6 melhores exercícios para osteoporose

novembro 2022

Os melhores exercícios para a osteoporose são aqueles que ajudam a aumentar a força muscular, dos ossos e das articulações e a melhorar o equilíbrio, pois dessa forma é possível prevenir deformidades e fraturas ósseas, melhorando a qualidade de vida.

Assim, alguns dos exercícios que podem ser indicados pelo médico são caminhadas, hidroginástica, dança e alguns exercícios de musculação, por exemplo, pois são atividades de menor impacto e que promovem o fortalecimento ósseo, e que devem ser feitos com orientação do educador físico. Em alguns casos, pode ser recomendado também a realização de fisioterapia, podendo ser indicada 2 a 4 vezes por semanas.

Além dos exercícios, é importante também que a pessoa tenha uma alimentação saudável e equilibrada e rica em cálcio, além de também ser importante fazer uso dos medicamentos que possam ter sido indicados pelo médico.

Alguns dos exercícios que podem ser indicados no tratamento e prevenção da osteoporose são:

1. Caminhada

A caminhada é ótima opção de exercício para a osteoporose, pois além de ser de baixo impacto ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes e, assim, diminuindo o risco de fraturas. Além disso, a caminhada ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas. É recomendado que a caminhada seja feita todos os dias por pelo menos 30 minutos.

2. Dança

A dança também ajuda a prevenir a osteoporose, pois trabalha diretamente sobre os ossos da pernas, quadril e coluna, ajudando a retardar a perda de minerais nos ossos, além de melhorar a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e melhorar a qualidade de vida.

3. Subir escadas

Subir escadas é também um ótimo exercício para osteoporose, já que estimula a produção de massa óssea. No entanto, esse exercício não é recomendado para todas as pessoas, já que o impacto é um pouco maior. Assim, é importante consultar o ortopedista ou fisioterapeuta para saber se subir escadas é uma boa opção.

4. Musculação

A musculação é também uma opção de exercício para a osteoporose pois exerce tensão nos músculos e ossos, ajudando a aumentar a densidade óssea e a fortalecer os ossos. Além disso o levantamento de peso é excelente para favorecer a formação de ossos fortes e sadios. No entanto é importante que a musculação seja feita sob supervisão de um profissional de educação física.

5. Hidroginástica

A hidroginástica também ajuda a prevenir e tratar a osteoporose, pois também é capaz de favorecer a deposição de cálcio nos ossos e, consequentemente, fortalecer os ossos. Além disso, a hidroginástica também ajuda a melhorar o condicionamento físico, alivia o estresse e a ansiedade e fortalece os músculos.

6. Pilates

O Pilates é um tipo de exercício ótimo para a osteoporose pois ajuda aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos, além de aumentar a densidade óssea, melhorar a postura, aumentar a força, tonificar e favorecer a formação dos músculos. Além disso, o pilates ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, de forma a evitar quedas e fraturas ósseas, e deve ser feito com orientação do educador físico ou fisioterapeuta.

Quando a fisioterapia é indicada

A fisioterapia é muitas vezes indicada com o objetivo de prevenir complicações, como deformações ósseas e fraturas e, por isso, costuma ser recomendada para pessoas que possuem maior nível de perda óssea. Assim, nas sessões de fisioterapia são realizados exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, além de exercícios que ajudam a aumentar a amplitude das articulações.

Confira no vídeo a seguir mais dicas para prevenir e tratar a osteoporose:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em novembro de 2022. Revisão clínica por Carlos Bruce - Personal Trainer, em maio de 2016.

Bibliografia

  • BLACK, D. M.; ROSEN, C. J. Clinical Practice. Postmenopausal Osteoporosis. N Engl J Med. 374. 3; 254-62, 2016
  • WATSON, S. L.; et al. High-Intensity Resistance and Impact Training Improves Bone Mineral Density and Physical Function in Postmenopausal Women With Osteopenia and Osteoporosis: The LIFTMOR Randomized Controlled Trial. J Bone Miner Res. 33. 2; 211-220, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • DALY, R. M.; et al. Exercise for the prevention of osteoporosis in postmenopausal women: an evidence-based guide to the optimal prescription. Braz J Phys Ther. 23. 2; 170-180, 2019
  • NATIONAL OSTEOPOROSIS FOUNDATION. Exercises for Heath Bones. 2006. Disponível em: <https://users.pfw.edu/blumenth/Aging/AgingWebSite/NOFOsteoporosisPreventionExercise.pdf>. Acesso em 22 ago 2022
  • MOREIRA, L. D.; et al. Physical exercise and osteoporosis: effects of different types of exercises on bone and physical function of postmenopausal women. Arq Bras Endocrinol Metabol. 58. 5; 514-22, 2014
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.

Tuasaude no Youtube

  • O segredo para ENVELHECER com SAÚDE

    10:39 | 5897 visualizações
  • Alimentos ricos em VITAMINA D para FORTALECER A IMUNIDADE

    05:54 | 137045 visualizações
  • Ossos Fortes Sempre | Tati & Marcelle | Como tratar osteopenia e osteoporose

    09:05 | 186373 visualizações
  • Alimentação rica em CÁLCIO

    02:16 | 246443 visualizações