Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios indicados para osteoporose

Os medicamentos para a osteoporose não curam a doença, mas podem ajudar a retardar a perda óssea ou a manter a densidade do osso e a reduzir o risco de fraturas, que é muito comum nesta doença.

Além disso, existem também alguns remédios que ajudam a prevenir a osteoporose porque atuam aumentando a massa óssea.

Remédios indicados para osteoporose

Os remédios para osteoporose devem ser indicados pelo médico de acordo com o objetivo do tratamento e estão resumidos na seguinte tabela:

Nomes dos RemédiosO que fazemEfeitos Colaterais
Alendronato, Etidronato, Ibandronato, Risedronato, Ácido ZoledrônicoInibem a perda de material ósseo, ajudando a manter a densidade dos ossos e a reduzir o risco de fraturaNáuseas, irritação do esôfago, problemas em engolir, dor de estômago, diarreia ou prisão de ventre, e febre
Ranelato de EstrôncioAumenta a formação de massa óssea e diminui a reabsorção do ossoReações de hipersensibilidade, dores nos músculos e nos ossos, insônia, náuseas, diarreia, dor de cabeça, tonturas, desordens cardíacas, dermatite e aumento do risco de formação de coágulos
RaloxifenoPromove o aumento da densidade mineral óssea e ajuda a prevenir fraturas vertebraisVasodilatação, fogachos, formação de cálculos nas vias biliares, inchaço das mãos, pés e pernas e espasmos musculares.
TibolonaPrevine a perda óssea após a menopausaDor pélvica e no abdômen, hipertricose, secreção e hemorragia vaginal, coceira genital, hipertrofia do endométrio, sensibilidade nas mamas, candidíase vaginal, alteração da morfologia das células do cérvix, vulvovaginite e aumento de peso.
Teriparatida

Estimula a formação óssea e o aumento da reabsorção de cálcio

Aumento do colesterol, depressão, dor neuropática na perna, sensação de desmaio, batimentos cardíacos irregulares, falta de ar, transpiração, cãibras musculares, cansaço, dor no peito, hipotensão, azia, vômitos, hérnia do esôfago e anemia.
CalcitoninaRegula o nível de cálcio no sangue e é usada para reverter a perda óssea e pode ajudar na formação óssea.

Tontura, dor de cabeça, alterações do paladar, ondas súbitas de rubor facial ou do pescoço, náusea, diarreia, dor abdominal, dor nos ossos e articulações e cansaço.

Além destes remédios, para tratar a osteoporose também pode ser usada a terapia de reposição hormonal, que além de ser utilizada para aliviar os sintomas da menopausa, também ajuda a manter a densidade óssea e a reduzir o risco de fratura. Porém, este tratamento nem sempre é recomendado, porque aumenta ligeiramente o risco de câncer de mama, endométrio, ovário e acidente vascular cerebral.

O médico também pode recomendar a ingestão de um suplemento de cálcio e vitamina D. Saiba mais sobre Suplemento de cálcio e vitamina D.

Remédios caseiros para osteoporose

Remédios indicados para osteoporose

Os remédios caseiros para osteoporose podem ser feitos com plantas medicinais com ação estrogênica, como o Trevo-vermelho, Calêndula, Alcaçuz, Sálvia ou Lúpulo e ervas ricas em cálcio, como Urtiga, Dente-de-Leão, Cavalinha, Endro ou Bodelha, por exemplo.

Alguns exemplos de remédios caseiros que podem ser facilmente preparados em casa são:

1. Chá de Cavalinha

A Cavalinha é um potente remineralizante ósseo por ser rico em silício e cálcio.

Ingredientes

  • 2 a 4 g de talos secos de cavalinha;
  • 200 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar os talos secos de cavalinha em 200 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.

2. Chá de Trevo-vermelho

O Trevo-vermelho tem uma função protetora dos ossos, além de conter fitoestrogênios, que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa.

Ingredientes

  • 2 g de flores secas de Trevo-vermelho;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Deitar 150 mL de água fervente em 2 g de flores secas, deixando repousar por 10 minutos. Beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Estes remédios caseiros devem ser utilizados sob orientação do médico. Veja outras opções naturais para tratar a osteoporose.

Remédios homeopáticos para osteoporose

​Os remédios homeopáticos, como o Silícea ou Calcarea phosphorica, podem ser usados para tratar a osteoporose, no entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do médico ou homeopata.

Saiba mais sobre o tratamento da osteoporose.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...