Pontada nas costas: 10 principais causas (e o que fazer)

A pontada nas costas pode ser causada por situações simples, como lesão muscular, má postura ou infecção urinária, ou ainda pode surgir devido a condições mais sérias, como infarto e embolia pulmonar.

De acordo com a causa dessa dor, a pontada nas costas também pode ser acompanhada de sintomas como febre, dor ao urinar, falta de ar, e sensação de dormência nas pernas ou pés.

Em caso de pontada nas costas causada por traumas ou ainda se for persistente ou acompanhada de cansaço, falta de ar ou desmaio, por exemplo, deve-se consultar um clínico geral, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir sessões de fisioterapia, uso de medicamentos e, em alguns casos, a cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Causas de pontada nas costas

As principais causas da pontada nas costas são:

1. Infecção urinária

A infecção urinária é uma infecção causada por bactérias, vírus e fungos, que pode surgir na uretra, bexiga, ureteres e rins, causando sintomas como vontade frequente, dor e queimação ao urinar, urina com mal cheiro, e, em alguns casos, também pode causar febre e dor na parte inferior das costas. Conheça todos os sintomas da infecção urinária.

O que fazer: o tratamento da infeção urinária  é feito com o uso de antibióticos; como nitrofurantoína, fosfomicina ou ciprofloxacino, e analgésicos, como fenazopiridina, ibuprofeno ou paracetamol, que devem ser prescritos pelo clínico geral, ginecologista ou urologista.

Além disso, alguns remédios caseiros, como chá de cavalinha, de dente-de-leão e suco de cranberry também ajudam a complementar o tratamento da infecção urinária. Conheça todos os tratamentos indicados para infeção urinária.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é o entupimento de uma artéria do pulmão causando sintomas, como falta de ar repentina, dor do tipo pontada nas costas, dor no peito ao respirar fundo, tossir ou movimentar o tórax, tosse intensa que pode ter sangue, pele pálida fria e azulada, por exemplo. Entenda melhor sobre a embolia pulmonar.

O que fazer: o tratamento deve ser feito sob a orientação de um pneumologista ou clínico geral, no hospital, através da oxigenoterapia. Além disso, o médico também prescreve medicamentos intravenosos para dissolver o coágulo, analgésicos para aliviar as dores e, em casos mais graves, a cirurgia também pode ser recomendada.Veja mais sobre como é o tratamento da embolia pulmonar.

3. Distensão muscular

A distensão muscular pode ser surgir quando se pega muito peso nos exercícios físicos ou como consequência de atividade profissional, como no caso de manicures, jardineiros ou dentistas, por exemplo. Esse tipo de lesão pode causar pontadas nas costas, no lado direito ou esquerdo, podendo piorar com a movimentação, além de vermelhidão no local.

O que fazer: para aliviar a lesão muscular, é recomendado evitar fazer esforços, manter uma postura adequada e fazer uma compressa fria na região durante 15 minutos, 2 vezes por dia. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de medicamentos na forma de comprimidos ou pomadas para aliviar a dor e a inflamação, como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

4. Cálculo renal

O cálculo renal, ou pedra nos rins, é um tipo de pedra que surge nos rins e vias urinárias, que podem se acumular quando presentes em excesso na urina, podendo causar sintomas como pontada intensa na parte inferior das costas, na barriga ou virilha, dor ao urinar, febre e urina com sangue. Confira todos os sintomas do cálculo renal.

O que fazer: o médico pode recomendar o o uso de anti-inflamatórios, como diclofenaco ou cetorolaco, e analgésicos, como paracetamol ou tramadol, para controlar a dor. Quando os cálculos são pequenos, remédios como bloqueadores de canais de cálcio ou alfa-adrenérgicos podem ser indicados para ajudar na sua eliminação.

Além disso, a cirurgia também pode ser indicada para remover os cálculos maiores ou na presença de complicações como obstrução das vias urinárias. Conheça melhor as opções de tratamento da pedra nos rins.

5. Pancreatite

A pancreatite é a inflamação do pâncreas que pode surgir devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, presença de pedras na vesícula ou infecções virais, por exemplo, causando sintomas como dor do tipo pontada intensa na parte superior da barriga que pode irradiar para as costas, vômitos, dor na barriga que piora ao comer e febre.

O que fazer: o tratamento da pancreatite aguda deve ser feito em hospital e consiste em deixar a pessoa em jejum, sendo hidratada com soro fisiológico na veia. Além disso, o médico também pode receitar o uso de analgésicos, como paracetamol ou tramadol, assim como antibióticos, para aliviar os sintomas e evitar novas infecções.

Já o tratamento da pancreatite crônica, além de ser feito com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, para diminuir a inflamação e aliviar a dor, ainda pode incluir a realização de bloqueio do nervo vago ou. cirurgia para remover uma parte do pâncreas ou retirar as pedras que estejam bloqueando os canais ou ductos pancreáticos. Veja como é o tratamento da pancreatite crônica.

6. Infarto

Embora seja mais raro, o infarto também pode causar uma dor em forma de pontada forte na parte de cima das costas. Outros sintomas que também podem estar presentes no infarto são dor ou desconforto no peito em forma de aperto, queimação ou peso, que afeta também o ombro, pescoço, mandíbula, e braço, geralmente do lado esquerdo. Saiba reconhecer todos os sintomas do infarto.

O que fazer: o tratamento é feito no hospital, com o uso de máscara de oxigênio ou ventilação mecânica, e a administração de medicamentos prescritos pelo médico, como antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, beta-bloqueadores, estatinas e analgésicos, que atuam aliviando os sintomas e diminuindo as complicações.

7. Má postura

A má postura pode alterar as estruturas da coluna, enrijecer as articulações e encurtar dos músculos, causando dor em forma de pontada em várias regiões das costas. Além da dor nas costas, a má postura também aumenta o risco de outras alterações na coluna, como escoliose ou torcicolo, por exemplo.

O que fazer: manter a coluna numa posição neutra, e caminhar periodicamente durante o trabalho, ajudam a aliviar a dor nas costas. No entanto, o médico também pode indicar fazer sessões de fisioterapia, pilates e praticar atividades físicas, para ajudar a corrigir a postura e aliviar a dor nas costas através de alongamentos e fortalecimento muscular. Veja alguns alongamentos para dor nas costas.

8. Hérnia de disco

A hérnia de disco surge quando um disco que constitui a coluna sai da posição correta, provocando a compressão de nervos da região e causando sintomas como dor do tipo pontada no meio ou na parte inferior das costas, que pode afetar as nádegas, as coxas, as perna e os calcanhares, e sensação de dormência nas pernas ou pés. Confira todos os sintomas da hérnia de disco.

O que fazer: o tratamento recomendado inclui o uso de remédios, como anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares ou ainda o uso de injeções de corticoides, que ajudam a diminuir a inflamação, a dor e o desconforto.

Além disso, o ortopedista também pode indicar a realização de sessões de fisioterapia, que é feita através de exercícios e alongamentos importantes para reduzir a dor. Veja como é a fisioterapia para hérnia de disco.

9. Fratura

A fratura na coluna pode causar intensa pontada nas costas, dor nas pernas e nos braços, sendo um tipo de fratura ou ruptura que acontece nas vértebras, que são os ossos que formam a coluna.

A fratura na coluna pode ser provocada acidentes esportivos ou de carro, ou ainda pode surgir devido ao enfraquecimento dos ossos, como acontece nos caso da osteoporose ou câncer nos ossos.

O que fazer: o tratamento varia conforme a causa da fratura e pode incluir o repouso, uso de suplementos de cálcio e vitamina D e a realização de fisioterapia. Além disso, o médico também pode indicar o uso de coletes ortopédicos e prescrever analgésicos para aliviar a dor ou, em alguns casos, a cirurgia para corrigir a fratura. Saiba como é o tratamento da fratura na coluna.

10. Aneurisma da aorta

O aneurisma da aorta é a dilatação das paredes da aorta, uma artéria que passa pelo coração, tórax e abdômen, e que geralmente não provoca sintomas. No entanto, se o aneurisma crescer muito, pode afetar nervos, músculos e outros órgãos, causando dor do tipo pontada intensa nas costas, peito e barriga, falta de ar e chiado no peito ao respirar.

O que fazer: o tratamento do aneurisma de aorta deve ser feito pelo cardiologista ou cirurgião vascular, podendo incluir o acompanhamento médico, o uso de remédios anti-hipertensivos, ou a realização de uma cirurgia, que é indicada quando o aneurisma é maior do que 5 cm, ou quando o médico observa um rápido crescimento do aneurisma, por exemplo.

Regiões de pontada nas costas

A região onde a pontada nas costas surge, pode ajudar a identificar a causa dessa dor, como por exemplo:

  • Pontada nas costas, no lado esquerdo: a pontada nas costas lado esquerdo pode indicar a presença de distensão muscular, hernia de disco, infarto ou pedra nos rins;
  • Pontada nas costas, no lado direito: pode estar presente em situações como lesão muscular, fraturas ou hernia de disco;
  • Pontada nas costas, no meio: pode surgir devido a má postura, lesão muscular, fraturas, embolia pulmonar hérnia de disco, por exemplo.

É importante lembrar que muitos problemas de saúde podem causar a pontada em diversas partes das costas. Assim, na presença de pontada nas costas, é aconselhado consultar o medico para identificar a causa da dor e recomendar o tratamento adequado.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico caso a pontada nas costas possa indique situações de urgência. Assim, é aconselhado ir ao hospital se apresentar sintomas como:

  • Dor ou desconforto no peito em aperto, queimação ou peso;
  • Coração acelerado;
  • Palidez e suor frio;
  • Dificuldade para respirar;
  • Náusea;
  • Cansaço excessivo.

Além disso, se a a pontada nas costas demorar mais de 1 semana para desaparecer, é importante consultar o clínico geral ou ortopedista, para identificar a possível causa e recomendar o tratamento mais adequado.

Vídeos relacionados