6 principais remédios para pedra nos rins

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
agosto 2022

Os remédios para pedra nos rins, como o diclofenaco, o paracetamol ou a tansulosina, ajudam a aliviar a dor das cólicas renais, evitar novas crises de cólica ou facilitar a eliminação das pedras.

Esses remédios devem ser usados com indicação médica, após avaliação dos sintomas, do tamanho da pedra no rim, sua localização e do tipo de pedra, pois a pedra pode ser formada por cálcio, ácido úrico, cistina ou estruvita, por exemplo. Veja os principais tipos de pedras nos rins e como evitar.

O tratamento das pedras nos rins deve ser feito sempre que surgirem os sintomas, devendo-se consultar o nefrologista ou clínico geral, ou ir para o hospital mais próximo, para evitar complicações das pedras nos rins como bloqueio da passagem da urina, inchaço no rim ou infecção renal. Em alguns casos, o médico pode indicar o tratamento cirúrgico. Confira como é feita a cirurgia para as pedras nos rins

Os principais remédios para pedra nos rins são:

1. Anti-inflamatórios não esteróides

Os anti-inflamatórios não esteróides, também conhecidos como AINES, são geralmente, a primeira opção de remédio para pedra nos rins indicados pelo médico, pois agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a cólica causada pela pedra nos rins e a dor ao urinar.

Alguns anti-inflamatórios que podem ser usados para a pedra nos rins são:

Esses remédios devem ser tomados com indicação médica, pois não são indicados durante a gestação, amamentação ou por pessoas que tenham úlcera de estômago, gastrite, doenças graves nos rins, catapora ou suspeita de dengue.

2. Analgésicos

Os analgésicos, como paracetamol ou a dipirona, são remédios indicados para a cólica causada pela pedra nos rins, pois que agem inibindo a produção de substâncias no cérebro responsáveis pela dor, como as prostaglandinas ou ciclooxigenases. Veja como tomar corretamente o paracetamol ou a dipirona.

Esses remédios podem ser encontrados em farmácias ou drogarias, e embora sejam vendidos sem necessidade de apresentar receita médica, o ideal é que sejam tomados com indicação do médico, pois são contraindicados para pessoas com problemas de fígado ou que tenham a função da medula óssea prejudicada.

Além disso, o paracetamol, quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas, pode afetar gravemente o fígado, causar hepatite medicamentosa e colocar a vida em risco. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa

3. Opióides

Os opióides, como a morfina ou o tramadol, são analgésicos mais potentes, podendo ser indicados pelo médico para pedra nos rins nos casos de dor aguda, muito intensa ou que não melhora com os analgésicos comuns, devendo ser usados por um curto período de tempo. 

4. Alfa-bloqueadores

Os alfa-bloqueadores são remédios normalmente indicados para hiperplasia prostática benigna em homens com próstata aumentada. 

No entanto, esses remédios podem ser indicados pelo médico para pedra nos rins com tamanho entre 4 e 10 mm, quando a pedra se encontra no ureter, que é um canal que liga o rim à bexiga, pois ajudam a relaxar a musculatura do ureter, facilitando a passagem e eliminação da pedra, além de reduzir a dor e a recorrência de cólicas renais.

O principal alfa-bloqueador que pode ser indicado pelo médico é a tansulosina, e deve ser usado somente se recomendado pelo médico. Saiba como usar a tansulosina corretamente

5. Diuréticos tiazídicos

Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida ou a clortalidona, podem ser indicados pelo médico para ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins formadas por cálcio, quando as modificações no estilo de vida, como aumentar a ingestão de líquidos ou alterações na dieta, não são suficientes para evitar a formação de novas pedras. Veja como deve ser a dieta para pedras nos rins

6. Citrato de potássio

O citrato de potássio pode ser indicado pelo médico para ajudar a prevenir pedras nos rins recorrentes formadas por cálcio, ácido úrico ou cistina, pois a deixa a urina mais alcalina, prevenindo a formação das pedras.

No entanto, esse remédio deve ser usado somente se recomendado pelo médico pois dependendo do tipo de pedra nos rins, pode piorar os sintomas.

Remédios para dissolver as pedras nos rins

O alopurinol é principal remédio que pode ser indicado pelo médico para ajudar a dissolver as pedras nos rins formadas por ácido úrico, ajudando na sua eliminação, além de prevenir a formação de novas pedras nos rins de ácido úrico.

Além disso, o médico também pode indicar o alopurinol para pessoas que possuem pedras nos rins recorrentes formadas por cálcio, pois na maioria dos casos, o ácido úrico elevado, pode contribuir para a formação da pedra de cálcio.

Opções de remédios caseiros

Os remédios caseiros para pedras nos rins, como o chá de quebra pedra ou o chá de hibisco, possuem efeito diurético, que podem ajudar a eliminar pedras pequenas, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico. Confira outras opções de remédios caseiros para pedra nos rins

É importante ressaltar que esses remédios caseiros não substituem o tratamento indicado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • AROWOJOLU, O.; GOLDFARB, D. S. Treatment of calcium nephrolithiasis in the patient with hyperuricosuria. J Nephrol. 27. 6; 601–605, 2014
  • BISHOP, K.; et al. Nephrolithiasis. Prim Care. 47. 4; 661-671, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • MAYANS, L. Nephrolithiasis. Prim Care. 46. 2; 203-212, 2019
  • MARRA, G.; et al. Pediatric nephrolithiasis: a systematic approach from diagnosis to treatment. J Nephrol. 32. 2; 199-210, 2019
  • FONTENELLE, L. F.; SARTI, T. D. Kidney Stones: Treatment and Prevention. Am Fam Physician. 99. 8; 490-496, 2019
  • SCHLOMER, B. J. Urologic treatment of nephrolithiasis. Curr Opin Pediatr. 32. 2; 288-294, 2020
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Dieta para cada Tipo de Pedra nos Rins

    05:26 | 203096 visualizações
  • Alimentação para Pedra nos rins

    07:36 | 1127877 visualizações