A couve é um vegetal que pertence à família Brassicaceae (como o brócolis ou a couve-flor) e que, por ser rico em vitamina C, A, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro, ajudam a prevenir e tratar doenças como anemia, câncer e pressão alta.
Existem alguns tipos de couve, como a couve cabocla, a japonesa e a manteiga, podendo ter folhas lisas, como no caso da couve manteiga, ou onduladas, como a couve kale e é um vegetal facilmente encontrado em supermercados e feiras.
Por ser um vegetal bastante versátil, a couve pode ser consumida crua em saladas, refogada, em farofas, bolos, sucos ou no caldo verde, por exemplo.

Principais benefícios
Os principais benefícios da couve são:
- Melhora o sistema imunológico, pois é rica em vitaminas do complexo C e B, que ajudam a aumentar as defesas do corpo;
- Possui poucas calorias, sendo uma excelente opção que pode ser incluída em dietas para perder peso;
- Regula o intestino e melhora a flora intestinal, pois tem ótimas quantidades de fibras, que são alimentos para as bactérias boas no intestino e ajudam na eliminação das fezes;
- Melhora a saúde dos ossos e dos dentes, por ser rica em minerais como cálcio e fósforo;
- Previne o envelhecimento precoce, pois é fonte de antioxidantes e vitamina C, que ajudam a proteger a pele dos radicais livres. Além disso, a vitamina C favorece a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme e hidratada;
- Previne alguns tipos de câncer, uma vez que é rica em clorofila, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas, que exercem uma ação protetora contra agentes cancerígenos;
- Reduz a retenção de líquidos, pois é rica em água e antioxidantes que estimulam a eliminação do excesso de líquido do corpo;
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, por ser rica em fibras que diminuem a absorção e aumentam a eliminação de gordura dos alimentos pelas fezes;
- Ajuda a proteger o fígado, pois promove a eliminação de toxinas do organismo, desintoxicando o fígado;
- Previne e trata a anemia, devido ao seu teor de ferro e vitamina C, que são importantes para ajudar na absorção do ferro dos alimentos;
- Regula a pressão arterial, por ser rica em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do corpo pela urina.
Além disso, a couve também contém ácido fólico, que é essencial durante a gravidez, pois esta vitamina participa no desenvolvimento da medula óssea do bebê durante as primeiras semanas de gestação.
Tabela de informação nutricional
Na tabela seguinte, está indicada a informação nutricional de 100g da couve crua e cozida:
Como consumir
A couve pode ser consumir fresca, crua ou cozida, em sucos, sopas, guisados em tortas ou como acompanhamento junto com o arroz, salteada no azeite de oliva ou com outros vegetais. Para obter os benefícios da couve, é indicado ingerir pelo menos 1 xícara (90 gramas) desse vegetal nas refeições.
Receitas saudáveis com couve
Algumas receitas fáceis de preparar, saudáveis e saborosas com a couve são:
1. Suco de couve com laranja

O suco de couve com laranja, é rico em vitamina C e fibras, sendo uma excelente opção para desintoxicar o organismo, e melhorar o funcionamento do intestino.
Ingredientes:
- 1 copo de suco de laranjas espremidas;
- 2 folhas de couve crua.
Modo de preparo:
Lavar bem as folhas de couve,rasgar com as mãos e colocar no liquidificador, junto com o suco de laranja. Em seguida, bater bem o suco e se necessário pode-se adicionar água ou um pouco de mel para adoçar.
Outro excelente suco que pode ser preparado com a couve é o suco de couve com limão e açúcar. Veja como preparar este suco para rejuvenescer.
2. Sopa de couve e vegetais

A couve pode ser usada para preparar uma excelente sopa detox, podendo ajudar a perder peso, a controlar a pressão alta e prevenir a prisão de ventre.
Ingredientes:
- 1 ramo de couve;
- 2 tomates;
- 1 alho francês;
- 1 pimentão;
- 3 colheres de sopa de salsinha fresca;
- 1 salsão;
- 1 abobrinha com casca;
- 1 cebola;
- 1 chuchu.
Modo de preparo:
Para preparar esta sopa, basta lavar bem e picar em cubos todos os vegetais e colocar em uma panela com água fervente. Cozinhar os vegetais em fogo muito baixo por 30 a 40 minutos ou até que a sopa fique consistente e os vegetais bem macios.
Veja como preparar outra sopa deliciosa, assistindo ao vídeo da nossa nutricionista: