Como acabar com a celulite nas pernas, glúteos e coxas

Atualizado em novembro 2023

​Para conseguir eliminar definitivamente a celulite, deve-se adotar hábitos de vida saudáveis, fazendo uma alimentação balanceada, aumentando a ingestão de líquidos durante o dia e praticando atividades físicas regularmente, pois ajudam a ativar a circulação sanguínea e linfática, além de contribuir para a perda de peso.

No entanto, também existem opções de tratamentos com cremes anticelulite, drenagem linfática ou até tratamentos estéticos podem ser feitos para combater a celulite apresentando ótimos resultados. 

A celulite é o acúmulo de gordura debaixo da pele, dando um aspecto de “casca de laranja”, podendo ter diferentes graus, de acordo com seu aspecto e gravidade. Por isso, é recomendado que seja consultado o dermatologista, para que seja indicado o melhor tratamento de acordo com o grau da celulite. Entenda o que é e como identificar o grau de celulite.  

Imagem ilustrativa número 1

Tratamentos para acabar com a celulite

Os principais tratamentos para acabar com a celulite são: 

1. Alimentação balanceada 

Para combater a celulite é importante adequar a alimentação evitando comer alimentos ricos em gordura e açúcar, preferindo alimentos saudáveis como legumes, verduras, vegetais folhosos, cereais integrais, e sempre na versão simples, sem molhos prontos. 

Cada pessoa possui uma necessidade individual da quantidade de calorias e proteínas, vitaminas e minerais que precisa consumir por dia, e por isso, uma consulta com um nutricionista pode ser indicado para adequar a alimentação, de acordo com as necessidades e gosto pessoal. 

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Beber mais líquido

A ingestão de líquidos durante o dia pode ajudar a desinchar o corpo, pois quando o corpo está bem hidratado, retém menos líquidos, além de estimular a produção de urina, o que acaba eliminando o excesso de água e toxinas do organismo, melhorando o aspecto da celulite. 

Desta forma, é importante tomar pelo menos 2 a 3 litros de líquidos por dia, como água ou chás, por exemplo, mas a quantidade ideal de líquidos por dia pode variar de pessoa para pessoa. Veja como calcular a quantidade de líquidos que deve ser ingerida por dia.

Uma boa opção de chá para ajudar a combater a celulite é o chá verde, que é termogênico, pois contém cafeína e catequinas na sua composição, que aceleram o metabolismo, aumentam o gasto de energia, a quebra de gorduras, a sensibilidade à insulina e o equilíbrio metabólico, ajudando a emagrecer e combater a celulite. Saiba como preparar o chá verde.  

3. Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos, como caminhada, corrida, natação, hidroginástica ou bicicleta, ajuda a combater e acabar com a celulite, pois melhora a circulação sanguínea e linfática, evita o acúmulo de líquidos no corpo, e ajuda a perder peso.

Esses exercícios devem ser praticados regularmente, sendo recomendado fazer no mínimo, 30 minutos por dia, ou, pelo menos, 3 vezes por semana, algum exercício físico aeróbico de moderada ou alta intensidade. Veja quais os exercícios aeróbicos para fazer em casa

4. Cremes anticelulite

Os cremes ou loções anticelulite contendo cafeína a 5% promovem uma desidratação da pele, além de ajudar a melhorar a circulação sanguínea e linfática e diminuir o inchaço, melhorando o aspecto da celulite leve ou grau 1, em que a celulite só aparece quando se aperta a pele.

Alguns exemplos de cremes ou loções para celulite contendo cafeína são Vichy Cellu Destock, Lipotherm AdaTina, Sérum Corporal Anticelulite Dermage Drencell ou Creme de Massagem Cafeína 7 Ativos Dagua Natural, que podem ser aplicados na forma de massagem nas coxas ou glúteos, 1 a 2 vezes por dia.

5. Drenagem linfática

A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço, pois melhora a circulação linfática e sanguínea, diminuindo a retenção de líquidos e aumentando a eliminação de toxinas do corpo, podendo ser feita nas pernas, glúteos, coxas, braços e abdômen, sendo indicado para todos os graus de celulite. Veja como é feita a drenagem linfática.

6. Lipocavitação

A lipocavitação é um tratamento estético que ajuda a quebrar as células de gordura, fazendo com que elas sejam eliminadas pelo organismo, ajudando também a combater a flacidez, sendo uma ótima opção de tratamento para celulite intensa ou grau 3, caracterizada pelos furinhos na pele quando a mulher está de pé.

A lipocavitação pode ser feita na barriga, coxas, flancos, glúteos, pernas, culotes e costas. Saiba como é feita a lipocavitação.  

7. Heccus

O heccus é um tratamento estético que utiliza um equipamento de ultrassom de alta potência, que promove a quebra das células de gordura e ativando a circulação do sistema linfático, facilitando o fortalecimento muscular e ajudando a eliminar a celulite. 

Este é um tratamento para celulite grau 3 e gordura localizada e deve ser feito pelo menos 2 vezes por semana, sendo que os resultados são visíveis a partir de 10 sessões.

Qualquer que seja o tratamento para celulite grau 3, ele deve ser complementado com drenagem linfática para remover os líquidos acumulados que são responsáveis pela celulite.

8. Eletrolipólise

A eletrolipólise, normalmente é indicada para celulite grau 4 ou grave, que é caracterizada por se perceber a celulite através da roupa.

Nesse tipo de tratamento, é aplicada uma corrente elétrica de baixa frequência através de agulhas de acupuntura inseridas na pele que atuam diretamente nas células de gordura, promovendo a sua destruição. Entenda como é feita a eletrolipólise

9. Corrente russa

Neste tipo de tratamento, também indicado para celulite grau 4, são usados eletrodos que estimulam a contração involuntária dos músculos, levando ao seu fortalecimento e tonificação, que ajudam a eliminar a gordura e a flacidez da pele. Veja como é feita a corrente russa.  

10. Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento estético, indicado para celulite grau 4, em que são aplicadas várias injeções de gás carbônico na pele que vão atuar ativando a circulação sanguínea local, promovendo a oxigenação dos tecidos, a quebra de gordura e a formação de colágeno que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Veja mais sobre a carboxiterapia.  

A drenagem linfática também deve complementar o tratamento, assim como os exercícios para conseguir eliminar completamente os nódulos de gordura da região tratada.

Tratamento caseiro para celulite

Algumas opções de tratamento caseiro para celulite são:

1. Esfoliação com borra de café

Uma outra boa opção para complementar o uso dos cremes é fazer uma esfoliação semanal com borra de café misturando um pouco de borra de café com um pouquinho de sabonete líquido e esfregar nas áreas com celulite, através de movimentos rápidos e circulares. 

Outra opção é utilizar o massageador para celulite da Beurer, por exemplo, pois a massagem promove a estimulação da circulação sanguínea, eliminando a celulite.

2. Massagem

A massagem ajuda a diminuir o inchaço, ativar a circulação sanguínea e linfática, ajudar a aumentar a eliminação de líquidos, e desta forma, ajuda a melhorar o aspecto da celulite. 

Para fazer a massagem deve-se aplicar movimentos suaves no sentido de baixo para cima nas pernas, ou seja, no sentido dos pés para o coração. Passar um creme anticelulite, como como o creme redutor de celulite Savre ou o Goodbye Celulite da Nívea, também é uma excelente forma de potencializar os efeitos da massagem. 

2. Exercícios para fazer em casa 

Quem não tem tempo para fazer exercícios diariamente numa academia de ginástica pode optar por andar de bicicleta, patins, caminhar ou correr porque estes exercícios também ajudam a combater o excesso de peso, eliminando a gordura acumulada, contribuindo para a eliminação da celulite. 

Para complementar, poderá fazer os seguintes exercícios localizados em casa:

  • Agachamento: de pé, manter as pernas ligeiramente afastadas e dobrar um pouco os joelhos, mantendo os pés bem apoiados no chão. Fazer o movimento de como se fosse sentar numa cadeira e retornar à posição inicial vagarosamente, contraindo bastante os músculos do bumbum. Fazer este exercício durante 1 minuto, descansar por 30 segundos e repetir o exercício por mais 1 minuto.
  • Elevação pélvica: deitar de barriga para cima, dobrar as pernas e deixar os pés apoiados no chão. Levantar o bumbum do solo o máximo que conseguir sem tirar os pés do chão, contraindo bastante os músculos do bumbum. Fazer este exercício durante 1 minuto, descansar por 30 segundos e repetir o exercício por mais 1 minuto.

Um educador físico poderá indicar uma série completa de exercícios que podem ser feitos na academia de ginástica ou em casa, para melhorar a qualidade de vida, eliminar a gordura e potencializar o tratamento contra a celulite e um fisioterapeuta especialista em fisioterapia dermato funcional poderá avaliar e indicar o tratamento contra celulite mais adequado de forma individualizada.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para vencer a celulite:

youtube image - O que comer para ELIMINAR CELULITE