Sarna humana: o que é, principais sintomas e tratamento

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
agosto 2022

A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma doença infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que atinge a pele e leva ao aparecimento de sintomas como coceira intensa e vermelhidão.

Esta doença é facilmente transmitida entre pessoas da mesma família através da partilha de roupas, lençóis ou toalhas, por exemplo, sendo, por isso, recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada ou com suas roupas, pelo menos até ao final do tratamento. Embora também seja frequente em animais, a sarna não se pega do cachorro, pois os parasitas são diferentes.

A sarna tem cura através da realização do tratamento indicado pelo dermatologista, que normalmente inclui o uso de remédios como permetrina ou benzoíla, que ajudam a eliminar o ácaro e a aliviar os sintomas da sarna.

Sintomas de sarna humana

Os principais sintomas de sarna humana são:

  • Coceira muito intensa na pele, que piora durante a noite;
  • Pequenas bolhas vermelhas na pele;
  • Inchaços na pele;
  • Linhas brancas na pele, próximo a região em que o ácaro está presente.

Os sintomas da sarna humana são mais comum de surgir nas regiões de dobras de pele, como entre os dedos das mãos e dos pés, nas axilas, ao redor da cintura, mamas ou pulsos, cotovelos, virilhas ou nádegas.

Quando se trata da primeira infecção, os sintomas costumam surgir em até 2 meses, no entanto nos casos seguintes, os sintomas podem surgir mais rápido, aparecendo em menos de 4 dias.

No tempo em que não se tem sintomas, a doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Por isso, caso seja identificado um caso de sarna na família, é importante que todas as pessoas com quem teve contato sejam testadas para que possa ser iniciado o tratamento adequado, caso haja necessidade.

Teste online de sintomas

Se acha que pode estar com esta doença, selecione qual dos sintomas está sentindo:

  1. 1.Coceira na pele que piora durante a noite
  2. 2.Pequenas bolhas na pele, especialmente nas dobras
  3. 3.Placas vermelhas na pele
  4. 4.Linhas perto das bolhas que parecem caminhos ou túneis

Como a sarna é transmitida

A sarna humana é uma doença bastante contagiosa que pode passar facilmente entre pessoas através do contato direto com a pele. Isto acontece porque a fêmea do ácaro Sarcoptes Scabiei vive e deposita seus ovos na camada mais superficial da pele, facilitando a sua transmissão.

Além disso, a doença pode ser transmitida mesmo que não esteja causando sintomas ainda. Assim, mesmo que não existam suspeitas de sarna é importante adotar cuidados que evitam a transmissão deste tipo de doenças, como:

  • Não partilhar toalhas de banho;
  • Evitar compartilhar roupas não lavadas;
  • Lavar a pele, pelo menos, 1 vez por dia;
  • Evitar o contato direto com pessoas que vivam em locais com poucas condições de higiene.

No caso de roupas que não podem ser lavadas frequentemente, uma boa opção é colocá-las no interior de um saco de plástico fechado enquanto não estão sendo utilizadas, pois isso impede que o ácaro se consiga alimentar, acabando por ser eliminado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a sarna humana deve ser orientado por um dermatologista, pois pode variar de acordo com a gravidade da infestação e do tipo de pele de cada pessoa. No entanto, normalmente é feito com remédios para sarna como:

  • Permetrina: é um creme que deve ser passado na pele para eliminar o ácaro e seus ovos. Pode ser usado em adultos, grávidas e crianças com mais de 2 anos;
  • Crotamiton: pode ser comprada em forma de creme ou loção que deve ser aplicado diariamente. Não deve ser usado por grávidas ou mulheres a amamentar;
  • Ivermectina: é um comprimido que fortalece o sistema imune e ajuda a eliminar o ácaro. Não deve ser utilizado por grávidas, mulheres a amamentar ou crianças com menos de 15 Kg.

Geralmente, estes remédios devem ser aplicados em todo o corpo, desde o pescoço para baixo, e devem ficar 8 horas em contato pela pele, sendo, por isso, recomendado fazer o tratamento antes de dormir. Além disso, durante o tratamento é ainda importante manter uma higiene corporal adequada e lavar em água quente todas as roupas, lençóis ou toalhas que tenham estado em contato direto com a pele. Veja mais sobre os remédios para sarna.

Remédio caseiro para sarna

Um excelente remédio caseiro natural para aliviar os sintomas da sarna e facilitar o tratamento é o gel de babosa. Este gel possui propriedades que acalmam a pele, diminuem a coceira e podem ajudar a eliminar os ácaros. Para usar este remédio, deve-se remover o gel do interior de uma folha de babosa e espalhar sobre as regiões afetadas, deixando atuar por, pelo menos, 15 minutos. depois deve-se lavar a região com água e sabão de pH neutro.

Confira outras receitas de remédios naturais para sarna.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SUNDERKOTTER, C.; et al. Scabies: Epidemiology, Diagnosis, and Treatment. Dtsch Arztebl Int. 118. 41; 695-704, 2021
  • VASANWALA, F. F.; et al. Management of scabies. Singapore Med J. 60. 6; 281-285, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • RICHARDS, R. N. Scabies: Diagnostic and Therapeutic Update. J Cutan Med Surg. 25. 1; 95-101, 2021
  • GILSON, R. L.; CRANE, J. S. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Scabies. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK544306/>. Acesso em 29 ago 2022
  • CDC - CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Scabies. 2020. Disponível em: <https://www.cdc.gov/parasites/scabies/gen_info/faqs.html>. Acesso em 29 ago 2022
  • THOMAS, C.; et al. Ectoparasites: Scabies. J Am Acad Dermatol. 82. 3; 533-548, 2020
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.