Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

12 tratamentos caseiros para acabar com a celulite

janeiro 2023

Alguns tratamentos caseiros para celulite, como tomar o chá verde ou o chá de Centella asiática, ou o suco de melão, amora e hortelã, ajudam a melhorar o metabolismo, a circulação sanguínea e a eliminar o inchaço, pois possuem substâncias com propriedades termogênicas, diuréticas e tônicas vasculares.

A celulite, ou lipoesclerose, é causada pelo aumento do volume das células adiposas ou aumento do tecido conjuntivo, que leva um estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos, dando à pele um aspecto de “casca de laranja”, podendo acontecer por fatores genéticos, alterações hormonais, alimentação desequilibrada, sedentarismo ou excesso de peso.

Esses remédios caseiros podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo dermatologista ou esteticista, após avaliação das condições de saúde e grau da celulite, e devem fazer parte de uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Confira os principais tratamentos para celulite.

Imagem ilustrativa número 1

Principais opções de tratamento caseiro

Algumas opções de tratamento caseiro para celulite são:

1. Chá verde

O chá verde, preparado com a planta medicinal Camellia sinensis, possui propriedades termogênicas, pois contém cafeína e catequinas na sua composição, que aceleram o metabolismo, aumentam o gasto de energia, a quebra de gorduras, a sensibilidade à insulina e o equilíbrio metabólico, ajudando a emagrecer e combater a celulite.

O chá verde pode ser utilizado na forma de chá, infusão ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado. Veja outras formas de usar o chá verde.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de chá verde em folhas ou 1 saquinho de chá verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas ou o saquinho do chá verde. Tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e tomar de 2 a 3 xícaras por dia, entre as refeições.

O chá verde não deve ser reaquecido para não perder suas propriedades, por isso, deve-se preparar o chá imediatamente antes de beber.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada pois pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou palpitação no coração.

2. Chá de Centella asiática

O chá de Centella asiática é rica em triterpenos que estimulam a produção de colágeno, melhoram a nutrição dos tecidos e a circulação sanguínea, ajudando a suavizar o aspecto da celulite.

Além disso, a Centella asiatica ajuda a diminuir o tamanho das células adiposas e a melhorar a celulite da região do glúteo e coxas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas secas de Centella asiática;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água, acrescentar a Centella asiática e desligar o fogo. Em seguida, tampar a panela e deixar a mistura descansar por 10 a 15 minutos. Deixar esfriar e beber de 2 a 3 vezes por dia, por no máximo 6 semanas. Após esse período, deve parar seu uso por 2 semanas e, depois, retomar o consumo da erva.

O chá de Centella asiática não deve ser usado por mulheres grávidas, que estejam amamentando e por pessoas com problemas no fígado ou rins.

Outra opção é usar a Centella asiática em cápsulas, que pode ser comprada em farmácias ou lojas de produtos naturais. Veja como usar a Centella asiática em capsulas.

3. Chá de chapéu-de-couro

O chá de chapéu-de-couro, preparado com as folhas secas da planta medicinal Echinodorus grandiflorus, é rico em flavonoides, diterpenos alcaloides e taninos, com propriedade diurética e depurativas, que podem ajudar a combater a retenção de líquidos que está relacionada com a celulite.

Ingredientes

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e acrescentar as folhas de chapéu-de-couro. Tampar e deixar descansar por cerca de 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber cerca de 2 a 3 xícaras por dia, entre as refeições.

O chá de chapéu-de-couro não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham insuficiência cardíaca ou renal, pressão baixa, corrimento vaginal ou que estejam utilizando remédios para o tratamento da pressão alta.

4. Chá de castanha da índia

O chá de castanha-da-índia, preparado com a planta medicinal Aesculus hippocastanum, é rico em escina, uma substância com propriedades venotônicas que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aumentando a força das paredes das veias e melhorando o retorno sanguíneo, ajudando a combater a celulite.

Ingredientes

  • 2 sachês de castanha-da-índia;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os sachês de castanha da índia, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Deixar amornar, coar e beber 3 xícaras depois das refeições.

O chá de castanha da índia não deve ser usado durante a gravidez, amamentação, ou por crianças. Além disso, esse chá deve ser usado com cautela por pessoas que têm diabetes, problemas digestivos ou problemas de pele.

O extrato seco de castanha-da-índia também é indicado no combate à celulite, sendo ainda mais concentrado. Neste caso, é recomendado tomar de 250 a 300 mg, 1 ou 2 vezes ao dia, por até 6 meses. Confira outros benefícios e como consumir a castanha da índia.

5. Chá de cavalinha

Um outro bom remédio caseiro para celulite, é o chá de cavalinha, pois possui forte ação diurética por ter na sua composição flavonoides, como quercetina e apigenina, e compostos fenólicos, como os ácidos cafeico e cinâmico, que agem aumentando a eliminação da urina combatendo a retenção de líquidos, além aumentar a queima de gordura localizada.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de cavalinha;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a cavalinha na xícara com água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 3 vezes por dia.

O chá de cavalinha não deve ser usado por grávidas e lactantes, assim como para crianças com menos de 12 anos e pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir forte efeito diurético.

6. Chá mate

O chá mate é um excelente remédio caseiro para ajudar a eliminar a celulite, pois é rico em cafeína, com efeito termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo, o gasto de energia e a queima de gordura, ajudando a emagrecer e a eliminar a celulite. Veja outros chás para emagrecer.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas torradas de chá mate;
  • Suco de ½ limão;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo, e em seguida, adicionar as folhas do chá mate. Tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Coar, esperar amornar, adicionar o suco de limão e beber em seguida. Conheça outros benefícios do chá-mate para a saúde.

O chá mate não deve ser usado por crianças, grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, distúrbios de ansiedade, pressão alta ou que estejam em tratamento inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como selegilina, moclobemida, isocarboxazida, fenelzina, nialamida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo.

7. Suco de de acerola, laranja e goji berry

Este suco de laranja com acerola e goji berry é excelente para combater a celulite porque contém as propriedades necessárias para ajudar a desintoxicar e a purificar o organismo.

A laranja e a acerola são ricas em vitamina C que são benéficas para a pele, o goji berry é um ótimo antioxidante, o pepino tem silício que ajuda a firmar a pele, o gengibre é anti-inflamatório e a pimenta é termogênico e por isso estes ingredientes combinados entre si ajudam a combater o inchaço e a retenção de líquidos que estão entre as causas da celulite.

Ingredientes

  • 10 acerolas;
  • 2 laranjas;
  • 1 colher (sopa) goji berry;
  • 1 cm de gengibre;
  • 1 pitada de pimenta;
  • 1/4 de pepino cru, com casca;
  • Gelo em cubos.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir, de preferência sem adoçar.

8. Suco de melão, amora e hortelã

Um ótimo suco anti-celulite é com melão, amora e hortelã, pois estes alimentos são diuréticos, ajudando a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, que causam a celulite.

Ingredientes

  • 1/2 melão;
  • 1/2 xícara de framboesas;
  • 1/2 xícara de amoras;
  • Gengibre em pó;
  • 1 colher de folhas frescas de hortelã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber logo a seguir, pois 20 minutos após o preparo do suco, perde as suas propriedades.

Estas frutas podem ser trocadas por outras que sejam diuréticas, ou seja, que ajudem a eliminar líquidos, de forma a reduzir a celulite. Veja a lista completa de alimentos diuréticos.

9. Suco de abacaxi com couve

O suco de abacaxi com salsa e couve, é indicado para celulite pois estes alimentos possuem propriedades antioxidantes e diuréticas, que ajudam a eliminar excesso de líquidos e toxinas do organismo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de salsa;
  • 1 colher (de sopa) de couve;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 350 mL de água de coco;
  • 3 folhas de hortelã.

Modo de preparo

Triturar bem todas as ervas, cortar o abacaxi em cubos e adicioná-los no liquidificador juntamente com a água de coco. Bater bem e beber 2 copos do suco por dia.

10. Suco de beterraba com cenoura

Esse suco também possui propriedades desintoxicantes e diuréticas que ajudam a desintoxicar o organismo e aumentar a eliminação de urina, ajudando a reduzir o inchaço e a combater a celulite.

Ingredientes

  • ½ pepino;
  • ½ maçã;
  • 1 beterraba;
  • 4 cenouras;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir. Beba 1 copo desse suco no café da manhã. Uma outra possibilidade de preparo é passar os ingredientes pela centrifuga, e nesse caso não precisa adicionar a água.

11. Massagem com sal

Uma massagem com sal estimula a circulação sanguínea, aumentando a drenagem linfática, reduzindo assim a celulite.

Para fazer esta massagem, deve-se tomar primeiro um banho morno. Depois, com uma mão cheia de sal marinho, massagear as nádegas e as coxas durante cerca de 2 minutos e depois disso, passar água morna, finalizando com água fria. Saiba mais dicas sobre massagem para celulite.

12. Esfoliação com borra de café

A esfoliação semanal com borra de café ajuda a melhorar a circulação sanguínea e linfática e diminuir o inchaço, além de que a cafeína, promove uma desidratação das células, ajudando a melhorar o aspecto da celulite.

Para fazer a esfoliação deve-se misturar um pouco de borra de café com um pouquinho de sabonete líquido e esfregar nas áreas com celulite, através de movimentos rápidos e circulares.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para vencer a celulite:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • CARNEIRO, D. M.; et al. Antihypertensive effect of Equisetum arvense L.: a double-blind, randomized efficacy and safety clinical trial. Phytomedicine. 99. 153955, 2022
  • CARNEIRO, D. M.; et al. Randomized, Double-Blind Clinical Trial to Assess the Acute Diuretic Effect of Equisetum arvense (Field Horsetail) in Healthy Volunteers. Evid Based Complement Alternat Med. 2014; 760683, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • ALKHATIB, A.; ATCHESON, R. Yerba Maté (Ilex paraguariensis) Metabolic, Satiety, and Mood State Effects at Rest and during Prolonged Exercise. Nutrients. 9. 8; 882, 2017
  • SAITO, M.; et al. Brown Adipose Tissue, Diet-Induced Thermogenesis, and Thermogenic Food Ingredients: From Mice to Men. Front Endocrinol (Lausanne). 11. 222, 2020
  • DIEPVENS, Kristel; et al. Obesity and thermogenesis related to the consumption of caffeine, ephedrine, capsaicin, and green tea. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 292. 1; R77–R85, 2007
  • WESTERTERP-PLANTENGA, M.S. Green tea catechins, caffeine and body-weight regulation. Physiology & Behavior . 100. 42–46, 2010
  • MARQUES, A. M.; et al. Echinodorus grandiflorus: Ethnobotanical, phytochemical and pharmacological overview of a medicinal plant used in Brazil. Food Chem Toxicol. 109. Pt 2; 1032-1047, 2017
  • IDRIS, S.; et al. Phytochemical, ethanomedicinal and pharmacological applications of escin from Aesculus hippocastanum L. towards future medicine. J Basic Clin Physiol Pharmacol. 31. 5; 20190115, 2020
  • BYLKA, W.; et al. Centella asiatica in cosmetology. Postepy Dermatol Alergol. 30. 1; 46-9, 2013
  • GOHIL, J.; et al. Pharmacological Review on Centella asiatica: A Potential Herbal Cure-all. Indian Journal of Pharmaceutical Sciences. 72. 5; 546–556, 2010
  • ABOSABAA, S. A.; et al. Hybrid chitosan-lipid nanoparticles of green tea extract as natural anti-cellulite agent with superior in vivo potency: full synthesis and analysis. Drug Deliv. 28. 1; 2160-2176, 2021
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Alimentos para EMAGRECER mais rápido

    13:16 | 206627 visualizações
  • CELULITE: descubra o que realmente funciona

    04:55 | 1063763 visualizações
  • O que comer para ELIMINAR CELULITE

    03:30 | 526900 visualizações
  • Alimentação para combater o inchaço e a retenção de líquido

    03:43 | 733169 visualizações