Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer chá de Cavalinha e Propriedades Medicinais

A Cavalinha é uma planta medicinal, também conhecida como Cavalinha-dos-campos, Cauda-de-cavalo ou Cola-de-cavalo, muito utilizada como remédio caseiro para parar hemorragias e menstruações abundantes, por exemplo. Além disso, devido à sua ação anti-inflamatória e diurética, a cavalinha pode ser usada para auxiliar o tratamento de pedra nos rins e infecções urinárias, por exemplo.

O nome científico da Cavalinha é Equisetum arvense e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação na forma de planta ou de cápsulas, por exemplo.

A forma mais consumida da Cavalinha é em chá, sendo o chá de cavalinha considerado um ótimo diurético, podendo ajudar no processo de emagrecimento e no combate de inchaços por retenção de líquidos.

Como fazer chá de Cavalinha e Propriedades Medicinais

Para que serve a Cavalinha

A Cavalinha possui ação adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, anti-hipertensiva, anti-hemorrágica, remineralizante, antirreumática, antioxidante, digestiva, antimicrobiano e antidiarreica, podendo ser utilizado com diversos objetivos, como por exemplo:

  • Auxiliar no tratamento de problemas renais e urinários, como nefrite, cistite e infecções urinárias;
  • Diminuir o fluxo menstrual abundante;
  • Prevenir e tratar hemorragias nasais e no estômago;
  • Diminuir a queda de cabelo;
  • Auxiliar no tratamento de reumatismo, artrite e gota;
  • Diminuir a pressão arterial;
  • Prevenir e ajudar no tratamento de frieiras.

Além disso, devido às suas propriedades a cavalinha também pode ser usada para combater os sintomas de estresse e ansiedade, variações do humor e retenção de líquidos.

Como fazer chá de Cavalinha

A parte usada da Cavalinha é seu talo seco para fazer chá, banhos e cataplasmas, por exemplo. A principal forma de consumo da cavalinha é o chá, que é muito fácil e rápido para fazer:

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de cavalinha.

Modo de preparo

Para fazer o chá basta colocar a cavalinha na água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

Outra forma de usar a cavalinha é por meio de cápsulas, que devem ser tomadas de acordo com orientação médica, sendo normalmente indicado o consumo de 2 cápsulas 2 vezes ao dia, ou por meio do banho de assento, que também pode ser usado para tratar infecções urinárias. Para fazer o banho de assento basta colocar 3 punhados de talos secos na água do banho e permanecer mergulhado na água por 5 a 10 minutos. Confira outras opções de banho de assento para infecção urinária.

Efeitos colaterais e contraindicações

A cavalinha normalmente não está associada com efeitos colaterais, no entanto quando consumida grande quantidade, e por muito tempo, pode causar perda de minerais importantes para o corpo, que pode resultar em diarreia, dor de cabeça, desidratação, perda de peso, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular, por exemplo. Por isso, é recomendado que a cavalinha apenas seja consumida por curtos períodos, de até uma semana, ou conforme orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

O consumo da cavalinha não é recomendado para grávidas e lactantes, bem como pessoas que possuem insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças nos rins, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir efeito diurético.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem