Principais Benefícios da Natação

Revisão clínica: Carlos Bruce
Personal Trainer
agosto 2016

A natação é um esporte que melhora a força, tonifica os músculos e trabalha todo o corpo, estimula as articulações e ligamentos e ajuda no controle de peso e na queima da gordura. A natação é um esporte aeróbico indicado para todas as idades, idosos, grávidas ou bebês, por ser um tipo de atividade física com poucos riscos e impacto para o ossos. Saiba mais sobre a natação para bebês em 7 boas razões para colocar o bebê na Natação

Existem diferentes estilos e modalidades de natação que podem ser praticados: crawl, costas, peito e borboleta, no entanto, nas primeiras aulas é normal que o professor ensine coisas muito básicas, como aprender a perder o medo da água e a saber flutuar, por exemplo. Aos poucos, a pessoa vai aprendendo alguns exercícios e técnicas que o ajudarão a nadar corretamente. Assim, é recomendado ter aulas de natação de 2 a 3 vezes por semana, de 30 a 50 minutos de cada vez. 

5 Benefícios da Natação

A natação apresenta inúmeros benefícios para a saúde, dentre os quais podemos citar:

1. Trabalha todo o corpo

A natação é um esporte muito completo, que trabalha a maior parte dos músculos do corpo, ao contrário do que acontece na musculação, por exemplo, onde os exercícios são realizados de forma mais localizada. 

Além disso, este esporte aumenta a flexibilidade muscular, sendo por isso a atividade física recomendado pelos médicos para ajudar na recuperação de lesões ou durante o período de recuperação após cirurgias. 

2. Fortalece as articulações e ligamentos

Este esporte ajuda a manter as articulações e ligamentos exercitados e saudáveis, melhorando também a flexibilidade e a postura do corpo. 

Além disso, este é um esporte adequado para todas as idades por ser um esporte de baixo impacto pois a água amortece os impactos, sendo especialmente indicado para idades mais avançadas onde o risco de lesões é maior. 

3. Ajuda a emagrecer e queimar gordura

Como este é um esporte feito dentro de água, os músculos são forçados a exercer um maior esforço, o que acaba por aumentar o gasto de calorias. Mas assim como todo o esporte, o gasto calórico da natação depende da intensidade dos exercícios e o emagrecimento, da sua associação a uma alimentação saudável, equilibrada e pobre em calorias. 

4. Combate o estresse e melhora a memória

A prática da natação promove o prazer e o bem-estar, uma vez que a prática de exercício melhora a satisfação e o humor. Além disso, como melhora também a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue, acabando por melhorar a memória e a capacidade de raciocínio. 

5. Melhora a respiração 

A natação é um esporte com grande exigência respiratória, que melhora muito a respiração e a capacidade aeróbica. Com a natação, existe um maior fortalecimento dos músculos da parede torácica, o que permite uma melhor contração e expansão do pulmão, permitindo aos pulmões oxigenar melhor o sangue. 

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Carlos Bruce - Personal Trainer, em agosto de 2016.
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.