Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Chapéu-de-Couro

O chapéu-de-couro é uma planta medicinal, também conhecida por chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mireiro, congonha-do-brejo, erva-do-brejo, aguapé, erva-do-pântano, chá-de-pobre, muito utilizada no tratamento de ácido úrico devido a sua ação diurética.

O chapéu-de-couro tem folhas duras como o couro que podem crescer até os 30 cm de comprimento. As suas flores são esbranquiçadas e normalmente se encontram agarradas à volta de um ramo da planta.

O seu nome cientifico é Echinodorus grandiflorus e pode ser comprado em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Para que serve o Chapéu-de-Couro

Para que serve e propriedades

As propriedades do chapéu-de-couro são principalmente sua ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica, energética, anti-hipertensora e laxante. Veja outros remédios caseiros para artrite e artrose.

O chapéu-de-couro apresenta inúmeros benefícios, serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.

Esta erva tem também uma ação diurética e depurativa do organismo sendo por isso muito importante para o tratamento dae afeções renais e das vias urinárias, do fígado e do estômago.

Como usar

O Chapéu-de-Couro pode ser aplicado na pele ou usado em forma de chá. Para preparar o chá, deve-se fazer o seguinte:

1. Chá de Chapéu-de-Couro

Ingredientes

  • 20 g de folhas de Chapéu-de-Couro;
  • 1L de água fervente.

Modo de preparo

Para preparar o chá, basta colocar 20 g de folhas numa panela e acrescentar 1 litro de água fervente. Tapar e deixar esfriar, coar e beber cerca de 3 a 4 xícaras por dia.

2. Receita para aplicação tópica

O Chapéu-de-Couro também pode ser aplicado na pele, sobre hérnias, dermatoses e furúnculos. Para isso, basta esmagar um rizoma e aplicar diretamente sobre a pele.

Possíveis efeitos colaterais

Não existem efeitos colaterais para o uso de chapéu-de-couro.

Quem não deve usar

O chapéu-de-couro está contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca e renal, não devendo ser tomado juntamente com medicamentos anti-hipertensivos.

Além disso, também não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Veja todos os chás que são proibidos durante a gravidez.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar