Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentação para osteoporose

A alimentação para osteoporose tem que ser rica em alimentos com cálcio e vitamina D porque estes nutrientes são importantes para a saúde dos ossos e uma vez que o cálcio não é absorvido sem a presença da vitamina D.

Assim, garantir a ingestão adequada de cálcio e vitamina D durante a infância ajuda a prevenir a osteoporose na vida adulta. Já na presença da osteoporose, os suplementos de cálcio e vitamina D são importantes para evitar que a doença evolua. Saiba mais sobre o Suplemento de cálcio e vitamina D.

Alimentos recomendados na osteoporoseAlimentos recomendados na osteoporose
Alimentos a evitar na osteoporoseAlimentos a evitar na osteoporose

Alimentação adequada para osteoporose

A alimentação adequada para osteoporose deve assim conter alimentos como leite e derivados, vegetais de folha escura, óleos de fígado de peixes, ovos e margarinas. A amêndoa também é rica em cálcio e pode ser utilizada nas refeições. Veja como em: 5 benefícios da amêndoa para a saúde.

Por outro lado, na alimentação para pessoas com osteoporose deve-se evitar consumir alimentos que diminuam a absorção de cálcio, como espinafre, batata-doce e feijão, porque são ricos em oxalatos. Assista o vídeo para saber quais são os alimentos indicados para osteoporose:

Deve-se também evitar consumir alimentos ricos em cálcio acompanhados de alimentos ricos em ferro, como carne ou peixe, porque a absorção tanto do ferro como do cálcio não é eficaz. Por exemplo, deve-se evitar o consumo de produtos lácteos, como iogurtes ou pudim de sobremesa nas refeições principais, como almoço e jantar.

É também importante diminuir a ingestão de sal porque o sal em excesso aumenta a perda de cálcio pela urina. Outro cuidado importante para garantir a absorção do cálcio é o consumo moderado de cafeína, que embora não prejudique a saúde óssea, seu consumo exagerado pode levar a um aumento das perdas de cálcio pela urina, prejudicando a saúde óssea. O guaraná, chá preto e a coca-cola contêm substâncias semelhantes à cafeína presente no café. O caruru é uma planta rica em cálcio, veja os seus benefícios aqui.

Dieta para osteoporose

Conselhos para a dieta para osteoporose enriquecida em cálcio e vitamina D podem ser:

Café da manhã e lanches - deve-se procurar incluir produtos lácteos. Exemplo: um copo de leite com duas torradas com margarina enriquecida em vitamina D ou um iogurte com um pão com queijo e uma fruta.

Almoço e jantar - deve-se dar preferência aos peixes e vegetais de folha escura. Exemplo: salmão grelhado com arroz e couve manteiga refogada ou ovo, batata e brócolis cozidos.

Os alimentos para combater a osteoporose são importantes, mas a exposição diária por 20 minutos sem proteção solar também é importante para aumentar a produção de vitamina D. Outra dica importante para prevenir a osteoporose é praticar exercícios físicos com impacto, como caminhadas, para aumentar a mineralização do osso. Uma boa dica para fortalecer os ossos é comer castanha-de-caju diariamente, saiba a quantidade em Como a castanha-de-caju pode melhorar a saúde.

Além disso, a prática de exercício físico também é muito importante para manter os ossos fortes, conheça outras dicas vendo o vídeo: 

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...