Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o que é Osteoporose e suas Causas

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. Essa doença é silenciosa, não sendo normalmente notados sintomas e o diagnóstico é feito, na maioria das vezes, após a ocorrência de fraturas, por exemplo.

A osteoporose é muito associado ao envelhecimento, uma vez que com o passar dos anos o organismo perde progressivamente a sua capacidade em metabolizar e absorver o cálcio, por exemplo. No entanto, alguns hábitos de vida também podem influenciar na ocorrência da osteoporose, como o sedentarismo, má-alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.

Apesar dessa doença não ter cura, o tratamento pode ser estabelecido com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e diminuir o risco de fraturas e de doenças associadas. É importante que a pessoa tenha um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos regular, mas o médico também pode recomendar o uso de suplementos ou medicamentos que ajudam no processo de reabsorção de cálcio e formação da massa óssea. Veja quais são os medicamentos mais indicados na osteoporose.

Entenda o que é Osteoporose e suas Causas

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é, na maioria das vezes, assintomática, no entanto pode ser notada por meio da fratura que algum osso após um leve impacto, por exemplo. Além disso, pode ser indicativo de osteoporose a diminuição da estatura em 2 ou 3 centímetros e a presença de ombros caídos ou de corcunda. Saiba como identificar a osteoporose.

A partir da avaliação dos sintomas, o médico pode indicar a realização de um exame de imagem que indica a perda de massa óssea, a densitometria óssea. Esse exame pode ser realizado anualmente ou a cada 2 anos após o diagnóstico da osteoporose para ajuste da dose do medicamento. Entenda como é feito o exame de densitometria óssea.

Principais causas

A osteoporose é uma doença muito relacionada com o envelhecimento, sendo mais comum nas mulheres após os 50 anos devido à menopausa. Outras causas que podem favorecer a osteoporose são:

  • Disfunção da tireoide;
  • Doenças autoimunes;
  • Deficiência de cálcio;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação pobre nutricionalmente;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Deficiência de vitamina D.

Essas situações fazem com que o organismo não funcione da maneira adequada, havendo um desequilíbrio entre a formação e a destruição óssea, tornando os ossos frágeis e com maior probabilidade de fraturas. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para a osteoporose é feito com o uso de medicamentos que estimulem a produção de massa óssea, no entanto a ingestão adequada de cálcio e de vitamina D, por meio da alimentação ou de suplementos, e a prática de atividades físicas, como caminhada, hidroginástica e dança, também são eficazes para combater os sintomas da osteoporose. Saiba quais os melhores exercícios para osteoporose.

Saiba mais sobre o tratamento para osteoporose.

Como prevenir

A prevenção da osteoporose deve ser feita durante toda a vida por meio da adoção de hábitos saudáveis, como por exemplo:

  • Praticar exercícios físicos de forma regular como caminhar, dançar, fazer hidroginástica ou pilates;
  • Expor-se diariamente ao sol, por pelo menos 15 minutos, para estimular a produção de vitamina D;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumar;
  • Consumir a quantidade de cálcio recomendada por dia, cerca 1200 UI.

Além disso, é importante diminuir o risco de fraturas por meio da retirada de mobílias e tapetes desnecessário da casa. Veja como diminuir os riscos de osteoporose por meio da alimentação.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar