como grávidas. Confira mais opções de receitas com abacaxi para tosse.

Para diminuir a dor muscular

Os melhores remédios caseiros para diminuir a dor muscular na pneumonia são:

6. Chá de gengibre

O chá de gengibre é um bom remédio caseiro para ajudar a diminuir a dor muscular causada pela pneumonia. Esse benefício é possível pois o gengibre possui cineol e o borneal, que são compostos bioativos com ação analgésica.

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar o gengibre e a água numa panela e levar ao fogo para ferver por cerca de 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida. Pode-se tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.

Contraindicações: Esse chá não é indicado para crianças com menos de 6 anos ou pessoas com pedra na vesícula, úlceras gástricas, alterações na circulação sanguínea ou que usam medicamentos anticoagulantes.

7. Chá de equinácea

O chá de equinácea pode ser uma boa opção de remédio caseiro para aliviar a dor muscular na pneumonia, pois essa planta alivia a inflamação no corpo, tendo um efeito analgésico da dor e do mal-estar geral.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar 1 colher de chá da raiz ou folhas da equinácea. Tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 2 vezes por dia.

Contraindicações: O chá de equinácea não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por crianças e pessoas com tuberculose, leucemia, doenças do colágeno, esclerose múltipla, ou doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus e psoríase.

Para aliviar a dor de cabeça

Alguns remédios caseiros para aliviar a dor de cabeça presente na pneumonia são:

8. Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é um bom remédio caseiro para a dor de cabeça, por conter linalol, ácido rosmarínico e citral, que são compostos com ação analgésica, relaxante e anti-inflamatória. Veja todos os benefícios do chá de erva-cidreira.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de erva-cidreira rasgadas;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela, e após apagar o fogo, acrescentar as folhas de erva-cidreira. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber ainda morno. Pode-se tomar até 3 xícaras desse chá por dia.

Contraindicações:  O chá de erva-cidreira não é indicado para crianças com menos de 12 anos ou pessoas com hipotireoidismo, hipotensão arterial, glaucoma ou hiperplasia benigna de próstata.

9. Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um ótimo remédio caseiro para ajudar a reduzir a dor de cabeça por possuir ação analgésica.

Ingredientes:

  • 1 a 3 gotas do óleo essencial de lavanda;
  • 2 colheres (de chá) de um óleo carreador, como óleo de coco, de abacate ou de amêndoa.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Em seguida, aplicar um pouco desta mistura nas têmporas, região que fica localizada nas laterais do rosto, entre os olhos e as orelhas.

Contraindicações:  O óleo essencial de lavanda não deve ser usado por pessoas com alergia à lavanda e por mulheres no primeiro trimestre de gravidez, pois não existem estudos suficientes que comprovem a sua segurança nessa fase.

Leia também: Óleo essencial de lavanda: benefícios, como usar e como fazer em casa tuasaude.com/oleo-essencial-de-lavanda

Vídeos relacionados