Manchas vermelhas na pele, em formato de borboleta no rosto, febre, dor nas articulações e cansaço são sintomas que podem indicar lúpus. O lúpus é uma doença que pode se manifestar a qualquer momento e depois da primeira crise, os sintomas podem se manifestar de tempos em tempos e por isso o tratamento deve ser mantido por toda vida.
A seguir estão listados os principais sintomas de lúpus e se quiser saber as suas chances de ter esta doença, assinale os seus sintomas:
Geralmente as mulheres negras são as mais afetadas e além destes sintomas também podem estar presente queda do cabelo em determinadas regiões da cabeça, feridas dentro da boca, erupção avermelhada no rosto após exposição solar e anemia. No entanto, essa doença também pode afetar os rins, o coração, o sistema digestivo e causar convulsões.
Como diagnosticar o lúpus
Nem sempre os sinais e sintomas são suficientes para determinar que é lúpus, porque existem outras doenças, como rosácea ou dermatite seborreica, que podem ser confundidas com lúpus.
Por isso, o exame de sangue é uma das ferramentas mais úteis para o médico confirmar o diagnóstico e determinar o tratamento correto. Além disso, podem ser pedidos outros exames.
Exames para diagnosticar lúpus
Os exames pedidos pelo médico completam as informações necessárias para determinar o diagnóstico, caso se trate de lúpus. Nesses casos, as alterações que indicam a doença são:
- Excesso de proteínas em vários exames de urina seguidos;
- Diminuição do número de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, no exame de sangue;
- Leucócitos com valor inferior a 4.000/mL no exame de sangue;
- Diminuição do número de plaquetas em pelo menos 2 exames de sangue;
- Linfócitos com valor inferior a 1.500/mL no exame de sangue;
- Presença de anticorpo anti-DNA nativo ou anti-Sm no exame de sangue;
- Presença de anticorpos anti-nucleares acima do normal no exame de sangue.
Além disso, o médico também pode pedir outros exames de diagnóstico como raio X do tórax ou biópsia renal, para identificar se existem lesões inflamatórias nos órgãos, que possam estar sendo causadas pelo lúpus.

O que é o lúpus
O lúpus é uma doença auto-imune, na qual o sistema imunológico do paciente passa a atacar células do próprio corpo, causando sintomas como manchas vermelhas na pele, artrite e feridas na boca e no nariz. Essa doença pode ser descoberta em qualquer fase da vida, mas o mais comum é que seja diagnosticado em mulheres entre os 20 e 40 anos de idade.
Quando existe suspeita de que se pode ter lúpus é recomendado consultar um reumatologista, pois o médico precisa avaliar os sintomas referidos e fazer exames que ajudam a confirmar o diagnóstico.
Quem pode ter lúpus?
O lúpus pode surgir em qualquer momento devido a fatores genéticos e pode estar associada a fatores ambientais, como exposição à radiação ultravioleta, fatores hormonais, tabagismo, infecções virais, por exemplo.
No entanto, a doença é mais comum em mulheres, pessoas com idade entre os 15 e os 40 anos, assim como em pacientes de raça Africana, Hispânica ou Asiática.
Lúpus é contagioso?
O lúpus não é contagioso, pois é uma doença auto-imune, provocada por mutações no próprio organismo que não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra.