Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Febre hemorrágica

A febre hemorrágica é uma situação grave caracterizada pelo surgimento de febre acima de 38ºC, dor em todo o corpo e sangramentos pelos olhos, boca, nariz, urina e vômitos, que podem resultar em hemorragia grave se não for tratada.

Geralmente, a febre hemorrágica é causada por doenças potencialmente fatais provocadas por vírus, como Ebola, Dengue ou Doença de Marburg.

A febre hemorrágica tem cura, mas deve ser tratada em isolamento no hospital. No Brasil, a febre hemorrágica é mais frequente durante a Dengue, sendo que ainda não existem casos de febre hemorrágica por Ebola.

Sintomas da febre hemorrágica

Os sintomas de febre hemorrágica podem incluir:

  • Febre alta, acima de 38ºC, e repentina;
  • Sangramento pelos olhos, boca, nariz, ouvidos, urina e fezes;
  • Hematomas na pele;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Cansaço excessivo e dor muscular;
  • Vômito e diarreia com sangue;
  • Erupções cutâneas.

O paciente com sintomas de febre hemorrágica deve consultar o mais rapidamente um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, pois após alguns dias a febre hemorrágica pode provocar a parada de vários órgãos, como fígado, baço, pulmões e rins, assim como alterações cerebrais graves.

Como tratar a febre hemorrágica ebola

O tratamento para febre hemorrágica deve ser orientado por um clínico geral ou um infectologista, mas, geralmente, é feito em isolamento no hospital com transfusões de sangue e remédios analgésicos na veia, para controlar o sangramento e os sintomas da febre hemorrágica.

Além disso, em algumas doenças, podem ainda ser utilizados remédios antivirais para ajudar o organismo a combater o vírus que está causando a febre hemorrágica. No entanto, algumas doenças, como Ebola ou Dengue, ainda não possuem um tratamento específico, sendo necessário esperar que o organismo do paciente cure a doença.

Saiba mais sobre as doenças que causam febre hemorrágica:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...