Pilates: o que é, benefícios e quando é indicado

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
dezembro 2021
  1. Benefícios
  2. Quando é indicado
  3. Como fazer

O pilates é um método de treinamento que pode ser realizado por pessoas de todas as idades e que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhora da coordenação motora, aumento da flexibilidade e mobilidade, melhora do equilíbrio e da postura e da capacidade cardiorrespiratória. O pilates se baseia em 6 princípios:.

  1. Centro de força, também chamado de core, que são os músculos abdominais, que deve ser considerado foco de todos os exercícios, já que promove a estabilização do tronco;
  2. Concentração, já que é preciso ter total concentração na realização dos movimentos para ter os benefícios;
  3. Controle do movimento, com o objetivo de melhorar a coordenação motora;
  4. Fluidez de movimento, para que não haja grandes impactos;
  5. Precisão, que diz respeito à qualidade do movimento;
  6. Respiração, que deve ser sincronizada com cada movimento realizado.

Todos esses princípios são fundamentais para que o pilates seja praticado da melhor forma e, assim, possa garantir vários benefícios. Além disso, para garantir os benefícios do pilates, é importante que seja realizado sob orientação de um profissional especializado, pois dessa forma é possível garantir que os exercícios mais indicados para a idade e o objetivo sejam realizados corretamente.

Benefícios do pilates

O pilates, quando praticado de forma regular e sob orientação de um fisioterapeuta ou profissional de educação física especializado pode trazer diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  • Melhora do equilíbrio e da postura;
  • Aumenta a flexibilidade e a mobilidade;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminui a pressão arterial em pessoas que possuem pressão alta, diminuindo o risco de AVC e infarto, por exemplo;
  • Fortalece os músculos, diminuindo o risco de lesões, e favorecendo a recuperação muscular após a prática de atividade física;
  • Melhora o rendimento na prática de outras atividades físicas;

Além disso, o pilates também pode promover a tonificação dos músculos, prevenindo a ocorrência de infecção urinária em pessoas mais velhas e mulheres grávidas, por exemplo, além de ajudar a aliviar o estresse e aumentar a disposição e a concentração.

Quando é indicado

O pilates é indicado para todas as pessoas, seja crianças ou idosos, uma vez que os exercícios são adaptados para cada fase da vida e objetivos. No caso das crianças e adolescentes, o pilates é principalmente indicado para melhorar a postura e a flexibilidade, contribuindo para um crescimento e desenvolvimento mais saudável.

No casos dos idosos, o pilates costuma ser indicado para manter e/ ou melhorar a flexibilidade, a mobilidade, a coordenação e o equilíbrio, sendo útil para prevenir quedas e fraturas, que são mais comuns de acontecer nessa fase da vida.

Além disso, os exercícios de pilates podem ser indicados para recuperar a mobilidade após um trauma, como ossos fraturados, luxação muscular, dor de costas, como lombalgia. 

Como fazer

Os exercícios de pilates podem ser realizados no solo, utilizando o peso do próprio corpo, ou usando equipamentos, como pesos, molas, bolas ou aparelhos específicos para pilates, dependendo do objetivo dos exercícios e de acordo com a orientação do profissional.

É indicado que o pilates seja praticado de forma regular, pois assim é possível garantir os benefícios e promover a qualidade de vida.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2021. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em dezembro de 2021.

Bibliografia

  • FERNANDEZ-RODRIGUEZ, Ruben; ALVAREZ-BUENO, Celia; FERRI-MORALES, Assuncion et al. Pilates Method Improves Cardiorespiratory Fitness: A Systematic Review and Meta-Analysis. J. Clin. Med. Vol 8. 2019
  • GOEDERT, Araceli; SANTOS, Karini B.; BENTO, Paulo Cesar B.; RODACKI, André Luiz F. The effect of Pilates practice on balance in elderly: a systematic review. Rev Bras Ativ Fís Saúde. Vol 23. 2018
Mostrar bibliografia completa
  • JUNIOR, Jordane R. M.; GOMES, Jorge Luir B.; GOMES, José Paulo et al. Respostas hemodinâmicas durante e após sessão de pilates em comparação com exercício aeróbico e resistido. Rev Bras Ativ Fis Saúde. Vol 19. 6 ed; 732-743, 2014
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.