8 dicas para melhorar a absorção de cálcio

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

Algumas dicas que ajudam a melhorar a absorção de cálcio no organismo incluem pegar sol diariamente, comer alimentos ricos em cálcio e vitamina D, evitar bebidas com cafeína e diminuir a ingestão de sal.

Além disso, é recomendado também praticar exercícios físicos regularmente, como corrida, musculação e dança, já que as atividades físicas aumentam a absorção de cálcio nos ossos e evitam a perda de densidade óssea.

Estas dicas podem ser seguidas por crianças, pessoas com osteoporose ou osteopenia ou ainda por mulheres na menopausa, que é um período onde o corpo tem uma redução de estrogênio, o hormônio que ajuda a aumentar a absorção e fixação de cálcio nos ossos.

Imagem ilustrativa número 1

1. Fazer exercícios físicos regularmente

Fazer exercícios físicos regularmente melhora a absorção de cálcio, porque o impacto dos exercícios permite uma maior absorção e fixação deste mineral nos ossos.

Além disso, os exercícios físicos também evitam a perda de massa óssea e melhoram o equilíbrio e a força muscular, prevenindo quedas e fraturas.

Assim, é aconselhado fazer atividades físicas, como corrida, dança e musculação, pelo menos 3 vezes por semana. No entanto, é importante que os exercícios físicos sejam sempre orientados por um médico ou profissional de atividade física, principalmente em casos de pessoas com osteoporose.

2. Comer alimentos ricos em vitamina D

Comer alimentos ricos em vitamina D melhora a absorção de cálcio, pois essa vitamina é fundamental para a absorção desse mineral no intestino e para manter os níveis adequados desse mineral no sangue.

Alguns alimentos ricos em vitamina D que podem ser incluídos na dieta incluem óleo de fígado de bacalhau, ovos, arenque, sardinha e salmão. Veja outros alimentos ricos em vitamina D.

3. Diminuir o consumo de sal

Embora o sódio seja importante para as funções do sistema nervoso e dos músculos, o consumo excessivo de sal diminui a absorção de cálcio. Isso porque o excesso de sódio aumenta a eliminação do cálcio pelos rins.

Por isso, é aconselhado consumir o máximo de 5g, o que equivale a uma colher de chá, de sal por dia. Para evitar o consumo elevado de sal, pode-se também priorizar o uso de ervas aromáticas e condimentos, como louro, orégano, salsa, gengibre e pimenta, por exemplo.

4. Consumir alimentos ricos em cálcio

É Importante consumir diariamente alimentos ricos em cálcio para melhorar a absorção desse mineral no organismo. Alguns alimentos ricos em cálcio são leite, queijos, sardinha, gergelim e sementes de linhaça. Conheça outros alimentos ricos em cálcio.

5. Evitar alimentos ricos em oxalatos e fitatos

Para melhorar a absorção de cálcio, deve-se evitar ingerir os alimentos ricos em oxalatos e fitatos junto com os alimentos ricos em cálcio. Isso porque quando essas substâncias são consumidas em excesso, dificultam a absorção de cálcio.

Alguns alimentos ricos em oxalatos e fitatos são espinafre, gérmen de trigo, espinafre, ruibarbo, beterraba, cacau, batata doce e feijão, arroz integral.

6. Pegar sol

Pegar sol ajuda a melhorar a absorção de cálcio, por ser a melhor maneira de se produzir vitamina D no organismo, que é a vitamina importante para a absorção intestinal de cálcio.

Assim, é recomendado  ficar exposto ao sol entre as 10h e 15h, de 2 a 3 vezes por semana, durante 5 a 15 minutos, no caso das peles mais claras, e de 30 minutos a 1 hora, no caso das peles mais escuras. Veja o melhor horário e como pegar sol.

7. Evitar fumar

Para melhorar a absorção de cálcio é recomendado evitar fumar. Isso porque o tabaco inibe a produção dos osteoblastos, que são as células responsáveis pela produção no tecido ósseo e das proteínas envolvidas na mineralização dos ossos.

8. Evitar excesso de cafeína

A cafeína, presente em alimentos como café, chá mate e alguns refrigerantes, tem ação diurética, e, por isso, aumenta a eliminação do cálcio através da urina antes desse mineral ser absorvido pelo organismo.

Consumir pequenas quantidades de cafeína não impede a absorção de cálcio. No entanto, a ingestão excessiva de cafeína pode provocar a redução da absorção de cálcio, especialmente em pessoas que têm uma baixa ingestão diária desse mineral.

Assim, é recomendado manter uma ingestão diária adequada de cálcio e consumir no máximo 4 xícaras (de 150 ml) de café coado por dia, por exemplo. Saiba a quantidade recomendada de cafeína por dia.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em março de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em março de 2023.

Bibliografia

  • HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH. The nutrition source: calcium. Disponível em: <https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/calcium/>. Acesso em 17 mar 2023
  • AMERICNA BONE HEALTH. Sodium and Bone Health. Disponível em: <https://americanbonehealth.org/nutrition/sodium-and-bone-health/?highlight=salt>. Acesso em 17 mar 2023
Mostrar bibliografia completa
  • AMERICAN BONE HEALTH. Coffee, Tea and Bone Health. Disponível em: <https://americanbonehealth.org/nutrition/bonesense-on-coffee-tea-and-bone-health/#:~:text=Caffeine%20may%20very%20modestly%20reduce,of%20milk%20to%20your%20coffee>. Acesso em 17 mar 2023
  • UÇAR, M, Rahime et al. The Comparison of Bone Mineral Density Between Male Smokers and Non-Smokers. The Anatolian Journal of Family Medicine. Vol.2. 1.ed; 19-26, 2019
  • FIOCRUZ. Canal Saúde: Sal, cafeína, tabaco, bebidas alcoólicas e falta de exercício físico são os principais responsáveis pela perda de cálcio no organismo. Disponível em: <https://www.canalsaude.fiocruz.br/noticias/noticiaAberta/sal-cafeina-tabaco-bebidas-alcoolicas-e-falta-de-exercicio-fisico-sao-os-principais-responsaveis-pela-perda-de-calcio-no-organismo-2012-05-15#:~:text=O%20tabaco%20tamb%C3%A9m%20favorece%20a,componentes%20org%C3%A2nicos%20na%20matriz%20%C3%B3ssea.>. Acesso em 17 mar 2023
  • AMERICAN BONE HEALTH. Key Factor for Absorbing Calcium. Disponível em: <https://americanbonehealth.org/nutrition/key-factor-for-absorbing-calcium/>. Acesso em 30 jul 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos ricos em VITAMINA D para FORTALECER A IMUNIDADE

    05:54 | 141428 visualizações
  • Ossos Fortes Sempre | Tati & Marcelle | Como tratar osteopenia e osteoporose

    09:05 | 190362 visualizações
  • Alimentação rica em CÁLCIO

    02:16 | 254163 visualizações