Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

6 remédios caseiros para pneumonia

Os remédios caseiros são ótimas opções naturais para fortalecer o sistema imune e ajudar no tratamento da pneumonia, principalmente porque podem aliviar alguns dos sintomas típicos como tosse, febre ou dor muscular, melhorando o conforto e facilitando o processo de recuperação.

No entanto, estes remédios não substituem o tratamento médico, especialmente no caso da pneumonia, já que é necessária a avaliação de um médico para entender se é preciso fazer uso de remédios mais específicos, como antivirais ou antibióticos. Sempre que possível, os remédios caseiros devem ser utilizados sob orientação do médico responsável pelo tratamento. Veja mais detalhes sobre o tratamento da pneumonia.

Alguns dos remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas são:

Para baixar a febre

6 remédios caseiros para pneumonia

Algumas opções caseiras e naturais que possuem comprovação científica para baixar a febre são:

1. Compressas com chá de hortelã-pimenta

Esta é uma opção bastante simples, mas muito eficaz para tratar a febre e trazer alívio rápido, já que permite baixar a temperatura corporal em poucos minutos. Para isso deve-se mergulhar 2 compressas, ou um pano limpo, num recipiente com chá de hortelã-pimenta morno e, depois, espremer o excesso de água. Por fim, as compressas, ou o pano, devem ser aplicadas sobre a testa e este processo pode ser repetido várias vezes ao dia, tanto em crianças como adultos.

Além da temperatura da água ajudar a esfriar a temperatura corporal, a hortelã-pimenta também contém substâncias, como o mentol, que ajudam a esfriar a pele. O ideal é que chá não esteja quente, mas também não deve estar gelado, uma vez que pode causar um choque térmico e fazer com que a pessoa fique com calafrios, aumentando o desconforto.

2. Chá de salgueiro-branco

O salgueiro-branco é uma planta medicinal com forte poder anti-inflamatório e analgésico que ajuda no combate da dor de cabeça e alívio da febre, já que possui na sua composição uma substância muito semelhante com o princípio ativo da aspirina, a salicina.

Dessa forma, este chá é perfeito para ser utilizado durante o tratamento da pneumonia, já que alivia vários dos sintomas, como dor de cabeça, febre e dor muscular.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de casca de salgueiro-branco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de salgueiro na xícara e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e deixar amornar. Beber 2 a 3 vezes por dia.

Idealmente, este chá deve ser consumido apenas por adultos e está contraindicado nas mesmas situações que a aspirina, nomeadamente grávidas e pessoas que com maior risco de sangramento. Confira quais são as contraindicações da aspirina.

Para aliviar a tosse

6 remédios caseiros para pneumonia

Para o alívio da tosse, algumas das opções caseiras mais eficazes incluem:

3. Chá de tomilho

O tomilho é uma planta medicinal que é muito usada tradicionalmente para o tratamento da tosse, sendo autorizada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) como um ingrediente natural para a preparação de medicamentos contra a tosse [1].

Segundo um estudo feito em 2006 [2], este efeito parece estar relacionado com a composição de flavonoides da planta, que ajuda no relaxamento dos músculos da garganta responsáveis pela tosse, além de aliviar a inflamação nas vias respiratórias.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas de tomilho trituradas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas de tomilho na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e deixar amornar. Beber 2 a 3 vezes por dia.

O chá de tomilho é seguro para adultos e crianças com mais de 2 anos, mas no caso de grávidas deve ser usado apenas com orientação do obstetra. Além disso, algumas pessoas podem apresentar alergia a esta planta, devendo seu uso ser interrompido caso surja algum sintoma relacionado com uma reação alérgica.

4. Suco de abacaxi

Devido à sua composição em bromelaína, o suco de abacaxi parece ser uma ótima opção natural para aliviar a tosse, já que essa substância parece ser capaz de inibir a tosse.

Além disso, por conter vitamina C, o suco de abacaxi também fortalece o sistema imune e reduz a inflamação do sistema respiratório, sendo uma boa opção para utilizar durante o tratamento da pneumonia.

Ingredientes

  • 1 fatia de abacaxi sem casca;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador e beber 2 a 3 vezes por dia ou sempre que surgirem crises mais intensas de tosse.

Por ser um suco completamente natural, este remédio caseiro pode ser usado em adultos e crianças, assim como grávidas. Confira mais opções de receitas com abacaxi para tosse.

Para diminuir a dor muscular

6 remédios caseiros para pneumonia

Os melhores remédios caseiros para diminuir a dor muscular e a sensação de mal-estar geral são aqueles com ação analgésica como:

5. Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz que possui constituintes, como o gingerol ou shogaol, com potente ação analgésica e anti-inflamatória que ajudam a reduzir bastante qualquer tipo de dor, especialmente a dor muscular e o mal-estar geral de quadros como gripe, resfriado ou pneumonia, por exemplo.

Além disso, os compostos fenólicos do gengibre também têm forte ação antioxidante, ajudando a fortalecer o sistema imune.

Ingredientes

  • 1 cm da raíz de gengibre fresca triturada;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

O gengibre é uma raiz segura para ser utilizada em adultos e crianças com mais de 2 anos. Além disso, também é segura na gravidez, mas para isso, a dose de gengibre deve ser de apenas 1 grama por dia, e o chá só deve ser bebido por um máximo de 4 dias.

6. Chá de equinácea

A equinácea é uma planta muito conhecida por ajudar a fortalecer o sistema imune, no entanto, também é bastante eficaz para aliviar a inflamação no corpo, tendo um efeito analgésico da dor muscular e do mal-estar geral.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flores de equinácea secas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas de equinácea na xícara com água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

A equinácea é uma planta bastante segura que pode ser usada por adultos, crianças com mais de 2 anos e até grávidas, desde que exista supervisão do obstetra.

Bibliografia >

  • HUNTER, Angus M. et al.. Influence of topically applied menthol cooling gel on soft tissue thermodynamic and arterial and cutaneous blood flow at rest. International Journal of Sports Physical Therapy. Vol.13, n.3. 483-492, 2018
  • EMA. Herbal medicine: summary for the public - Thyme. 2016. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-summary/thyme-summary-public_en.pdf>. Acesso em 01 Abr 2020
  • HADIAN, Fatemeh et al.. Medicinal Herbs Useful in Pediatric Fever from the Perspective of Persian Medicine. Internation Journal of Pediatrics. Vol.9, n.69. 10087-10098, 2019
  • SHARA, Mohd; STOHS, Sidney J.. Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts. Phytotherapy Research. Vol.29. 1112-1116, 2015
  • KALRA, M. et al.. Cold and flu: conventional vs botanical & nutritional therapy. International Journal of Drug Development & Research. Vol.3, n.1. 314-327, 2011
  • ADVANCES IN EXPERIMENTAL MEDICINE AND BIOLOGY. Gingerol and Its Role in Chronic Diseases. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27771925>. Acesso em 01 Abr 2020
  • RONDANELLI, M. et al.. The effect and safety of highly standardized Ginger (Zingiber officinale) and Echinacea (Echinacea angustifolia) extract supplementation on inflammation and chronic pain in NSAIDs poor responders. A pilot study in subjects with knee arthrosis.. Natural Product Research. Vol.31, n.11. 1309-1313, 2017
  • NCCIH. Echinacea. Disponível em: <https://www.nccih.nih.gov/health/echinacea>. Acesso em 01 Abr 2020
  • NCCIH. Ginger. Disponível em: <https://www.nccih.nih.gov/health/ginger>. Acesso em 01 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem