Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Inalar fumaça de churrasco faz mal à saúde

O churrasco é uma forma prática e divertida de juntar a família e os amigos para fazer uma refeição em casa, no entanto, este tipo de atividade pode ser prejudicial para a saúde, especialmente se for feita mais do que 2 vezes por mês.

Isso acontece porque, enquanto está cozinhando, a carne libera gordura que cai no carvão e nas chamas, fazendo com que surja fumaça. Essa fumaça, geralmente é constituída por hidrocarbonetos, um tipo de substância que também está presente no cigarro e que tem sido identificada como potencialmente cancerígena.

Quando os hidrocarbonetos são inalados com a fumaça, são capazes de chegar rápido no pulmão e irritar suas paredes, provocando pequenas alterações no DNA das células que, ao longo do tempo, podem causar mutações que podem virar câncer.

Conheça ainda os riscos de comer comida queimada.

Inalar fumaça de churrasco faz mal à saúde

Como eliminar a fumaça de churrasco

Quanto maior a quantidade de fumaça, maior é a quantidade de hidrocarbonetos no ar e, por isso, maior é o risco de surgimento de problemas nos pulmões, especialmente em pessoas que trabalham em restaurantes ou fazem churrascos frequentes.

Nesses casos, existem alguns cuidados que podem ser usados para reduzir o contato com as substâncias cancerígenas, como:

  • Deixar a carne marinando com alecrim, tomilho ou pimenta: o tempero evita que a gordura fique pingando no carvão na hora de grelhar, além de aumentar o sabor;
  • Pré-cozinhar a carne no forno: remove uma parte da gordura e diminui o tempo que a carne precisa ficar sobre o carvão, diminuindo a quantidade de fumaça;
  • Colocar uma folha de papel alumínio debaixo da carne: para que a gordura não fique pingando sobre as chamas ou o carvão, evitando a fumaça.

Além disso, é importante evitar ficar muito perto da churrasqueira enquanto a carne está grelhando e, sempre que possível, fazer um churrasco num local ao ar livre com pouco vento, para diminuir o risco de inalar fumaça. Outra opção é colocar um exaustor perto da churrasqueira para sugar a fumaça antes que seja espalhada no ar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...