6 principais benefícios da caminhada para saúde

Revisão médica: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
janeiro 2022

A caminhada é uma atividade física aeróbica que pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade e do condicionamento físico, e que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular, melhora da postura corporal e diminuição do inchaço.

A caminhada pode ser feita na esteira ou ao ar livre, sendo importante que seja mantido o ritmo e que a prática seja regular. Além disso, para garantir os benefícios da caminhada pra a saúde, é importante também que se tenha bons hábitos alimentares, adotando uma alimentação leve, saudável e equilibrada.

Os principais benefícios da caminhada são:

1. Diminui o inchaço

A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos. No entanto, para que o inchaço seja combatido, é importante que a pessoa beba bastante líquidos durante o dia, tenha uma alimentação saudável e pratique a caminhada de forma regular por pelo menos 30 minutos. Veja mais sobre como combater a retenção de líquidos e diminuir o inchaço.

Durante a gravidez, a caminhada também é indicada para diminuir o inchaço dos pés no final do dia. Além disso, a caminhada durante da gestação ajuda a relaxar, previne o aumento de peso e diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, no entanto a prática de caminhada deve ser orientada pelo obstetra.

2. Previne doenças

As caminhadas regulares ajudam a prevenir algumas doenças, principalmente doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Isso porque os vários músculos são trabalhados durante a atividade física, gerando maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea.

A caminhada também promove a integridade das veias e artérias, diminuindo a chance de haver deposição de gordura na parede dos vasos, evitando, assim, a aterosclerose, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, a caminhada é eficaz na prevenção da osteoporose porque promove aumento da densidade óssea, evitando que ocorra desgaste ao longo do tempo.

Para que a prevenção das doenças seja eficaz por meio da caminhada, é importante que a pessoa tenha hábitos alimentares saudáveis, evitando doces, açúcares e gordura em excesso. Veja como ter uma alimentação saudável para emagrecer.

3. Fortalece os músculos

O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Além disso, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.

4. Melhora a postura corporal

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.

5. Promove o relaxamento

O relaxamento promovido pela caminhada é devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina, durante a atividade física. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, podendo combater alterações psicológicas como ansiedade e estresse, além de também conseguir promover o relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros, já que essa tensão pode estar relacionada ao estresse, por exemplo.

6. Melhora a memória

Acredita-se que prática de exercícios de forma regular também promova melhora da memória, isso porque a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício. Para que se tenha esse benefício, é preciso que a caminhada seja praticada diariamente, em ritmo moderado e por cerca de 30 minutos.

Como emagrecer com a caminhada

A caminhada pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, como na academia, na praia ou na rua, por exemplo. Para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante andar rápido, mantendo a velocidade, de forma que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente. Além disso, é recomendado contrair os músculos da barriga simultaneamente, de forma a manter a postura correta e balançar os braços vigorosamente, já que este gesto ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Se for feita diariamente, a caminhada pode contribuir para o emagrecimento e para a perda da barriga, podendo-se queimar até cerca de 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse. Entenda mais sobre como a caminhada ajuda a emagrecer.

É bom caminhar em jejum?

A prática de atividade física aeróbica em jejum, também chamado de AEJ, pode ajudar no processo de emagrecimento, já que a fonte de energia utilizada é a gordura acumulada no corpo. Assim, é possível promover a queima de gordura e aumentar o gasto calórico.

No entanto, a prática do AEJ não recomendada para todas as pessoas, principalmente para aquelas que estão começando a praticar atividade física, já que pode ter como consequência tonturas, enjoos e desmaios devido ao baixo nível de açúcar no sangue.

Dessa forma, antes de praticar a caminhada em jejum, é importante que o profissional de educação física, em conjunto com o nutricionista, seja consultado, pois assim é possível estabelecer a melhor estratégia da prática, ou seja, a duração desse exercício, intensidade e frequência semanal, assim como a melhor refeição para se fazer após o AEJ. Conheça mais sobre o AEJ e veja como fazer.

Cuidados importantes durante a caminhada

É importante ter alguns cuidados durante a caminhada para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa, sendo recomendado:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 16h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.

Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em novembro de 2019.

Bibliografia

  • STEFFENS, Ricardo A. K et al. Praticar caminhada melhora a qualidade do sono e os estados de humor em mulheres com síndrome da fibromialgia. Rev Dor. São Paulo, 2011 out-dez;12(4):327-31. Vol.12(4). 327-331, 2011
  • KELLY, Paul et al. Walking on sunshine: scoping review of the evidence for walking and mental health.. Br J Sports Med. Vol.52(12). 800-806, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • CEZAR, Natália O.C. et al. Programas de promoção de atividade física envolvendo caminhada nas universidades públicas brasileiras. Rev Bras Ativ Fis Saúde. Vol.19(4). 441-454, 2014
  • SAMPAIO, Arnaldina C. L. Benefícios da Caminhada na Qualidade de Vida dos Adultos. Tese de Conclusão de Curso, 2007. Universidade do Porto.
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886.