10 benefícios da hidroginástica para a saúde

novembro 2022

A hidroginástica é uma atividade física em que são combinados exercícios aeróbicos com a natação, o que proporciona diversos benefícios para a saúde, como perda de peso, melhora da circulação e fortalecimento dos músculos.

As aulas duram em média 50 a 60 minutos, com a altura da água próxima do peito, numa temperatura agradável, a cerca de 32ºC.

Este tipo de atividade é indicado para pessoas de todas as idades, sendo ótimo para pessoas com problemas na coluna ou coração, além de também poder ser praticada por mulheres grávidas desde com orientação de um profissional certificado para que sejam indicados os melhores exercícios e sejam evitadas lesões.

Principais benefícios

Os principais benefícios da hidroginástica para saúde são:

1. Perda de peso

A realização da hidroginástica de forma regular favorece a perda de peso, já que durante a realização do exercício é possível queimar até 500 kcal por hora dependendo da intensidade e duração da aula. Assim, é possível perder até 1kg por semana caso seja combinada com uma dieta balanceada e baixa em calorias. Confira uma dieta para emagrecer rapidamente e de forma saudável.

2. Melhora da circulação

A hidroginástica ajuda a melhorar a circulação devido ao aumento da contração muscular e atividade aeróbia, o que tem como resultado a melhora do funcionamento do coração e, consequentemente, melhora na circulação sanguínea.

3. Melhora da respiração

Os exercícios realizados na aula de hidroginástica fazem com que a pessoa tenha de realizar inspirações mais profundas e, por isso, um dos benefícios da hidroginástica é a melhora da capacidade respiratória.

4. Fortalecimento dos músculos

A hidroginástica ajuda a fortalecer os músculos devido à contração muscular, o que também ajuda a melhorar a flexibilidade e força à medida que a atividade é realizada com frequência. 

5. Fortalecimento dos ossos

Realizar exercícios de hidroginástica ajuda também a fortalecer os ossos, porque favorece a absorção de cálcio pelos ossos, deixando-o mais forte e evitando possíveis fraturas, por exemplo.

6. Melhora da flexibilidade

Esta atividade também é ótima para melhorar a flexibilidade do corpo, devido ao aumento da amplitude dos movimentos que é necessário realizar.

7. Aumento da coordenação motora

Os exercícios realizados na aula de hidroginástica devem ser feitos de forma ritmada movendo os braços e pernas opostas, o que aumenta a capacidade de coordenação motora.

8. Preservação as articulações

A hidroginástica é uma atividade ideal para pessoas que não podem sobrecarregar as articulações, sendo ideal para quem sofre com artrite ou artrose ou está muito acima do peso, por exemplo.

9. Prevenção de doenças cardiovasculares

A hidroginástica ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares por diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de melhorar a circulação sanguínea, levando a uma melhor eficiência do trabalho do coração.

10. Promoção do bem-estar

Como esta atividade melhora a circulação, não tem impacto nas articulações, provoca pouca ou nenhuma dor muscular depois das aulas e ainda permite a socialização, é ótima para que a pessoa se sinta bem e saudável.

Como fazer a hidroginástica

Para queimar mais calorias e fortalecer ainda mais os músculos e as articulações, os movimentos realizados durante a aula de hidroginástica devem ser fortes e podem ser usados pequenos equipamentos de piscina como os flutuadores, por exemplo, que podem ser usados nos braços ou nas pernas.

Apesar dos exercícios serem realizados dentro da piscina, é importante garantir a boa hidratação do corpo bebendo água, suco ou chá logo antes e depois da aula. Além disso, é importante usar protetor solar e chapéu, principalmente se a aula for realizada nas horas mais quentes do sol.

Quando não é indicada

Apesar da hidroginástica ser considerada segura para todas as idades e recomendada em várias situações, é importante que essa atividade seja orientada por um profissional capacitado e que os exercícios sejam adequados à condição da pessoa, pois assim é possível evitar a piora dos sintomas.

A hidroginástica não é recomendada para pessoas que possuem alta sensibilidade na pele ou alergia ao cloro, uma vez que essa substância é aplicada nas piscinas para limpeza da água. Assim, é importante se informar sobre o produto utilizado para limpeza.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão clínica por Carlos Bruce - Personal Trainer, em maio de 2017.

Bibliografia

  • UNIVERSIDAD DE MURCIA. FITNESS ACUÁTICO: UNA ALTERNATIVA A LAS GIMNASIAS DE MANTENIMIENTO. Disponível em: <https://xdoc.mx/documents/fitness-acuatico-universidad-de-murcia-60766b1e6146f>. Acesso em 02 nov 2022
  • GUERRERO, Lidia. ACTIVIDAD FÍSICA EN EL MEDIO ACUÁTICO . Secretaría General para el Deporte. Instituo Andaluz del Deporte. 1-23, 2006
Mostrar bibliografia completa
  • COLADO, Juan et al. Fitness acuatico: una alternativa a las gimnasias de mantenimiento. Educación física en deportes. 62; 68-79,
  • FAHCE. UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA . Fitness acuático: Desafíos en época de pandemia. 2021. Disponível em: <https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.14848/ev.14848.pdf>. Acesso em 02 nov 2022
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.