Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 principais benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta ajuda a emagrecer e é um ótimo exercício para pessoas que sofrem com as alterações causadas pelo excesso de peso, como problemas de coluna, joelhos ou tornozelos, porque é uma forma de perder calorias sem exercer ainda mais impacto nas articulações.

Para andar de bicicleta, deve-se usar roupa e calçado confortáveis, assim como ingerir água à temperatura ambiente, para evitar problemas ortopédicos e desidratação. É também muito importante usar proteção adequada, para evitar acidentes.

Os benefícios de andar de bicicleta são maiores quando se realiza uma alimentação saudável e se faz este exercício, pelo menos 3 vezes por semana, dando tempo para que as dores musculares possam passar e o músculo crescer.

5 principais benefícios de andar de bicicleta

Os principais benefícios de andar de bicicleta são:

1. Melhora o condicionamento físico

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica e, por isso, essa atividade ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e, consequentemente, o condicionamento físico.

2. Promove a saúde cardiovascular

Ao andar de bicicleta é possível ativar diversos músculos, promovendo melhora na circulação sanguínea e melhora da integridade dos vasos, além de regular os níveis de colesterol e prevenir o acúmulo de gordura no interior das artérias. Assim, a prática desse tipo de atividade é capaz de diminuir o risco do desenvolvimento de aterosclerose e hipertensão, por exemplo.

3. Ajuda a emagrecer

Andar de bicicleta pode promover a queima de até 400 calorias por hora, além de também contribuir para o fortalecimento das pernas e dos músculos abdominais, o que ajuda na perda de peso e de gordura. No entanto, para que o emagrecimento seja eficaz, é importante que se tenha uma alimentação equilibrada e saudável, de acordo com o objetivo, além de também ser importante a realização de outros exercícios de forma regular.

4. Combate a insônia

Ao andar de bicicleta é possível gastar a energia do corpo, de forma que à noite é mais fácil dormir. Além disso, como a prática de atividade física leva à liberação de neurotransmissores e promove o relaxamento dos músculos, pode ser também considerado um aliado no combate à insônia. Veja como tratar a insônia.

5. Promove a sensação de bem estar

Durante a pedalada, há liberação de endorfinas na corrente sanguínea, o que ajuda a promover a sensação de bem estar. Além disso, devido à liberação de endorfinas, é possível também que a pessoa se sinta mais disposta e, por isso, a realização desse tipo de atividade pode ajudar no tratamento da depressão e ansiedade, por exemplo.

Treinos de bicicleta para emagrecer

Para acelerar o processo de perda de peso e gordura andando de bicicleta é aumentando a intensidade do treino, seja por meio do aumento da distância percorrida ou através de treinos intervalados, que normalmente são feitos na bicicleta ergométrica e que consiste em alternar a velocidade ou a dificuldade da pedalada. Veja como é feito o treino intervalado.

Além disso, uma das formas de aumentar a intensidade do treino de bicicleta é pedalar durante um tempo em pé, fazendo cerca de 6 repetições em pé, de 2 minutos cada, tendo o cuidado de não exagerar nas primeiras 6 repetições, para que se consiga aguentar todo o treino.

Para ter melhores resultados no treino de bicicleta, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada e de acordo com o objetivo. Confira no vídeo a seguir algumas dicas para emagrecer com saúde:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem