Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dicas para melhorar a absorção do Cálcio

​Para melhorar a absorção de cálcio presente nos alimentos garantindo ossos fortes é recomendado fazer exercícios, diminuir o consumo de sal e ficar exposto ao sol no início da manhã. Essas dicas devem ser seguidas especialmente por quem sofre com osteoporose, osteopenia e em caso de fratura, mas também é indicado para crianças porque ainda estão em fase de crescimento e para mulheres durante a menopausa, porque nesta fase os ossos tendem a ficar mais fracos.

Para garantir ossos fortes não basta somente aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio a solução é seguir as dicas a seguir:

1. Praticar exercícios regularmente

Dicas para melhorar a absorção do Cálcio

Os exercícios como corrida, aulas de dança musculação e futebol, aumentam a absorção de cálcio pelo corpo porque o impacto nos ossos permite uma maior absorção deste mineral. Para quem já possui osteoporose é bom ser acompanhado por um profissional de educação física porque alguns exercícios devem ser evitados quando os ossos já estão quebradiços.

2. Diminuir o consumo de sal

Dicas para melhorar a absorção do Cálcio

O sal pode fazer com que o cálcio seja eliminado pela urina e por isso ao ingerir uma menor quantidade de sal nas refeições há uma maior absorção do cálcio presente nos alimentos. Para garantir o sabor dos alimentos opte por substituir o sal por ervas aromáticas como folhas de louro, orégano, salsinha, cebolinha, gengibre e pimenta, por exemplo.

3. Ficar ao sol de manhã

Dicas para melhorar a absorção do Cálcio

A exposição solar durante 20 minutos por semana, sem protetor solar até as 10 horas da manhã garante o aumento da vitamina D no corpo, uma substância essencial na absorção do cálcio.

4. Consumir alimentos ricos em cálcio de origem animal e vegetal

Dicas para melhorar a absorção do Cálcio

Os alimentos ricos em cálcio como leite, queijo e iogurte devem ser consumidos diariamente no café da manhã ou nos lanches, mas na hora do almoço e do jantar também é importante consumir alimentos ricos em cálcio de origem vegetal como brócolis e folhas de caruru. Além disso devem também ingerir alimentos como peixe, ovo e carne pois têm vitamina D que aumenta a absorção de cálcio. Veja uma lista com alguns alimentos ricos em cálcio de diversas fontes: Alimentos ricos em cálcio.

5. Combinar bem os alimentos

Dicas para melhorar a absorção do Cálcio

Alguns compostos dificultam a absorção de cálcio quando são consumidos na mesma refeição e por isso não é aconselhados comer alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, gema de ovo e beterraba na mesma refeição que contém cálcio. Outros alimentos que também não devem ser consumidos na mesma refeição são leite, suco e iogurte de soja, sementes, castanhas, feijão, espinafre e batata doce.

Além disso uma alimentação rica em fibras prepara o intestino para absorver melhor o cálcio por isso um lanche rico em fibras com alimentos como All Bran é uma boa dica antes de uma refeição que contenha sardinha e brócolis, por exemplo. Veja mais exemplos de alimentos ricos em fibras.

Veja as dicas da nutricionista sobre como se alimentar:

Para garantir a quantidade de cálcio que o corpo precisa, veja:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...