16 benefícios da natação para a saúde (e como começar)

Natação é uma esporte aeróbico intenso que possui diversos benefícios para a saúde, como aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos, melhorar a respiração e a saúde cardiovascular, e ajudar na perda de peso.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A natação é um esporte completo e indicado para todas as idades, idosos, grávidas, crianças ou bebês, por ser um tipo de atividade física de baixo impacto e, por isso, também pode ser realizada por pessoas com problemas na coluna, artrite ou esclerose múltipla, por exemplo.

É importante que a natação seja feita com orientação do professor de natação, de forma a adequar a aula de acordo com os objetivos, idade, condições físicas e nível de aprendizagem, que vai desde o iniciante até o avançado.

Imagem ilustrativa número 1

16 benefícios da natação

Os principais benefícios da natação para a saúde são:

1. Perda de peso

A natação é um exercício que, quando feito de forma regular, pode ajudar na perda de peso e emagrecimento, pois é possível queimar cerca de 600 calorias em 1 hora de aula.

Para obter esse benefício, é recomendado fazer a natação junto com uma dieta balanceada e baixa em calorias. Veja como fazer uma dieta saudável para perder peso.

2. Aumenta a flexibilidade

A natação é um esporte muito completo, que trabalha a maior parte dos músculos do corpo.

Este esporte aumenta a flexibilidade muscular, sendo por isso a atividade física recomendado pelos médicos para ajudar na recuperação de lesões ou durante o período de recuperação após cirurgias.

3. Fortalece as articulações e ligamentos

A natação ajuda a manter as articulações e ligamentos exercitados e saudáveis, melhorando também a flexibilidade e a postura do corpo.

Além disso, este é um esporte adequado para todas as idades por ser um esporte de baixo impacto, sendo especialmente indicado para idades mais avançadas ou pessoas acima do peso, pois o risco de lesões é menor.

4. Combate o estresse e a ansiedade

A prática da natação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, pois regula os níveis de cortisol no corpo, além promove liberação de endorfinas, que estão relacionadas à sensação de prazer e bem estar.

5. Melhora da circulação sanguínea

A natação também melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue, já que é uma atividade aeróbica, que trabalha o sistema cardiorrespiratório.

6. Fortalece os músculos

A natação ajuda a fortalecer e tonificar os músculos de quase todo o corpo, já que trabalha a maior parte dos músculos corporais.

Além disso, a natação aumenta a massa muscular e promove a perda de gordura.

7. Melhora a respiração

A natação é um esporte com grande exigência respiratória, que melhora muito a respiração e a capacidade aeróbica.

Com a natação, existe um maior fortalecimento dos músculos da parede torácica, o que permite uma melhor contração e expansão do pulmão, permitindo aos pulmões oxigenar melhor o sangue.

Por isso, a natação é muito indicada para pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite, por exemplo.

8. Baixa o colesterol

Por ser um exercício físico intenso, a natação feita regularmente ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), quando associado a uma dieta balanceada.

Leia também: 6 dicas para aumentar o colesterol bom (HDL) tuasaude.com/4-dicas-para-aumentar-o-colesterol-bom

9. Previne doenças cardiovasculares

A natação ajuda a prevenir doenças cardiovasculares pois fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial, levando a uma melhor eficiência do trabalho do coração.

Além disso, por baixar o colesterol ruim, a natação evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.

10. Melhora a qualidade do sono

A natação promove a liberação de endorfinas no corpo que promovem o relaxamento do corpo, o que ajuda a melhorar a qualidade do sono e a pessoa a dormir melhor.

Esse benefício da natação é especialmente importante para pessoas que têm problema para dormir ou insônia.

11. Fortalece o sistema imunológico

A natação ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois estimula a produção de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes pelo corpo, o que melhora o funcionamento e ativação das células de defesa do corpo contra infecções.

12. Previne a diabetes

A natação pode ajudar a prevenir a diabetes tipo 2 ou a resistência à insulina, e a controlar os níveis de açúcar no sangue, pois é uma atividade aeróbica intensa que promove a liberação de insulina e um melhor uso da glicose sanguínea pelas células.

13. Aumenta a disposição

A natação aumenta a disposição e reduz o cansaço físico e mental, pois libera endorfinas como serotonina e dopamina, relacionadas ao bem estar e estado de alerta.

14. Melhora a memória e concentração

Por melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue e do cérebro, a natação ajuda a melhorar a memória, a concentração e a capacidade de raciocínio.

15. Aumenta a autoestima

A natação aumenta a sensação de prazer e de cuidado com o corpo, além de melhorar a autoconfiança, sensação de liberdade e independência, o que contribui para aumentar a autoestima.

16. Melhora a coordenação motora

A natação melhora a coordenação motora e a postura, por aumentar o tônus muscular e fortalecer as articulações, tendões e ligamentos.

Desta forma, a natação é uma boa opção de exercício físico para pessoas com artrite ou esclerose múltipla, por exemplo.

Benefícios da natação infantil

Os benefícios da natação infantil é o mesmo para adultos, no entanto, pode ter ainda mais benefícios para crianças e bebês.

Isso porque a natação infantil ajuda a desenvolver as habilidades motoras, a disciplina e o gerenciamento de tempo, aumenta a capacidade de concentração e aprendizado da criança e o rendimento escolar.

Além disso, a natação infantil ajuda a criança a socializar, melhorar a capacidade de comunicação, criar laços e rotina, e a trabalhar em equipe.

No entanto, é importante ressaltar que a natação infantil deve sempre ser feita com a presença do professor de natação, e nunca se deve deixar a criança sozinha na piscina pelo risco de acidentes ou afogamento.

Leia também: Melhores exercícios físicos para a criança tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica-na-infancia

Como começar a nadar

Para começar a nadar, deve-se:

  • Ter os equipamentos necessários, como o maiô ou a sunga, óculos de natação e touca;
  • Não tentar nadas sozinho, principalmente pessoas que ainda não sabem nadar;
  • Ter a orientação do profissional de educação física sobre a técnica correta para evitar lesões;
  • Fazer aquecimento antes de entrar na piscina, conforme orientação do professor de natação;
  • Começar lentamente e ir aumentando o ritmo e velocidade gradualmente;
  • Fazer alongamentos após terminar de nadar;
  • Ter sempre uma garrafa de água filtrada para beber durante a aula, já que pode causar desidratação.

Caso a piscina de natação seja descoberta, ou seja, a céu aberto, deve-se evitar nadar entre 10 e 14 horas, que é quando os raios UV do sol estão mais fortes, e lembrar sempre de aplicar o protetor solar, no mínimo FPS 30, mesmo em dias nublados.

Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica

Além disso, no caso de adultos que estão iniciando as aulas, é recomendado fazer uma avaliação do estado de saúde com o cardiologista, pois a natação é uma atividade intensa que exige muito do sistema cardiorrespiratório.

Quantas vezes por semana é bom fazer natação?

Existem diferentes estilos e modalidades de natação que podem ser praticados, como nado crawl (nado livre), peito, borboleta, costas ou medley (que combina os 4 nados), sendo recomendado que as aulas aconteçam entre 2 a 3 vezes por semana com duração média de 30 a 50 minutos.