Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 benefícios do chá verde para a saúde

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes, e nutrientes que proporcionam diversos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de várias doenças.

A presença de flavonoides e catequinas garantem as propriedades ao chá verde, como efeito antioxidante, antimutagênico, antidiabético, anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral, assim como propriedades que previnem o câncer. Esse chá pode ser encontrado em forma de pó solúvel, cápsulas ou bolsinhas de chá, podendo ser comprado em supermercados, lojas onlines ou de produtos naturais.

8 benefícios do chá verde para a saúde

Os principais benefícios do chá verde para o organismo são:

1. Previne vários tipos de câncer

O consumo regular de chá verde pode prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, gastrointestinal, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga, já que é rico em antioxidantes que evitam o dano celular produzido pelos radicais livres, evitando o crescimento de células cancerígenas e funcionando como uma substância quimioprotetora.

2. Favorece a perda de peso

A perda de peso é possível devido à presença de vários compostos bioativos, como a cafeína, as catequinas e os polifenóis, que ao serem ingeridos de forma regular poderia favorecer a perda de peso e a diminuição da circunferência abdominal.

Alguns estudos indicam que o chá verde ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia, além de facilitar a digestão, regular o intestino e combater a retenção de líquidos, no entanto os estudos científicos não são conclusivos a respeito desse benefício.

3. Retarda o envelhecimento celular

O chá verde possui grande quantidade de antioxidantes que evitam o envelhecimento das células, pois combatem os radicais livres, fazendo com que a pele mantenha-se hidratada e com aspecto saudável, além de prevenir a formação de rugas.

4. Previne doenças do coração

Esse chá ajuda a regular os níveis de colesterol, principalmente o colesterol mal, o LDL, devido ao seu poder antioxidante. Além disso, inibe a formação de coágulos no sangue e diminuindo o risco de trombose e, por sua vez, o de ataque cardíaco e AVC.

5. Previne infecções

Essa planta possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater bactérias e vírus, prevenindo o surgimento de doenças como resfriados e gripes causados pelos vírus Influenza A e B.

6. Melhora a saúde da boca

Por causa de suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o chá verde pode evitar a formação de cáries e a inflamação das gengivas, diminuindo o risco de desenvolver periodontite Além disso, também controla o mau hálito.

7. Ajuda a regular os níveis de açúcar

Devido à ação antioxidante das catequinas que o chá verde possui, é possível diminuir o estresse oxidativo e melhorar a resistência à insulina e, consequentemente, regular os níveis de açúcar. Assim, o consumo desse chá pode ser considerada uma excelente opção tanto para prevenir a diabetes como para ajudar no tratamento.

8. Ajuda no controle da pressão arterial

O chá verde, além de ser diurético, possui catequinas, um composto bioativo com propriedades antioxidantes que poderiam ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e, consequentemente, regular a pressão arterial.

Como preparar o chá verde

O chá verde pode ser preparado sozinho ou ser combinado com limão e folhas de menta, por exemplo, e isso ajuda a disfarçar o sabor amargo característico do chá verde, sendo mais fácil de beber ao longo do dia.

O chá verde com limão ajudar a emagrecer porque combinar o chá verde com limão aumenta o poder desintoxicante do organismo facilitando a perda de peso e fortalecendo o sistema imune. Para fazer chá verde com limão é muito simples:

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá, do chá verde
  • Suco de meio limão

Modo de preparo

Adicionar na água fervida as folhas de chá verde e deixar repousar por 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber.

8 benefícios do chá verde para a saúde

Como tomar

Para ter todos os benefícios do chá verde, devem ser tomadas 3 a 4 xícaras por dia. No caso das cápsulas, é recomendada a ingestão de 1 cápsula de chá verde 30 minutos depois das refeições 2 a 3 vezes por dia de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista. O chá verde deve ser consumido entre as refeições, pois diminui a absorção de minerais como ferro e cálcio.

Durante a gravidez e período de amamentação, a ingestão diária não deve exceder 1 a 2 xícaras por dia, já que pode aumentar o ritmo cardíaco.

Possíveis efeitos secundários

É importante não consumir quantidades acima do recomendado por dia porque pode causar insônia, irritabilidade, náuseas, acidez, vômitos, taquicardia e aumento do ritmo cardíaco, por exemplo. Além disso, pode interferir na absorção de ferro.

Contraindicações

O chá verde deve ser ingerido com precaução por pessoas que possuem problemas na tireoide, já que alguns estudos indicam que o chá verde poderia alterar o seu funcionamento. Também deve ser evitado por pessoas com insuficiência renal, anemia, úlceras gástricas e gastrite, assim como por pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes.

Bibliografia >

  • MUSIAL Claudia; KUBAN-JANKOWSKA Alicja et al. Beneficial Properties of Green Tea Catechins. Nutrients. 21. 1-11, 2020
  • IKBAL Asik; ROY Satarupa et al. Health benefits of green tea: A mini review. Journal of Entomology and Zoology Studies. 8. 1; 1424-1430, 2020
  • UPTODATE. Benefits and risks of caffeine and caffeinated beverages. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/benefits-and-risks-of-caffeine-and-caffeinated-beverages?search=green%20tea&source=search_result&selectedTitle=4~36&usage_type=default&display_rank=4>. Acesso em 19 Fev 2020
  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 215-238.
  • KUMAR Amar, DE Neela. Goitrogenic and Antithyroid Potential of Green Tea Of Indian Origin. Journal of Bangladesh Society of Physiologist. 9. 2; 105-116, 2014
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 261-262.
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 44-46.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem