Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Erva-mate

A erva-mate é uma planta medicinal  que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho-arroxeado. Ela é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às propriedades que possui.

A erva-mate também é conhecida popularmente como mate ou congonha, sendo comercializada como chá mate. Seu nome científico é Ilex paraguariensis. Esta planta pode ser comprada seca em lojas de produtos naturais ou em formato de gotas em mercados, com o preço médio de 30 reais.

Propriedades da erva-mate

Possui cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, e por isso atua como anti-oxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco.

Para que serve a erva-mate

É útil para emagrecer, combater o colesterol mau e aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir a taxa de glicose no sangue, saciar a fome, estimular a função cerebral, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão, limpar a pele e é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

Modo de uso da erva-mate

  • Chá de erva mate: Colocar 2 colheres (de sopa) de erva-mate numa xícara e adicionar água (quase em ponto de fervura). Tomar 1 xícara antes do café da manhã, outra no almoço e outra no jantar.
  • Chimarrão: Colocar a erva mate na cuia e adicionar água em ponto de ebulição.
  • Tereré: Colocar a erva mate na cuia e adicionar água fria.

Efeitos colaterais da erva-mate

Por conter cafeína, pode em alguns casos, levar a insônia.

Contraindicações da erva-mate

A erva-mate é bem tolerada, mas deve ser evitada na gravidez devido à cafeína.

Erva-mate
Erva-mate
Erva-mate

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...