5 Melhores Exercícios para fazer na Menopausa

Revisão clínica: Carlos Bruce
Personal Trainer
setembro 2016

Praticar exercícios regularmente é uma ótima estratégia para queimar gordura e melhorar o humor na menopausa, mas além disso, a atividade física traz benefícios como a diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos, combate as mudanças bruscas de humor e também o nervosismo e a insônia, tão comuns dessa fase.

A atividade física regular de libera ainda endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar físico e emocional, contribuindo para que a mulher sinta-se mais confortável e confiante, mas para aproveitar todos estes benefícios é indicado fazer exercícios, pelo menos, 2 vezes por semana com duração de 1 hora ou diariamente durante 30 minutos, numa intensidade que seja capaz de aumentar os batimentos cardíacos.

Alguns bons exemplos de exercícios para fazer durante a menopausa são:

1. Caminhada 

A caminhada pode ser realizada perto de casa, na esteira da academia ou na beira da praia ou lago. Ela estimula a reposição óssea e preserva a elasticidade das artérias e ainda queima calorias, contribuindo para a manutenção do peso ideal. 

2. Hidroginástica

As aulas de hidroginástica são uma excelente opção de atividade física na menopausa porque trabalha todo o corpo e não causa lesões nas articulações. Além disso, você não precisa ficar se incomodando com o suor porque a água refresca o corpo.

3. Dança

As aulas de dança melhoram a coordenação motora e a noção de espaço, além de promover o bem-estar e a socialização. Se você nunca dançou na vida, poderá experimentar algum tipo de dança que goste como danças latinas ou até mesmo dança de salão. As aulas de Zumba nas academias também são uma boa opção para manter o corpo ativo.

4. Pilates

Os exercícios de Pilates com colchão são excelentes para aumentar a flexibilidade e manter os músculos bem durinhos. Além disso as aulas são mais tranquilas e não promovem tanto a transpiração e ainda os exercícios ajudam a melhorar a força dos músculos do pavimento pélvico, combatendo e prevenindo a incontinência urinária, melhorando a libido e o contato íntimo.

5. Musculação

A musculação é uma excelente opção para fortalecer os músculos e os ossos, que tendem a ficar mais frágeis e quebradiços nessa fase da vida da mulher. Além disso, os exercícios podem ser adaptados e realizados de forma mais lenta para diminuir as ondas de calor da menopausa. 

Os exercícios quando praticados de forma regular são muito eficientes para controlar a pressão arterial que tende a aumentar na menopausa. Com a pressão sob controle há um menor risco de doenças cardíacas e consequentemente de sofrer um infarto. Apesar de alguns exercícios poderem ser realizados sozinha ou em casa, o ideal é ser acompanhado por um instrutor físico para que ele esteja atento a correta realização dos exercícios e as mudanças na frequência cardíaca.

Confira um outro ótimo exercício, simples de fazer e que não promove a transpiração no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Carlos Bruce - Personal Trainer, em setembro de 2016.
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.

Tuasaude no Youtube

  • Hipopressiva para Perder Barriga | Como fazer

    02:38 | 2353936 visualizações